Anos Iniciais do Ensino Fundamental: teorias, reflexões e práticas
Organizado por:
Prof.ª Dr.ª Andréa Haddad Barbosa
ISBN
978-65-5379-306-4
DOI:
10.47573/aya.5379.2.219
N° páginas:
97
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
31-08-2023
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
É com grande satisfação que apresento o livro “Anos Iniciais do Ensino Fundamental: teorias, reflexões e práticas”. Este livro reúne uma série de capítulos que tratam sobre temas importantes na educação das crianças nos primeiros anos da escola. Os autores compartilham suas experiências e ideias para ajudar educadores, pesquisadores e interessados na área.
No começo, há um capítulo sobre o estágio supervisionado, onde os futuros professores contam suas experiências de ensino. Depois, temos capítulos que falam sobre como é essencial aprender a ler e escrever desde cedo, mas também mostram que isso pode ser difícil para algumas crianças. A educação ambiental também é discutida, mostrando como podemos ensinar sobre cuidar do meio ambiente.
Outro tópico abordado é a alfabetização e letramento, ou seja, aprender a ler e também entender o que se lê. Além disso, um capítulo interessante explora como as cidades podem ser usadas como espaços de aprendizado, e há também um capítulo que fala sobre a inclusão de alunos com autismo na escola.
Este livro oferece diferentes perspectivas e dicas práticas para quem trabalha com crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. É uma leitura valiosa para quem deseja melhorar a educação e o desenvolvimento das crianças.
Boa Leitura!
Andréa Haddad Barbosa
Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Filadélfia (2002) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2006), doutorado em Educação pela UNESP/MARÍLIA (2014), na área da Administração da Educação. Professora no Curso de Pedagogia desde 2007. Professora em Cursos de Pós-Graduação em Educação. Experiência na coordenação pedagógica na Educação Básica e no Ensino Superior. Professora na disciplina de Didática da Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Integrante do LAI – Laboratório dos Anos Iniciais: ensino, pesquisa e extensão.
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20