Educação: um universo de possibilidades e realizações 8
Organizado por:
Prof.ª Ma. Tânia Maria de Carvalho Câmara Monte
ISBN
978-65-5379-340-8
DOI:
10.47573/aya.5379.2.241
N° páginas:
196
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
31-10-2023
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
Vivemos em um mundo em constante evolução, onde a educação se apresenta como o alicerce que permite o desenvolvimento humano. Nesta nova edição de “Educação: um universo de possibilidades e realizações”, somos guiados por um passeio diversificado pelo universo educacional, ampliando nosso conhecimento e oferecendo novas perspectivas para enfrentar os desafios da educação contemporânea.
Iniciamos nossa jornada com uma profunda análise sobre a aprendizagem significativa no ensino de ciências, através de uma investigação minuciosa às atividades experimentais. Este estudo nos provoca a refletir sobre o ensino científico na atualidade, sendo crucial para a formação integral do cidadão contemporâneo.
Daí, somos levados à reflexão sobre a influência do movimento escola nova na educação da atualidade. Este estudo nos permite entender como as reformas educacionais contemporâneas resgatam princípios desse movimento, trazendo à luz sua relevância no panorama educacional atual e, por sua vez, conectando-se diretamente com os desafios e estratégias pedagógicas na educação de jovens e adultos.
Este fio condutor nos leva ao entendimento do alfabetismo enquanto um processo de consolidação da alfabetização na dimensão da psicogênese da escrita, uma reflexão que se entrelaça com a análise da contribuição do professor no processo de aprendizagem de crianças com dislexia. A complexidade da alfabetização é, então, aprofundada ao explorar estratégias para alfabetizar o aluno da EJA através da literatura, iluminando a importância de um sistema educacional inclusivo e eficaz.
O letramento estatístico nos anos iniciais do ensino fundamental surge como uma temática essencial, seguindo-se da intrigante relação entre matemática e língua portuguesa. Esses temas, em conjunto com o estudo de caso dos principais transtornos acometidos na adolescência, oferecem uma panorâmica da formação integral dos indivíduos, reforçando a valorização da diversidade e a inclusão.
Ao adentrarmos os desafios dos distúrbios e dificuldades na aprendizagem, somos conduzidos à discussão sobre a importância da relação família/escola no desempenho escolar da criança. Esses temas, intrinsecamente relacionados, enfatizam a necessidade de uma abordagem multidimensional e integrada na educação.
Finalmente, adentramos o universo do ensino superior com reflexões sobre o aprender e as avaliações neste nível educacional, o sistema atual de educação policial de Honduras e as concepções sobre aprendizagem neste contexto. Este conjunto de temáticas nos oferece uma visão crítica e construtiva do ensino superior, fechando nossa jornada com chaves de ouro. Assim, este volume se apresenta como uma obra essencial para todos aqueles envolvidos com a educação, desde os profissionais da área até os interessados no tema, oferecendo uma visão abrangente e profunda sobre o universo educacional e suas diversas nuances. Boa leitura!
Tânia Maria de Carvalho Câmara Monte
Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Especialista em Filosofia e Psicologia Transpessoal, Neuropsicopedagoga Clínica, Institucional e Hospitalar. Graduada em: Turismo, Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica. Orientadora de trabalhos científicos na graduação e pós graduação, com 18 artigos internacionais publicados, 3 capítulos de livros, sendo um em Portugal e diversos artigos nacionais em diversas áreas como: Educação, Gestão e Psicologia, Avaliadora das Revistas: Cadernos de Pedagogia – UFSCar, Interfaces da Educação, Inter-Legere – UFRN, Psicologia, Diversidade e Saúde Pública e RBE – Revista Brasileira de Educação. Possui experiência nas áreas de Educação, com ênfase em Inclusão e competências Socioemocionais e Psicologia, com ênfase em Treinamento de Pessoal Pesquisadora da base de pesquisa: Saúde, Trabalho e Meio Ambiente, Gestão Emocional e Consultora Empresarial em Recursos Humanos, Recrutamento e Seleção, Treinamento e Capacitação, Qualidade de Vida e Saúde Ocupacional e Coach Corporativo Transpessoal. Coordenadora do MBA em Gestão de Pessoas, Professora Conteudista e Tutora do Núcleo á Distância da UNIFACEX.
Sumário
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Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20