- +55 (42) 3086-3131
- +55 (42) 9 9906-0630
- Seg - Sex: 9:00 - 11:30 | 13:00 - 18:00
Tipos de contenções em barragens e estudo de caso de Brumadinho
Autores:
Andrews Malone Pontes da Costa
Akila Ketelen Camara da Silva
Arthemio da Silva Pereira
Matheus Maffioletti Dias
ISBN
978-65-5379-530-3
DOI:
10.47573/aya.5379.1.277
N° páginas:
78
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
07-06-2024
Área do Conhecimento
Engenharias
Licença:
46
Sobre o Livro
Sobre os Autores
Sobre o Livro
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise detalhada dos tipos de contenções utilizadas em barragens, bem como os diferentes métodos de alteamento empregados. Inicialmente, são discutidos os tipos de barragens, abrangendo estruturas de concreto, enrocamento e terra, além de detalhar suas subcategorias, como barragens de concreto gravidade, em arco, de contrafortes, entre outras.
Em seguida, são explorados os métodos de alteamento, incluindo o a jusante, de linha de centro e a montante. No contexto dos aspectos técnicos das contenções em barragens, são abordados temas como análise geotécnica e hidrológica, impermeabilização, sistemas de drenagem, estabilidade estrutural e monitoramento constante, enfatizando a importância desses aspectos para a segurança e estabilidade das estruturas.
Um estudo de caso específico é apresentado, focalizando o desastre ocorrido em Brumadinho. Neste estudo, são discutidos detalhes sobre a estrutura da barragem, características do solo, riscos associados, ocorrências prévias, leitura de equipamentos de monitoramento, fatores de segurança para condições drenadas e não drenadas, bem como possíveis gatilhos que contribuíram para o acidente, como sismos, instabilização local, movimento rápido da fundação e elevação da superfície freática.
Além disso, é realizada uma análise da pluviometria da região como parte do entendimento do acidente. Por fim, são apresentadas conclusões baseadas nos dados e análises realizadas, ressaltando a importância de medidas preventivas, monitoramento constante e ações corretivas para garantir a segurança de barragens e prevenir desastres como o ocorrido em Brumadinho.
Boa leitura!
Sobre os Autores
Andrews Malone Pontes da Costa
Possui graduação em Engenharia Civil pela Faculdade Católica de São Paulo. Possui especialização em Engenharia de segurança do trabalho, em Restauração e pavimentação rodoviária pela Universidade vale do Iguaçu, e também em arquitetura, construção e gestão de edificações sustentáveis. Também é especialista em engenharia de pericias e avaliações de engenharia Atualmente é professor substituto da Universidade Federal do Oeste do Pará, nas disciplinas de mecânica dos sólidos, estruturas de concreto 2, estruturas de aço e mecânica dos solos 2 e mestrando em engenharia industrial.
Akila Ketelen Camara da Silva
Atualmente acadêmica de Engenharia Civil na Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA. Coautora do artigo intitulado: “Eventos extremos de precipitação em cidades amazônicas: uma análise dos impactos em Itaituba, sudoeste do Pará.” Publicado no XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Experiência como Diretora de Marketing na Empresa Júnior da UFOPA, Eng Lab.
Arthemio da Silva Pereira
Atualmente é discente de Engenharia Civil e monitor de laboratório na Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA
Matheus Maffioletti Dias
Atualmente é discente de Engenharia Civil na Universidade Federal do Pará – UFOPA