- +55 (42) 3086-3131
- +55 (42) 9 9906-0630
- Seg - Sex: 9:00 - 11:30 | 13:00 - 18:00
A Pós-graduação no IFMA Campus São Luís – Monte Castelo: caminhos e práticas investigativas – Vol. 2
Organizado por:
Prof.ª Dr.ª Ana Maria dos Santos
Prof.ª Dr.ª Déa Nunes Fernandes
Prof.ª Dr.ª Naiza Maria Castro Nogueira
Prof° Dr. Raimundo Santos de Castro
Prof.ª Dr.ª Scheila Regina Gomes Alves Vale
ISBN
978-65-5379-479-5
DOI:
10.47573/aya.5379.2.305
N° páginas:
268
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
25-04-2024
Área do Conhecimento
Multidisciplinar
Licença:
140
Sobre o Livro
Organizado por
Sobre o Livro
Este e-book é o segundo volume da série sobre a pós-graduação no IFMA, Campus São Luís – Monte Castelo, oferecendo uma visão profunda das práticas investigativas na instituição. Organizado em parceria com a Coordenação do Curso de Especialização em Ensino de Matemática, o volume apresenta quinze textos que cobrem uma variedade de temas, desde análises científicas como a hidratação da magnésia cáustica até reflexões sobre a série Black Mirror e a aplicação de metodologias ativas em educação inclusiva. Os estudos refletem contribuições de programas de especialização e mestrado, abordando temas como geoprocessamento, educação profissional e tecnológica, e leitura e escrita em educação do campo. Este compêndio é uma fonte rica de conhecimento para pesquisadores, educadores e estudantes interessados nas várias facetas da pesquisa acadêmica no IFMA.
Organizado por
Ana Maria dos Santos
Possui Graduação em Química (Licenciatura) pela Universidade Federal de São Carlos (1999), Especialização em Educação de Jovens e Adultos – EJA pelo IFMA (2008), Especialização em Meio Ambiente pela UNIASSELVI, (2020), Mestrado em Ciência Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos – USP (2003), doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais – DINTER pela Universidade Federal de São Carlos (2015), cursando Especialização em Gestão Pública pelo Instituto Daniel de LaTouche. Foi Professora de Química do Ensino Médio do Estado do Maranhão no período de 2008 a 2010. É Técnica em Educação do Instituto Federal do Maranhão desde 1990. Assistente da Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal do Maranhão desde 2017. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Eletroquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: eletrocatalisadores, células a combustível de Metanol Direto, eletrocalisadores, hidratação de magnésia e concreto refratário. Desenvolveu e desenvolve vários projetos e pesquisa na área de cerâmica refratárias e coorienta alunos de iniciação científica do IFMA. É avaliadora de projetos da FAPEMA e IFMA. Possui artigos publicados na área de concretos refratários e em células a combustível e possui publicações em capitulo de Ebook e Anais de congressos.
Déa Nunes Fernandes
Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão- UFMA (1988), Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus Rio Claro (2001). Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista- UNESP campus Rio Claro (2011). Membro do grupo de pesquisa “ História Oral e Educação Matemática”- GHOEM/UNESP. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática – GEPEM. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica – GEPEPT/IFMA. Professora do 3º grau do Departamento de Matemática do IFMA. Professora efetiva do Programa de Pós- Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do IFMA. Professora do Curso de Especialização em Ensino de Matemática – IFMA-MTC. Membro do Corpo de Assessores Científicos da Revista “Acta Tecnológica” do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão- IFMA. Consultora ad hoc da FAPEMA. Membro da Comissão de Avaliadores do Comitê Institucional de Pesquisa e Inovação da PRPGI/IFMA. Membro da Comissão de Avaliação de Professor Associado do IFMA. Tem experiência nas áreas Ciências Exatas e da Terra , Ciências Humanas e Multidisciplinar com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia do ensino de matemática, formação inicial e continuada de professores de matemática , história da educação matemática. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2790-1023.
Naiza Maria Castro Nogueira
Possui graduação em Ciências Biológicas, Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão (1992), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2003). Atualmente é professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Microalgas, atuando principalmente nos seguintes temas: limnologia, ecologia do fitoplâncton, educação ambiental, biologia, educação, educação especial e ensino.
Raimundo Santos de Castro
Licenciado em Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (2003), especialista em Educação Profissional Integrada com Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (2009), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2009) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo (2016). Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus São Luís – Monte Castelo. Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Matemática – Especialização em Ensino de Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus São Luís – Monte Castelo. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática do IFMA (GEPEMA), Campus São Luís – Monte Castelo. Vice-Diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Maranhão – SBEM/MA (2021-2023). Membro Colaborador da Academia Maranhense de Ciências – AMC. Tem experiência na área de Ensino e Aprendizagem, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Matemática, Metodologia do Ensino da Matemática, História e Filosofia da Educação Matemática, Jogos no Ensino de Matemática, Formação de Professores; Etnomatemática.
Scheila Regina Gomes Alves Vale
Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Maranhão (1994), graduação em Licenciatura em Construção Civil pelo Centro Federal de Educação (1998), Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Centro Federal de Educação (2000), Mestrado (2015) e Doutorado (2020) em Ciências pelo Programa. de Saúde Pública e Meio Ambiente da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/FIOCRUZ). Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do campus São Luís Monte Castelo do Instituto Federal do Maranhão. Experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde do trabalhador.
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20