Sustentabilidade na Administração Pública: Desafios no CODAP-UFS
Autora:
Emídia Costa da Silva
ISBN
978-65-5379-560-0
DOI:
10.47573/aya.5379.1.289
N° páginas:
81
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
23-07-2024
Área do Conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Licença:
A partir de 1999, as organizações públicas foram sensibilizadas pelo programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), através do Ministério do Meio Ambiente. Para tanto o objeto de estudo procurou analisar a aplicação da A3P pela percepção dos funcionários administrativos do Colégio Aplicação (CODAP), situado na Universidade Federal de Sergipe, localizado na Cidade Universitária prof. José Aloísio de Campus, Jardim Rosa Elze, em São Cristóvão/SE.
Buscou-se também analisar a percepção da coordenação do Núcleo de Gestão Ambiental – NGA, situado no mesmo campo universitário. A Pesquisa é caracterizada como exploratória e pesquisa de campo. O método de pesquisa executado foi de caráter quantitativo e qualitativo. Tendo como instrumento de coleta de dados o questionário e a entrevista. Após análise dos dados pode-se averiguar, de modo geral, que os servidores tinham conhecimento de algumas campanhas de conscientização na diminuição do consumo dos recursos naturais, porém não conheciam o que significava a Agenda Ambiental da Administração Pública.
Sendo assim, faz-se necessário que a instituição de ensino pesquisada em parceria com o NGA alinhe programas de conscientização de maneira efetiva, como treinamento aos servidores sobre a importância da A3P na instituição pública. A motivar os servidores a se comprometerem com a diminuição do consumo acentuado dos recursos naturais.
Boa leitura!
Emídia Costa da Silva
Pós-graduando em Conciliação e Mediação de Conflitos pelo Centro de Mediadores(2023), Especialista em Educação e Jogos de Aprendizagem pela Faculdade Vale do Imigrante-FAVENI (2022).Graduada em Pedagogia e Língua Inglesa pela Universidade Estácio de Sá (2021-2022). Graduada em Bacharelado em Administração Pública pela Universidade Federal de Sergipe (2019). Atuou como Educadora Técnica Profissional em Administração do CENTRO DE EXCELÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BERILA ALVES DE ALMEIDA/SEDUC-SE (2021-2023) e lecionou Inglês pela Prefeitura de Nossa Senhora das Dores (2024). Atualmente, é professora substituta na área de Língua Estrangeira Inglês pelo Instituto Federal de Sergipe -IFS, Campus Estância.