Reflexões do Ensino de Química: pesquisas e experiências
Organizado por:
Anderson Fontenele Chaves
Ana Gisele Rodrigues da Silva
João Victo Higino de Medeiros
José Enildo Elias Bezerra
José Edmar da Silva Campos Filho
Janaina Rafaella Scheibler
Clayane Carvalho dos Santos
Jackson da Silva Santos
Leonardo Ribeiro de Barros
ISBN
978-65-5379-376-7
DOI:
10.47573/aya.5379.2.245
N° páginas:
116
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
23-11-2023
Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra
Licença:
A pandemia do COVID-19 trouxe desafios imensos para a educação, em especial, a pública, sendo a formação acadêmica uma das áreas mais fortemente afetadas. A necessidade de se mudar a maneira como se praticava o processo de ensino-aprendizagem foi vital. Naquele contexto, os encontros virtuais se tornaram a única forma de se manter as ações voltadas para tal fim. Para a realização desses encontros, se fez necessária a aquisição de novas ferramentas tecnológicas tanto por parte dos professores quanto dos alunos. Se já não bastasse todo o contexto desafiador no qual esses alunos estavam inseridos, mais um empecilho acabava de surgir.
A mudança necessária no modus operandi do processo ensino-aprendizagem provocou, de certa forma, uma descrença no aprendizado. A falta do contato presencial com o professor, das ferramentas tecnológicas e do conhecimento para manuseá-las fez com que muitos alunos se desmotivassem e abandonassem suas formações.
Mesmo com todas as adversidades oriundas da pandemia e de seus desdobramentos no momento pós-pandêmico, alunos do curso de licenciatura em química dos campi de Ubajara e de Boa Viagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), orientados por seus professores, decidiram montar essa coletânea de textos que retratam experiências vivenciadas por eles tanto na área específica da química quanto na área pedagógica.
O impacto causado na vida desses alunos e de seus colegas, ao se perceberem responsáveis diretos por sua formação ao atuarem como autores de uma obra publicável, transforma este livro em um exímio objeto motivacional e inspirador para a continuidade do processo de formação acadêmica dos alunos.
É com base nessa atitude apresentada por esses alunos, de tomarem as rédeas de suas próprias vidas e serem os autores de sua própria jornada de vida acadêmica, que te convido a imergir na leitura dessa obra de forte demonstração de perseverança e dedicação.
Prof. Dr. Carlos Eduardo Gonçalves Maia
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Ubajara
Anderson Fontenele Chaves
Discente do curso de Licenciatura Plena em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará -IFCE- campus Ubajara. Atualmente, estagiando. Participou do Programa de Iniciação Científica com a realização da seguinte pesquisa: “O papel das Olimpíadas Científicas no desenvolvimento educacional do Ensino Médio de escolas públicas do Ceará” e foi integrante da equipe de execução do Projeto de Extensão Sistematizando a Escrita Científica.
Ana Gisele Rodrigues da Silva
Discente do curso de Licenciatura Plena em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará -IFCE- campus Ubajara.
João Victo Higino de Medeiros
Graduando do curso de Licenciatura Plena em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará -IFCE- campus Ubajara.
José Enildo Elias Bezerra
Pós-doutor pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa – IEUlisboa, Linha de Pesquisa: reflexões sobre formação experiencial de adultos dentro e fora da escola. Doutor em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Linha de Pesquisa: ensino de língua portuguesa, história, política, sentido social, metodologias e pesquisa. Mestre pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB , área linguística e ensino, linha de pesquisa discurso e sociedade, especialista em linguística aplicada ao ensino da língua portuguesa, educação a distância e docência no ensino técnico. Graduação em Letras Português/Inglês e Pedagogia. Exerce a função Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará – IFCE, campus Ubajara. Avaliador dos Curso de Graduação Inep/ MEC, atualmente é coordenador do curso Português como Língua Adicional – PLA/IFCE, Membro do Comitê de Ética e Pesquisa do IFCE.
