Potencialidades e Fragilidades do Ensino Remoto no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas em uma universidade pública de Manaus, Amazonas durante a pandemia de Covid-19
Autores:
Michael Sousa Leite
Márcio José Souza Leite
Maryah Pantoja Barbosa Leite
Dilson Castro Pereira
José Ivan Veras do Nascimento
ISBN
978-65-5379-407-8
DOI:
10.47573/aya.5379.1.211
N° páginas:
110
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
19-12-2023
Área do Conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Licença:
A presente investigação discute acerca das potencialidades e fragilidades do Ensino Remoto para estudantes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas em uma universidade pública no contexto das restrições impostas pela covid-19, em Manaus, Amazonas. No ano de 2019 a pandemia, causada pelo novo Coronavírus assolou o mundo, chegando ao Brasil no início de 2020, provocando medidas impositivas de restrição social, determinadas pelas autoridades de segurança, que acabaram por repercutir no funcionamento das instituições de ensino e, por conseguinte, na educação.
O Ensino Remoto Emergencial foi a alternativa momentânea de educação mediada pela tecnologia que o Ministério da Educação conseguiu para prover a continuidade do ensino no momento pandêmico. O objetivo deste estudo é analisar os impactos provocados pela pandemia de covid-19 no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas mediante as restrições impostas pelas autoridades sanitárias e a adoção do Ensino Remoto Emergencial.
Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, realizado através de pesquisa bibliográfica e de campo. O cenário do estudo é o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Amazonas – IFAM. Os resultados apontam que a adoção de estratégias remotas na pandemia não possibilitou a preparação prévia dos atores educacionais, o que denotou fragilidades na introdução da tecnologia no interior da sala de aula.
Contudo, o papel desempenhado pela tecnologia foi essencial para a manutenção da educação.
Boa leitura!
Michael Sousa Leite
Especialista em Gestão Pública aplicada à Segurança pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Especialista em Segurança Pública e Inteligência Policial pela Faculdade Literatus (UNICEL). Especialista em Ciências Jurídicas pela Universidade Cruzeiro do Sul. Possui graduação em Segurança Pública pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Bacharel em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID. Tecnólogo em Recursos Humanos pela Universidade Paulista – UNIP. Capitão da Polícia Militar do Estado do Amazonas.
Márcio José Souza Leite
Mestrando em Segurança Pública, cidadania e Direitos Humanos pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Especialista em Segurança Pública e Inteligência Policial pela Faculdade Literatus (UNICEL). Especialista em Ciências Jurídicas pela Universidade Cruzeiro do Sul. Possui graduação em Segurança Pública, cidadania e Direitos Humanos pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Bacharel em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID. Tenente Coronel da Polícia Militar do Estado do Amazonas. Comandou diversas unidades da Polícia Militar do Estado em todos os Grandes Comandos da Corporação, dentre as quais destacamos: No Comando de Policiamento Metropolitano foi Comandante da 12ª CICOM, 20ª CICOM e do Batalhão do CPA Leste. No Comando de Policiamento do Interior, foi comandante do 4º BPM na cidade de Humaitá – AM e 4ª CIPM na cidade de Lábrea- AM. No Comando de Policiamento Especializado foi Comandante do Grupamento Aéreo.No Comando de Policiamento Ambiental comandou o Batalhão Ambiental. Atuou ainda como Piloto de Helicóptero no Departamento Integrado de Operações Aérea da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas onde também exerceu a função de Chefe de Operações Aéreas. Foi condecorado com a Medalhas Ação Policial, Medalha 10 anos de Serviço, Medalha 20 anos de Serviço, Medalha do Mérito Policial e Medalha Tiradentes.
Maryah Pantoja Barbosa Leite
Especialista em Segurança Pública e Inteligência Policial pela Faculdade Literatus (UNICEL). Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas – CIESA. Investigadora de Polícia Civil do Estado do Amazonas.
Dilson Castro Pereira
Especialista em Direito Militar pela Universidade Cruzeiro do Sul – SP. Bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul. Bacharel em Segurança Pública pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Oficial da Polícia Militar do Estado do Amazonas, atuando principalmente nos seguintes temas: polícia comunitária; redução da criminalidade e política criminal; ronda escolar; defesa dos direitos humanos. Tem 14 (quatorze) anos de serviço em atividade militar. É autor e organizador de livros técnicos e acadêmicos.
José Ivan Veras do Nascimento
Especialista em Segurança Pública pela Facuminas Faculdade. Especialista em Planejamento Governamental e Orçamento Público pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Bacharel em Ciências Contábeis pela Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM). Atualmente, se dedica a diversos cursos de formação complementar nas áreas de segurança pública e direito. Também é autor de diversos trabalhos acadêmicos nas áreas de segurança e administração pública. Atualmente é Sargento da Polícia Militar do Estado do Amazonas. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3404-5066.