
Catolicismo, Política e Sociedade
Organizado por:
Prof.° Dr. Renato Amado Peixoto
Prof.ª Dr.ª Gizele Zanotto
Prof.° Dr. Cândido Moreira Rodrigues
Prof.° Dr. Rodrigo Coppe Caldeira
ISBN
978-65-5379-680-5
DOI:
10.47573/aya.5379.2.412
N° páginas:
164
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
10-02-2025
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
A obra Catolicismo, Política e Sociedade oferece uma análise aprofundada das interações entre a Igreja Católica e o Estado em diversos contextos históricos e sociopolíticos na América Latina, com foco no Brasil e no Peru entre os séculos XIX e XXI. Por meio de uma abordagem interdisciplinar que articula história, sociologia e ciência política, o livro examina os conflitos, alianças e transformações nas relações entre religião e poder, destacando temas como a violência política, o papel social da Igreja, o desenvolvimento rural e o antiprotestantismo. Destinada a pesquisadores e interessados nas dinâmicas entre religião, política e sociedade, a obra constitui uma importante contribuição para os estudos sobre o catolicismo no mundo contemporâneo.
Renato Amado Peixoto
É professor titular de História na UFRN e pesquisador do CNPq. Sua formação é a seguinte: licenciatura em História pela UERJ (1989), Especialização em História das Relações Internacionais pela UERJ (1998), mestrado em História Política pela UERJ (2000), doutorado em História Social pela UFRJ (2005), pós-doutorado na UFRGS (2019), com estágio como Investigador Visitante Sênior no Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa (2019). Renato é um dos coordenadores da Rede de Pesquisa História e Catolicismo no Mundo Contemporâneo (RHC); coordenador do Projeto de Redes de Pesquisa “Direitas e Religião no Brasil” (Propesq/UFRN); e, coordenador do Grupo de Pesquisa Teoria da História, Historiografia e História dos Espaços (UFRN). Como pesquisador, está associado à Red de Historia del Catolicismo Latinoamericano del Siglo XX, da Universidad del Pacífico (UP), de Lima, Peru; à Red de Estudios de Historia de la Secularización y la Laicidad (REDHISEL), de Buenos Aires, Argentina, à European Society for the Study of Western Esotericism (ESSWE), de Amsterdã, Holanda; e, à Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH), Ouro Preto, Brasil. Renato atua, principalmente, nos seguintes temas: História do Catolicismo e das Religiões; Historiografia; e, História dos Espaços.
Gizele Zanotto
Graduada em História (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestra e doutora em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003 e 2007) e pós-doutora pela Universidad de Buenos Aires (2014). É professora nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (UPF). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da UPF (2021- ) e do curso de especialização em História e Gestão de Acervos na mesma instituição. É ainda coordenadora do Núcleo de Estudos de Memória e Cultura (NEMEC), do Laboratório de Estudos das Crenças (LEC-PPGH), da Rede de Pesquisa em Acervos e Patrimônio Cultural (REPAC) e do Arquivo Histórico Regional (AHR). Membro do Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF). Foi vice presidente da ANPUH-RS (Gestão 2018-2020). Membro fundador da Rede de Pesquisa “História e Catolicismos no Mundo Contemporâneo” (https://ppghupf.wixsite.com/historiaecatolicismo/) e investigadora associada da “Red Historia del Catolicismo en América Latina siglo XX”, da Rede de Pesquisa “Direitas, História e Memória” (http://direitashistoria.net/). Membro cooperador de Civitas – Forum of Archives and Research on Christian Democracy (https://civitas-farcd.eu). Academia.edu – https://upf-br.academia.edu/GizeleZanotto. ORCID – https://orcid.org/0000-0003-0942-9498. Linkedin – https://www.linkedin.com/in/gizele-zanotto-ba9a5021b/. Registros Profissionais: Historiadora 0000119/RS / Técnica de Arquivo 0001897/RS / Arquivista 0001963/RS
Cândido Moreira Rodrigues
Professor Titular – História Contemporânea – Universidade Federal de Mato Grosso. Pós-Doutoramento em História Contemporânea pela Université Bordeaux-Montaigne. Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/SP). É um dos líderes da Rede de Pesquisa História e Catolicismo no Mundo Contemporâneo (RHC – https://ppghupf.wixsite.com/historiaecatolicismo) e integra o Grupo de Pesquisa História, Política e Contemporaneidade (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8407946137211900 https://ufmtpesquisa.wixsite.com/historiaepolitica). Áreas de atuação: História Contemporânea, Catolicismo no Brasil do século XX; Intelectuais e Catolicismo; Direita Francesa.
Rodrigo Coppe Caldeira
Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião e chefe do Departamento de Ciências da Religião da PUC Minas. Atua na linha de pesquisa Religião e Contemporaneidade com experiências na área de História e Ciências da Religião, lidando principalmente com os seguintes temas: catolicismo contemporâneo, Concílio Vaticano II, conservadorismo, tradicionalismo, direita religiosa, secularização. Membro do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião (2017-2020), da Câmara do Departamento de Ciências da Religião (2017-2020) e do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Atua na Câmara de Pós-graduação (desde 2017) do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Membro do Conselho Editorial da Editora PUC Minas (2022). Presidente do Conselho Científico da ANPTECRE – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião (2018-2020/2020-2022). Coordena o GT Religião e Espaço Público na SOTER e o ST Catolicismo e política: entre conservadores e progressistas na ANPUH. É líder do Laboratório de Estudos em Religião, Modernidade e Tradição (LeRMOT) e um dos líderes da Rede de Pesquisa História e Catolicismo no Mundo Contemporâneo (http://migre.me/sGw0Q). Membro do Institut d’Étude du Christianisme (Strasbourg, França). Investigador associado da rede de pesquisa Direitas, História e Memória. Membro de vários conselhos editoriais de revistas nacionais e internacionais. Foi Editor Associado da Horizonte – Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião (2011) e Editor-gerente da revista Interações entre 2013 e 2017. Professor convidado da Faculté de Théologie et de Sciences Religieuses da Université Laval – Québec (2015), onde é Pesquisador Associado no projeto de pesquisa Vatican II: herméneutique et réception. Pós-doutor pela Universidade de Varsóvia (2020).
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20
Ler On-line
