Políticas Públicas e Educação na Amazônia: Inclusão, Diversidade e Gestão Educacional
Organizado por:
Prof.° Dr. Ivaldo da Silva Sousa
Prof.ª Ma. Ana Cleia Lacerda da Costa Sousa
Prof.° Me. Aldinei Borges de Almeida
Prof.ª Ma. Jocivannia Maria de Sousa Nobre Dias
Prof.ª Ma. Josiette de Nazaré Silva da Costa
Prof.ª Ma. Simone Pelaes Maciel Nunes
ISBN
978-65-5379-608-9
DOI:
10.47573/aya.5379.2.360
N° páginas:
222
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
11-10-2024
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
O livro Políticas Públicas e Educação na Amazônia: Inclusão, Diversidade e Gestão Educacional reúne estudos que exploram como as políticas educacionais impactam a inclusão e a diversidade na região amazônica, com foco no estado do Amapá. Os capítulos abordam temas como o atendimento a alunos com necessidades educacionais especiais, os efeitos da pandemia na inclusão no ensino superior e o direito à educação para grupos específicos, como mulheres ribeirinhas e militares.
A obra também discute práticas pedagógicas voltadas ao enfrentamento do bullying, o uso da capoeira em aulas de artes e a implementação de programas como o do Livro Didático de Língua Inglesa no ensino médio. Questões de gênero e a invisibilidade da mulher na formação socioeconômica, assim como a violência nas escolas e a evasão escolar, são analisadas em diferentes contextos educacionais.
Por fim, o livro oferece reflexões sobre a gestão das políticas públicas na região, promovendo um olhar crítico sobre os desafios e as oportunidades para uma educação mais inclusiva e diversa na Amazônia.
Boa leitura!
Ivaldo da Silva Sousa
Doutor em Educação, mestre em Ciência da Educação e mestre em Planejamento e Políticas Públicas. Pós-graduando em Fotografia; pós-graduado em Psicopedagogia; especialista em Educação; pós-graduado em Metodologia do Ensino de Arte, História e Literatura Afrodescendente, Tutoria EAD e Docência do Ensino Superior, Produção Cultural, Arte e Entretenimento. É produtor cultural, graduado em Artes Plásticas, parecerista da Revista Científica da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e consultor em Cultura e Artesanato pelo SEBRAE-AP. Vencedor do concurso de cartaz (imagem visual) do 10º Congresso Nacional da Federação de Arte Educadores do Brasil/UNIFAP em 1997, premiado no 2º Salão de Artes Plásticas – SESC (1997) (imagem/gravura/xilogravura). Realizou o Curso de Cinema no Domínio das Imagens e o Curso de Fotografia – FUJIFILM (1998). Participou do I Seminário de Artes Visuais – Educação e Cultura Visual (2008), do evento Cinema em Discussão, e do Evento Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, além de ter sido integrante da I Bienal da Arte Natural do Amapá (imagem/gravura/escultura) (1999). É autor de diversos livros, incluindo livros científicos, poesias, organizador de antologias e coletâneas de artigos científicos, além de várias obras autorais.
Ana Cleia Lacerda da Costa Sousa
Doutoranda em Ciências da Educação, mestre em Ciências da Educação e mestre em Planejamento e Políticas Públicas (Profissional) – MPPPP pela Universidade Estadual do Ceará. Possui especialização em Educação Especial e Gestão Escolar: Direção, Orientação e Supervisão. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina e formada pelo Instituto de Educação do Amapá no curso de Magistério, além de ter cursos livres na área de Educação Especial. Autora do livro O Lúdico como Recurso Didático de Aprendizagem e organizadora de diversas coletâneas, entre elas: Antologia Poética: Poesias, Contos e Crônicas (Org.), Ciência & Pesquisa: Coletânea de Artigos Científicos (2017), Educação, Pesquisa e Ciência: Coletânea de Artigos Científicos (2018), Artigos Científicos: Coletânea (2018), Movimento Literário Afrologia Tucuju: Historicidade, Religiosidade, Autoestima e Subjetividade do Negro (2018), Caminhando pela Ciência: Artigos Científicos (2019), Mundo da Ciência: Artigos Científicos (2019) e Coletânea Nacional de Artigos (2020). Autora de muitos outros livros.
Aldinei Borges de Almeida
Mestre em Planejamento e Políticas Públicas (Profissional) – UECE (2023); Pós-graduação em Docência do Ensino Superior – Faculdade de Tecnologia do Amapá (CETE) (2005); Pós-graduação em Segurança Pública – Academia de Polícia Militar da Paraíba (APM-PB) (2009); Pós-graduação em Fisiologia do Exercício – Grupos Especiais – Universidade Veiga de Almeida (2013); Pós-graduação em Altos Estudos em Segurança Pública – E.A.P. (2019); Pós-graduação em Política e Gestão em Segurança Pública e Cidadania – Escola de Administração Pública do Amapá (2014); Bacharel em Ciências de Defesa Social e Bacharel em Direito – Centro de Ensino (CEAP) (2012); Licenciado e Bacharel em Educação Física – Academia de Polícia Militar do Ceará (APM-CE) (2004). Oficial Superior da Polícia Militar do Amapá, no posto de Coronel, desde 01/02/1999.
Jocivannia Maria de Sousa Nobre Dias
Mestra em Educação pela PUC-GO. Especialista em Linguística Portuguesa – UNIFAP; Especialista em Neuropsicologia – FAMAP; Especialista em Revisão de Textos – FAMAP. Professora efetiva do Governo do Estado do Amapá (GEA).
Josiette de Nazaré Silva da Costa
Mestra em Planejamento e Políticas Públicas (Profissional) – UECE (2023); Pós-graduação em Neuropsicologia – IPOG (2021); Avaliação Psicológica – DALMASS (2020); Psicologia Infantil e Ludoterapia – FACEL (2017); Psicopedagogia – IBEPEX (2002). Graduada em Psicologia – Seama (2011) e Pedagogia – UNIFAP (1996). Servidora pública federal desde 04/10/1988, atuando como professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT).
Simone Pelaes Maciel Nunes
Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPPP) – UECE (2019); Pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior – Centro de Ensino Superior do Amapá (CEAP) (2006); Especialista em Direito Processual Civil com Capacitação para o Magistério Superior – Faculdade Damásio (2016); Bacharel em Direito – Faculdade de Macapá (FAMA) (2012); Licenciatura Plena em Pedagogia – Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) (2005). Concursada desde 1993, atualmente atua como professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT).