
Educação Brasileira em Foco: Obstáculos e Novos Caminhos – Vol. 2
Organizado por:
Prof.° Dr. Bruno Inácio da Silva Pires
Prof.° Me. Marcus Vinicius Neves Araujo
ISBN
978-65-5379-795-6
DOI:
10.47573/aya.5379.2.460
N° páginas:
79
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
30/06/2025
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
A obra Educação Brasileira em Foco: Obstáculos e Novos Caminhos – Vol. 2 oferece uma análise multidimensional dos desafios enfrentados pela educação no Brasil contemporâneo. Reunindo estudos fundamentados em abordagens críticas e teóricas diversas, o livro aborda temas como evasão escolar, práticas pedagógicas inclusivas, gestão democrática, cultura digital e educação no campo. Destinado a estudantes, docentes e pesquisadores das Ciências Humanas, este volume propõe reflexões sobre políticas públicas, metodologias ativas e a construção de uma escola socialmente referenciada, comprometida com a equidade, a participação e o desenvolvimento integral dos sujeitos.
Bruno Inácio da Silva Pires
Possuir doutorado e mestrado em Educação pela (UFTM). Possui graduação em Ciências Biológicas (UNIUBE), licenciatura em Pedagogia (UFU) e licenciatura em matemática e geografia (FABRAS/SP). É especialista em Ciências Biológicas, Especialista em Mídias na Educação, Especialista no Ensino de Valores Humanos e especialista em Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado. Possui aperfeiçoamento em Educação e Saúde na Escola e Educação (UFMG), aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos (UFMG) e Aperfeiçoamento em Leitura e Letramento (UNIBRASÍLIA). Atuou como Professor Supervisor do PIBID Já foi docente em escolas da rede privada. Atuou como gestor escolar em escolas públicas. Atuou como Diretor de Ensino do Município de Uberaba. Foi membro do Fórum Municipal Permanente de Formação Continuada. Participante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (UFTM). Docente efetivo (SRE/Uberaba, de 2008 a 2022), pedagogo efetivo (Uberaba, desde 2012), professor universitário (UNIBRASÍLIA, desde 2017 e faculdades do Ecossistema). Professor de Educação Infantil efetivo (Uberaba, desde 2024). Atuou também como docente do ensino superior em diversas instituições. Já atuou como coordenador de curso SUPERIOR.
Marcus Vinicius Neves Araujo
Doutorando em Educação, Mestre em Educação e graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro UFTM, Especialista em Psicopedagogia e Educação Infantil – Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI, membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento (NUCORPO) e do Grupo de Pesquisa e Estudos Sobre Formação de Professores (GPEFORM), coordenou a política pública de formação continuada de professores da rede municipal de Uberaba de 2021 a 2023. Atualmente desenvolve pesquisas nas áreas de Formação de Professores, Inter e Transdisciplinaridade, Fenomenologia e Corporeidade.
Sumário
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Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20
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