José Edmar da Silva Campos Filho
Discente do curso de Licenciatura Plena em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia -IFCE- campus Ubajara.
Janaina Rafaella Scheibler
Doutora em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande (2015), Bacharela em Química Industrial pela Universidade Estadual da Paraíba (2013), Licenciada em Química pela Universidade Estadual da Paraíba (2018). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará -IFCE. Elabora sua pesquisa: no desenvolvimento de novas metodologias para o ensino de química na preparação, aperfeiçoamento e caracterização de adsorventes; síntese e caracterização de membranas zeolíticas.
Clayane Carvalho dos Santos
Professora de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará -IFCE- lotada no campus Boa Viagem, em Regime de 40h Dedicação Exclusiva. Possui Doutorado em Química (área de concentração: Química Inorgânica) (2019) pela Universidade Federal de São Carlos, Mestrado em Química (área de concentração: Química Analítica) (2015), Licenciatura em Química (2013) e bacharelado em Oceanografia (2013) pela Universidade Federal do Maranhão.
Jackson da Silva Santos
Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Alagoas (1997), Especialista em Formação Docente para o Ensino superior na Faculdade de Ciência e Extensão, Mestre em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e Doutor em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). Foi professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) até agosto de 2020. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), atuando na licenciatura e integrado. Participou como membro do Conselho Superior de Pesquisa e Extensão (CONSEPEX) no IFRN e atualmente é membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) no IFCE. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: caracterizações físico-químicas, tensoativo semissintético saponificado, laboratórios de química, desenvolvimento de tecnologias limpas e microemulsão. Como formação complementar fez Capacitação em Gestão Pública (305 horas: Excelência no Atendimento, Desenvolvimento de Equipes, Contratações Públicas, Ética e Administração Pública, Gestão Estratégica com Foco na Administração Pública, Direito Administrativo para Gerentes no Setor Público, Introdução ao Orçamento Público, Gestão de Projetos e Controles na Administração Pública). Coordenou o Projeto Campus Verde do IFRN (projeto ambiental no Campus) e o curso de Licenciatura em Química do IFRN – campus Currais Novos. Ministrou curso sobre normas ABNT e documentos oficiais para consultores da UNESCO/SNJ na Secretaria Nacional da Juventude. Atuou com representante social no Projeto amigos da Família (PROAMFA) durante cinco anos na cidade de Parnamirim-RN. Em atuação extracurricular é Pastor Evangélico.
Leonardo Ribeiro de Barros
Professor EBTT de Libras (IFCE Campus de Boa Viagem); Mestre em Educação Bilíngue (INES); Especialista em Linguística Aplicada (UFMS) e Educação Inclusiva (UFMS). Graduado em Letras: Português/Literaturas (UFF).
Acrisio Lins de Aguiar
Aline Nunes Paiva
Amanda Lima de Sousa
Ana Gisele Rodrigues da Silva
Ana Karine Oliveira da Silva
Anderson Fontenele Chaves
Antonia Maiara Vieira da Silva
Antonio Avelar Macedo Neri
Brena Samyly Sampaio de Paula
Clayane Carvalho dos Santos
Dirrane de Oliveira Souza
Francisca Núbia Alves da Silva
Francisca Renata Ventura Tenório
Francisco Denilson Chaves da Silva
Gean Lucas Ribeiro Almeida
Gildásio da Silva Torres
Jackson da Silva Santos
Janaina Rafaella Scheibler
João Marcos de Souza
João Victo Higino de Medeiros
Jose Edmar da Silva Campos Filho
Leonardo Barros de Lima
Marcelo de Castro Soares
Mariano George Sousa Vieira
Náldia Paula Costa dos Santos
Nayara Gomes da Silva
Raiane Ribeiro Araújo
Rayane Ferreira Soares
Robson Gomes Leitão
Sandy Sampaio Pimentel
Talita de Almeida Severo Lobo
Tamires Farias de Sousa
Vitor Emanuel Araujo Ribeiro
Sumário
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Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20