Docência no Brasil: caminhos e desafios
Organizado por:
Prof.° Me. Ednan Galvão Santos
Prof.ª Ma. Karine Chaves Pereira Galvão
ISBN
978-65-5379-454-2
DOI:
10.47573/aya.5379.2.280
N° páginas:
246
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
29-02-2024
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
O caráter aberto dos estudos sobre educação
Tivemos a alegria de organizar esta obra coletiva intitulada “Docência no Brasil: caminhos e desafios”, com o objetivo de ofertar uma contribuição ao desenvolvimento do tema da educação em seus diferentes níveis. As diferentes abordagens, levadas a efeito pelos coautores, exprimem aspectos teóricos e práticos da atividade docente.
Atribuímos ao presente texto de apresentação o título: “O caráter aberto dos estudos sobre educação”. Com isso queremos assinalar que as pesquisas realizadas no âmbito deste livro não possuem a pretensão de apresentar respostas definitivas sobre a temática. Todos os capítulos trazem pontos de vista que não exaurem as possibilidades de análise.
Decorre da própria mutabilidade do ser humano a natureza mutável da educação. Por conseguinte, os estudos sobre a educação – os quais, assim como a própria educação, constituem construções humanas – estão em constante transformação. Nada é estático nessa seara.
Destarte, os estudos sobre educação possuem caráter aberto. As múltiplas possibilidades de investigação são infindáveis. Não se fecham. É sempre possível identificar aspectos ainda não abordados. É igualmente permitido mudar de opinião, de perspectiva, de prisma.
Nesse diapasão, ninguém é o senhor da verdade ao produz conhecimento. Afinal, toda a produção de conhecimento é marcada pela relatividade. Essa circunstância reforça a importância de adotarmos sempre a postura de humildade perante o universo do saber. Fortalece, ademais, a ideia de alteridade, da qual promana o valor do respeito às convicções dos outros, mesmo que sejam distintas das nossas – trata-se, no fundo, de respeitar as diferenças.
Que este livro possa cumprir o seu objetivo! Desejamos uma excelente leitura!
Ednan Galvão Santos e Karine Chaves Pereira Galvão
Salvador, 29 de fevereiro de 2024.
Ednan Galvão Santos
Advogado e Professor universitário. Graduado em Direito. Licenciado em Filosofia. Investigador do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Coimbra (Portugal). Doutorando em Direito Público pela Universidade de Coimbra (Portugal). Doutorando em Filosofia pela Universidade do Porto (Portugal). Membro do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional – IBDC.
Karine Chaves Pereira Galvão
Graduada em Enfermagem/Universidade Presidente Antônio Carlos/Campus Ubá, MG (2009). Mestre em Enfermagem, Linha de Pesquisa: Saúde Coletiva/Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Formação em Tutoria Pedagógica de Educação a Distância/UFMG (2016). Enfermeira da Universidade Federal de Viçosa (UFV), preceptora e supervisora de estágio do curso de Enfermagem da UFV, entre 2010 e 2022, vínculo efetivo. Professora do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, vínculo temporário (atual).
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20