
Fatores que Incidem no Ensino Dos Gêneros Textuais na 3ª Série do Ensino Médio na Escola Estadual Desembargador André Vidal de Araújo no Município de Manaus – 2021
Factors Influencing the Teaching of Textual Genres in the 3rd Year of High School at Desembargador André Vidal de Araújo State School in the Municipality of Manaus – 2021
Autora:
Deuziane Ribeiro Batista
ISBN (Livro):
978-65-5379-791-8
DOI (Livro):
10.47573/aya.5379.3.5
DOI (Capítulo):
10.47573/aya.5379.3.5.1
N° páginas:
Pages
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
28/05/2025
Licença:
Resumo
O presente estudo teve como propósito analisar os fatores que incidem sobre o ensino dos gêneros textuais na 3ª série do ensino médio na Escola Estadual Desembargador André Vidal de Araújo no município de Manaus – 2021. Ressaltando que o ensino dos gêneros textuais são fundamentais nas aulas de Língua Portuguesa, considerando sua importância, principalmente para os estudantes desta etapa, os quais pretendem ingressar na universidade e no mercado de trabalho. Desse modo, para alcançar os objetivos, utilizou-se uma pesquisa de campo, sob abordagem de um estudo de enfoque misto, uma vez que os dados são apresentados baseado em conceitos de teóricos consagrados da área, pesquisas em sites institucionais, bem como de dados coletados extraídos de questionários com perguntas semiabertas. Priorizou-se na pesquisa, a análise dos gêneros textuais que influenciam na formação social do estudante na 3ª série do ensino médio; verificar de que forma a prática docente contribui no ensino dos gêneros textuais nas aulas de leitura, interpretação e produção textual e identificar fatores que influenciam na prática docente no ensino dos gêneros textuais. Logo, tendo o ensino do gênero textual como fator essencial para reflexões e possíveis melhorias para o ensino de Língua Portuguesa, ressaltando a sua contribuição no campo educacional e especificamente para ensino de Língua Portuguesa no ensino médio.
Palavras-chave: língua portuguesa; gêneros textuais; ensino.
Abstract
This study aimed to analyze the factors that influence the teaching of textual genres in the 3rd year of high school at Desembargador André Vidal de Araújo State School, in the municipality of Manaus – 2021. It emphasizes that the teaching of textual genres is fundamental in Portuguese language classes, considering its importance especially for students at this stage, who intend to enter university and the job market. To achieve the objectives, a field study was conducted using a mixed-methods approach, as the data are presented based on the concepts of renowned theorists in the field, research on institutional websites, as well as data collected through semi-open questionnaires. The research prioritized the analysis of textual genres that influence the students’ social development in the 3rd year of high school; examining how teaching practices contribute to the teaching of textual genres in reading, interpretation, and writing classes; and identifying the factors that influence teaching practices regarding textual genres. Thus, the teaching of textual genres is considered an essential element for reflection and potential improvements in Portuguese language education, highlighting its contribution to the educational field and specifically to the teaching of Portuguese in high school.
Keywords: portuguese language; textual genres; teaching.
Ler On-line
