As recompensas externas como estratégia motivacional para os alunos do ensino médio da Escola Estadual Professor Waldock Frick de Lira na cidade de Manaus-AM
Autores:
Marcos Marinho Santiago de Jesus
Ailton Luiz dos Santos
Dilson Castro Pereira
José Ivan Veras do Nascimento
ISBN
978-65-5379-414-6
DOI:
10.47573/aya.5379.1.218
N° páginas:
119
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
20-12-2023
Área do Conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Licença:
As iniciativas governamentais de transferência da gestão de algumas escolas públicas de educação básica para as Polícias Militares têm dividido opiniões de educadores e sociedade em geral. Fenômeno recorrente em todas as unidades da Federação, a militarização escolar no Brasil vem crescendo em ritmo acelerado nos últimos anos. Só no Estado do Amazonas, foram inauguradas 9 (nove) dessas unidades de ensino até o ano de 2020.
Apesar do aparente “sucesso” apresentado pelo desempenho positivo dos alunos dessas escolas nos exames de aferição da qualidade de ensino e proficiência escolar, a falta de estudos científicos que atestem a eficiência do modelo de gestão educacional que por sua vez, se caracteriza pelo uso do sistema de recompensas para motivar o público infantojuvenil, esse formato de ensino nos insere na busca da compreensão acerca das suas reais vantagens e desvantagens para a aprendizagem do aluno.
Desta forma, sem a pretensão de esgotar o assunto ou até mesmo de sugerir a revogação ou multiplicação do modelo militar, mas tão somente diante da necessidade de se conhecer um pouco mais os aspectos, fundamentações e práticas pedagógicas desse modelo de gestão escolar, o presente trabalho objetiva compreender as influências do uso pedagógico das recompensas como estratégia motivacional para os alunos do ensino médio na Escola Estadual Professor Waldock Frick de Lira na cidade de Manaus-AM. Como orientação metodológica, foi adotada a pesquisa de campo, bibliográfica e documental com enfoque qualitativo e quantitativo.
A partir da observação dos dados colhidos, foi realizado uma análise do uso pedagógico das recompensas na referida escola, sendo possível constatar um relevante potencial positivo dessa prática na percepção e desempenho dos alunos.
Marcos Marinho Santiago de Jesus
Mestrado na mesma área, reconhecido no Brasil como Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Possui Bacharel em Segurança Pública pelo Centro de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Espírito Santo e em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul. Além disso, é especializado em Gestão Pública pela CIESA e em Ciências Jurídicas pela Unicid/Cruzeiro do Sul. Com treinamento especializado em Operações na Selva pelo CIGS, tem atuado como professor e instrutor em cursos de formação da Polícia Militar do Amazonas e da Universidade do Estado do Amazonas. Suas habilidades incluem Segurança Pública, Gerenciamento de Crise, Gestão Pública, Metodologia Científica e Projetos sociais. Coronel da Polícia Militar do Estado do Amazonas.(2013). É servidor público do Poder Judiciário da União.
Ailton Luiz dos Santos
Mestrando em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos pela UEA – Universidade do Estado do Amazonas. Especialista em Gestão Pública aplicada à Segurança pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Especialista em Direito Administrativo pela Faculdade FOCUS. Especialista em Segurança Pública e Direito Penitenciário pela Faculdade de Educação, de Tecnologia e Administração – FETAC. Especialista em Ciências Jurídicas pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID. Especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Candido Mendes – UCAM. Possui graduação em Segurança Pública pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Bacharel em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID. Tenente Coronel da Polícia Militar do Estado do Amazonas. Possui experiência na área de Direito, na fiscalização e gestão de contratos públicos, com ênfase em Segurança Pública. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6428-8590.
Dilson Castro Pereira
Especialista em Direito Militar pela Universidade Cruzeiro do Sul – SP. Bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul. Bacharel em Segurança Pública pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Oficial da Polícia Militar do Estado do Amazonas, atuando principalmente nos seguintes temas: polícia comunitária; redução da criminalidade e política criminal; ronda escolar; defesa dos direitos humanos. Tem 14 (quatorze) anos de serviço em atividade militar. É autor e organizador de livros técnicos e acadêmicos.
José Ivan Veras do Nascimento
Especialista em Segurança Pública pela Facuminas Faculdade. Especialista em Planejamento Governamental e Orçamento Público pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Bacharel em Ciências Contábeis pela Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM). Atualmente, se dedica a diversos cursos de formação complementar nas áreas de segurança pública e direito. Também é autor de diversos trabalhos acadêmicos nas áreas de segurança e administração pública. Atualmente é Sargento da Polícia Militar do Estado do Amazonas. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3404-5066.