Aplicabilidade, habitabilidade e sustentabilidade da alvenaria com bloco de concreto aparente em instituições de ensino
Autora:
Michelle Daiany da Conceição Trajano
ISBN
978-65-5379-287-6
DOI:
10.47573/aya.5379.1.155
N° páginas:
134
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
10-08-2023
Área do Conhecimento
Engenharias
Licença:
A alvenaria estrutural é considerada uma alternativa vantajosa e de bom desempenho econômico, reduzindo os grandes volumes de resíduos, assim como o uso de outros materiais (aço, madeira e revestimentos). Esse sistema é largamente empregado em construções de casas, edifícios comerciais e residenciais, no entanto, seu uso em edifícios com fins educacionais é menos encontrado.
O objetivo do presente estudo foi analisar a alvenaria com blocos de concreto do ponto de vista do usuário, no sentido de verificar os processos de aplicabilidade, sustentabilidade e habitabilidade do edifício construído com racionalização das etapas construtivas do ambiente educacional. O caso estudado, Escola Estadual Jardim Marisa, em Campinas (SP), teve seu processo de verificação de desempenho analisado in loco, com coleta de dados realizadas através de questionários com usuários, professores, funcionários e alunos, assim como a verificação da orientação solar durante os períodos matutino e vespertino, das 08:00 às 12:00 e 14:00 às 17:30 horas.
Além da pesquisa de campo, foram utilizadas pesquisas bibliográficas, entrevistas técnicas e registros fotográficos, todos pautados em aspectos éticos segundo determinação de legislação em vigor. Após a investigação desse processo, por meio de pesquisa de campo e revisão bibliográfica, verificou-se que a alvenaria com paredes de blocos de concreto aparente em instituições de ensino se tornou uma forma racional de projetar, porém com algumas limitações em relação ao layout, a vãos muito grandes e cuidados com os materiais empregados no edifício escolar estudado.
O armazenamento de calor dentro da edificação com blocos de concreto aparente durante determinados períodos do dia labora como estratégia para dissipação do calor, diminuindo e aumentando as temperaturas internas e externas da escola. Desta forma, criam-se fatores importantes que irão influenciar durante o inverno e verão. Por outro lado, foi observado também o bom aproveitamento das cores, regular processo de ventilação e conforto satisfatório dentro do que foi proposto pelo projeto.
Outro fator relevante trata-se da acústica da instituição, que de modo geral foram aplicados materiais isolantes que minimizaram os efeitos sonoros do ambiente, tendo resultados satisfatórios.
Michelle Daiany da Conceição Trajano
Arquiteta e urbanista, atuou como professora universitária na Faculdade Meta curso tecnólogo em construção de edifícios,bem como nas Faculdades de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia civil Fama-AP e Centro de ensino superior do Amapá. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Pos-graduação lato sensu em docência do ensino superior para Arquitetura e urbanismo pela Faculdade Afonso Cláudio Minas gerais (F.A.A.C). Mestrado em Estruturas e Construção Civil com distinção pela Universidade Federal de São Carlos, proficiência nos moldes do TOEFL ITP pelo centro de ensino de lingua e literaturas inglesas e americana-Me. Atuou como diretora da secretaria de desenvolvimento urbano e habitacional de Macapá , onde coordenou o departamento de fiscalização de uso e ocupação do solo e o Departamento de fiscalização de obras do município, coordenou do curso técnico em edificações da Faculdade Apoena/Ap . Tem experiência profissional nas áreas de Arquitetura e Tecnologia, com ênfase em Desempenho de Edifícios e Sustentabilidade na Construção. Como pesquisadora, atua principalmente nos seguintes temas: desempenho térmico de materiais e sistemas construtivos; sustentabilidade no ambiente construído; tecnologia das construções; conforto ambiental e alvenaria estrutural com blocos de concreto aparente.