
Storytelling e Merchandising na Boca Rosa Beauty: Construindo uma Marca Através de Conexões Autênticas
Storytelling and Merchandising in Boca Rosa Beauty: Building a Brand Through Authentic Connections
Autores:
Isabelle Alves Correia
Joyce Camile Pacheco de Oliveira
Adauto Luiz Carrino
ISBN (Livro):
978-65-5379-770-3
DOI (Livro):
10.47573/aya.5379.3.3
DOI (Capítulo):
10.47573/aya.5379.3.3.5
N° páginas:
Pages
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
27/05/2025
Licença:
Resumo
Essa pesquisa apresenta como problematização o respectivo questionamento: como o uso integrado de storytelling e merchandising contribui para a construção da identidade da marca Boca Rosa Beauty e a fidelização de seus consumidores? Na busca de respostas diante dessa problematização, esse trabalho tem como objetivo geral analisar a eficácia das estratégias de merchandising e storytelling da marca Boca Rosa Beauty na construção de sua imagem e na fidelização de seus consumidores. Destaca-se, nesse processo, a trajetória de Bianca Andrade, desde o início como influenciadora digital até a criação de sua própria linha de cosméticos, utilizada como ferramenta estratégica de engajamento e fidelização dos consumidores. Para isso, buscamos identificar as principais técnicas de merchandising utilizadas pela Boca Rosa em suas campanhas; pontuar os elementos de storytelling que compõem a narrativa da marca; e por último não menos importante, entender como a narrativa da marca influencia a decisão de compra dos consumidores. Para o alcance dos objetivos propostos, adota-se uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, com base em revisão bibliográfica e eletrônica, bem como a análise de conteúdo de algumas campanhas e publicações da marca Boca Rosa Beauty nas redes sociais, especialmente Instagram e YouTube.
Palavras-chave: storytelling; merchandising; marketing digital; fidelização de consuimidores; construção de marca.
Abstract
This research addresses the following central question: how does the integrated use of storytelling and merchandising contribute to building the brand identity of Boca Rosa Beauty and fostering customer loyalty? In seeking answers to this issue, the main objective of this study is to analyze the effectiveness of Boca Rosa Beauty’s merchandising and storytelling strategies in shaping its brand image and retaining its consumers. Within this process, the journey of Bianca Andrade is highlighted—from her beginnings as a digital influencer to the creation of her own cosmetics line—which serves as a strategic tool for consumer engagement and loyalty. To achieve this, the research aims to identify the main merchandising techniques used by Boca Rosa in her campaigns; to highlight the storytelling elements that make up the brand’s narrative; and lastly, but equally important, to understand how the brand’s narrative influences consumer purchasing decisions. To reach these objectives, a qualitative and descriptive research approach is adopted, based on bibliographic and electronic literature review, as well as content analysis of selected campaigns and posts from the Boca Rosa Beauty brand on social media platforms, particularly Instagram and YouTube.
Keywords: storytelling; merchandising; digital marketing; customer loyalty; brand building.
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