- +55 (42) 3086-3131
- +55 (42) 9 9906-0630
- Seg - Sex: 9:00 - 11:30 | 13:00 - 18:00

Indisciplina no contexto escolar: causas e perspectivas de solução
Autor:
Prof.° Me. Antonio Eudes Mota
ISBN
978-65-5379-241-8
DOI:
10.47573/aya.5379.1.136
N° páginas:
59
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
19-05-2023
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
29
Sobre o Livro
Sobre o Autor
Sobre o Livro
A presente pesquisa tem como tema principal a indisciplina escolar, suas causas e perspectivas de solução. Sabemos que esse é dos assuntos mais questionados ultimamente em todas as escolas públicas e privadas. Este projeto aborda sobre um tema de grande interesse por parte de todos que fazem a educação. Escolhemos o tema “a indisciplina escolar”, pois estamos vivenciando no dia-a-dia de nossa escola a indisciplina de crianças e adolescentes e isso nos preocupa porque interfere na aprendizagem e está entre um dos desafios dos professores, pois manter a disciplina em uma sala de aula é sem dúvida uma tarefa muito árdua.
Sabemos que gritos, ameaças, autoritarismo e mandar o aluno para a diretoria não funciona mais. Diante de tal situação vivenciada dia-a-dia. Podemos dizer que a desestruturação da família é também um dos fatores que interfere muitas vezes para comportamentos indisciplinares. Por exemplo: Muitas vezes temos que passar por algumas situações muito difíceis, como é o caso de alguns alunos que sofrem violência física em casa, outras vezes são filhos de viciados em drogas e veem o mau comportamento dos pais, e, na maioria dos casos eles também levam essa violência para dentro da sala de aula.
Vale ressaltar que o ambiente familiar é um ponto de referência, ou seja, um exemplo para crianças e adolescentes e se no âmbito há violência dentro de casa, pais que brigam e a falta de diálogo contribuem diretamente para a indisciplina. Outro fator relevante são os valores humanos como: respeito, amor ao próximo, compreensão e ética. No entanto esses valores quando não trabalhados acabam gerando uma série de conflitos interferindo na vida escolar do educando tornando-o agressivo, revoltado e sem motivação para os estudos.
Existe também outro fator que é o âmbito escolar, pois se ao chegar à escola o aluno não encontra apoio, como: um ambiente acolhedor, uma aula inovadora, atrativa e um professor que resgate os valores, sua autoestima dificilmente terá um bom comportamento. Diante do problema abordado é necessário que todos nós, educadores, pais, comunidade, núcleo gestor e demais órgãos competentes, criem ferramentas para trabalhar a família e a comunidade escolar amenizando a indisciplina.
Sobre o Autor
Antonio Eudes Mota
Mestre em Ciências da Educação. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2004) Licenciatura Plena em Letras pela Faculdade Kurios (2015). Especialização em Língua Portuguesa e Literatura. Pós-Graduado em Alfabetização e Letramento. Especialista em Neuropsicopedagogia. Atualmente é professor da Escola Municipal Dr. Edmilson Barros de Oliveira, Redenção-CE. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.
Ler On-line
