Docência e Autismo: percalços de uma educação inclusiva concomitante com qualidade
Organizado por:
Prof.° Me. Antonio Eudes Mota
ISBN
978-65-5379-554-9
DOI:
10.47573/aya.5379.1.287
N° páginas:
43
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
15-07-2024
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
A inclusão de crianças autistas na educação é um desafio contínuo para os docentes, que enfrentam inúmeras barreiras ao buscar proporcionar um ensino de qualidade. Nossa pesquisa investiga as estratégias que professores utilizam para garantir que esses alunos tenham acesso a uma educação inclusiva e de alta qualidade, destacando os principais obstáculos enfrentados.
Identificamos uma grande ansiedade e incerteza entre os docentes ao receberem alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A necessidade urgente de os profissionais da educação se aprofundarem nas pesquisas sobre o autismo e sua inclusão escolar é evidente. Mesmo com anos de discussão sobre educação inclusiva, ainda buscamos respostas sobre as melhores práticas para incluir alunos com necessidades especiais.
Meu interesse pessoal pelo tema surgiu ao conhecer Nicolas, meu primeiro aluno com TEA. A partir desse encontro, comecei a me dedicar intensamente à pesquisa sobre como lidar com o autismo na sala de aula. Trabalhar com crianças com necessidades especiais sempre foi um desafio, mas o autismo me trouxe um novo nível de curiosidade e dedicação.
A escola precisa superar a visão uniformizadora e adotar estratégias que garantam o direito à aprendizagem de todos os alunos. Acreditar na capacidade dos alunos, independentemente de suas limitações, é fundamental. A interação entre professor e aluno é essencial para desenvolver métodos de ensino que transformem os alunos em investigadores ativos e autônomos.
Os docentes precisam de formação contínua e especializada para proporcionar uma inclusão verdadeira e de qualidade para os alunos autistas. Nossa pesquisa se divide em seis partes, abordando desde a fundamentação teórica até as considerações finais, com o objetivo de oferecer insights e sugestões para futuras pesquisas sobre o tema.
Antonio Eudes Mota
Possui Mestrado em Ciências da Educação. Doutorando em Ciências da Educação. Graduado em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú (2024). Licenciatura Plena em Letras pela Faculdade Kurios (2015). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura. Pós-graduação em Alfabetização e Letramento. Especialista em Neuropsicologia.