Caracterização dos Acidentes de Trabalho em Empresas de Infraestrutura de Transportes no Brasil
Autores:
Lucas Campos Tirloni
Prof.° Dr. Rodolfo Benedito Zattar da Silva
ISBN
978-65-5379-492-4
DOI:
10.47573/aya.5379.1.255
N° páginas:
42
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
05-04-2024
Área do Conhecimento
Engenharias
Licença:
A infraestrutura de transportes desempenha um papel fundamental na economia, impulsionando o crescimento e o desenvolvimento. No entanto, é importante reconhecer que acidentes de trabalho representam uma preocupação significativa nesse setor.
O presente estudo tem como objetivo caracterizar os acidentes ocorridos em empresas de infraestrutura de transportes no Brasil. A análise dos dados foi realizada com base nas informações fornecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego e pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), através de portais de acesso à informação, no período de 2012 a 2022.
Os resultados revelaram um aumento na quantidade de acidentes nos últimos anos. Além disso, verificou-se que os profissionais mais afetados são aqueles que atuam em áreas pouco valorizadas e com alto risco de acidentes.
Boa leitura!
Lucas Campos Tirloni
Graduando do Curso de Engenharia de Transportes da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Várzea Grande.
Rodolfo Benedito Zattar da Silva
Possui Doutorado (2022) e Mestrado (2014) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Graduação em Engenharia de Produção Agroindustrial (2010) pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT e curso Técnico Agrícola com Habilitação em Agricultura pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica – IFMT, Campus São Vicente (2004). Atualmente é Professor Adjunto II na Faculdade de Engenharia (FAEng) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus de Várzea Grande. É lotado no curso de Engenharia de Transportes na área de Pesquisa Operacional, Gerência de Produção e Engenharia Econômica. Foi bolsista do Programa de Formação Doutoral Docente (Prodoutoral) da CAPES entre Junho de 2018 a Agosto de 2020. Participa dos grupos de pesquisas Grupo de Pesquisa em Gestão de Produtos, Processos e Pessoas (GP3) e Grupo de Pesquisa em Produção e Processamento Agroindustrial. Atualmente, é Coordenador de Ensino de Graduação em Engenharia de Transportes e da Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia Ferroviária, ambos da FAEng/UFMT/CUVG. Tem experiências na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento e Controle da Produção (PCP), Logística, Pesquisa Operacional e métodos quantitativos aplicados à Gestão da Produção. Mais recentemente, tem desenvolvido pesquisas com aplicações dos Processos de Decisão de Markov (MDP) para tomada de decisões em sistemas de saúde. Tem atuado como professor orientador do Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas à Atenção Hospitalar do Hospital Universitário Júlio Muller da UFMT (HUJM/UFMT) na linha de pesquisa Planejamento e Gestão em Saúde no Espaço Hospitalar. A proposta de transformar o modelo matemático desenvolvido em sua tese de doutorado em uma plataforma para tomada de decisões em tempo real nos ambientes de saúde foi finalista/premiada entre as 50 ideias inovadoras no estado de Mato Grosso no Programa Centelha 2 promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). É revisor de diversos periódicos e eventos científicos como Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), International Joint Conference on Industrial Engineering and Operations Management (IJCIEOM) e Rio de Transportes (RDT).