Abordagem pedagógica e disciplinar em situações de violência escolar a partir da experiência dos Colégios Militares da Polícia Militar do Amazonas na cidade de Manaus – AM
Autores:
Márcio José Souza Leite
Maryah Pantoja Barbosa Leite
Michael Sousa Leite
Dilson Castro Pereira
José Ivan Veras do Nascimento
ISBN
978-65-5379-406-1
DOI:
10.47573/aya.5379.1.210
N° páginas:
104
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
18-12-2023
Área do Conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Licença:
O estudo tem como objetivo analisar a abordagem pedagógica e disciplinar em situações de violência escolar a partir da experiência dos colégios militares da Polícia Militar do Amazonas em Manaus, Amazonas. Especificamente, busca compreender as interações entre sociedade, violência e escola e as influências e interferências metodológicas; identificar as correlações pedagógicas entre educação e violência escolar, partindo da perspectiva da história social da violência e do perfil das escolas militares; e pontuar os fatores que colaboram para a presença da violência escolar em escolas cívico-militares da cidade de Manaus.
Neste estudo, utilizou-se pesquisa bibliográfica e de campo em escolas públicas estaduais da cidade de Manaus que possuem padrão militar. Considerando que os problemas sociais refletem a comunidade em que se vive, a violência se estende ao ambiente escolar.
Como resultados, os professores evidenciaram que diariamente enfrentam questões de violência, pois, além do aluno reproduzir a violência cotidiana ou familiar que vivencia, acaba por produzir suas próprias manifestações. Por outro lado, os pais apontaram a falta de respeito entre professores, alunos e funcionários da escola, o abuso de poder dos monitores e professores, e as negações referentes aos contextos socioculturais, bem como às condições de comportamento impostas aos alunos.
Os alunos, por sua vez, enfatizaram que todos os tipos de violência ocorrem, mas que a violência escolar consegue ser mascarada pelo regime “disciplinado” imposto no ambiente educacional. Nesse sentido, notou-se que, mesmo considerando as escolas cívicas-militares um lugar mais rígido e disciplinado que os modelos educacionais tradicionais, a violência escolar ainda é evidenciada pelas ações da comunidade escolar.
Portanto, observar a percepção dos pais, professores e alunos foi de fundamental importância para entendermos que, mesmo diante de um contexto escolar mais rígido e que denota um modelo disciplinado, a violência faz parte da sociedade. Por si só, atitudes de violência, tais como agressões verbais, depredações do patrimônio escolar, abuso de poder, bullying e até mesmo agressões físicas são realidades dentro das escolas militares da cidade de Manaus.
Márcio José Souza Leite
Mestrando em Segurança Pública, cidadania e Direitos Humanos pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Especialista em Segurança Pública e Inteligência Policial pela Faculdade Literatus (UNICEL). Especialista em Ciências Jurídicas pela Universidade Cruzeiro do Sul. Possui graduação em Segurança Pública, cidadania e Direitos Humanos pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Bacharel em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID. Tenente Coronel da Polícia Militar do Estado do Amazonas. Comandou diversas unidades da Polícia Militar do Estado em todos os Grandes Comandos da Corporação, dentre as quais destacamos: No Comando de Policiamento Metropolitano foi Comandante da 12ª CICOM, 20ª CICOM e do Batalhão do CPA Leste. No Comando de Policiamento do Interior, foi comandante do 4º BPM na cidade de Humaitá – AM e 4ª CIPM na cidade de Lábrea- AM. No Comando de Policiamento Especializado foi Comandante do Grupamento Aéreo.No Comando de Policiamento Ambiental comandou o Batalhão Ambiental. Atuou ainda como Piloto de Helicóptero no Departamento Integrado de Operações Aérea da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas onde também exerceu a função de Chefe de Operações Aéreas. Foi condecorado com a Medalhas Ação Policial, Medalha 10 anos de Serviço, Medalha 20 anos de Serviço, Medalha do Mérito Policial e Medalha Tiradentes.
Maryah Pantoja Barbosa Leite
Especialista em Segurança Pública e Inteligência Policial pela Faculdade Literatus (UNICEL). Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas – CIESA. Investigadora de Polícia Civil do Estado do Amazonas.
Michael Sousa Leite
Especialista em Gestão Pública aplicada à Segurança pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Especialista em Segurança Pública e Inteligência Policial pela Faculdade Literatus (UNICEL). Especialista em Ciências Jurídicas pela Universidade Cruzeiro do Sul. Possui graduação em Segurança Pública pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Bacharel em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID. Tecnólogo em Recursos Humanos pela Universidade Paulista – UNIP. Capitão da Polícia Militar do Estado do Amazonas.
Dilson Castro Pereira
Especialista em Direito Militar pela Universidade Cruzeiro do Sul – SP. Bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul. Bacharel em Segurança Pública pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Oficial da Polícia Militar do Estado do Amazonas, atuando principalmente nos seguintes temas: polícia comunitária; redução da criminalidade e política criminal; ronda escolar; defesa dos direitos humanos. Tem 14 (quatorze) anos de serviço em atividade militar. É autor e organizador de livros técnicos e acadêmicos.
José Ivan Veras do Nascimento
Especialista em Segurança Pública pela Facuminas Faculdade. Especialista em Planejamento Governamental e Orçamento Público pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Bacharel em Ciências Contábeis pela Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM). Atualmente, se dedica a diversos cursos de formação complementar nas áreas de segurança pública e direito. Também é autor de diversos trabalhos acadêmicos nas áreas de segurança e administração pública. Atualmente é Sargento da Polícia Militar do Estado do Amazonas. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3404-5066.