Indisciplina no contexto escolar: causas e perspectivas de solução
Autor:
Prof.° Me. Antonio Eudes Mota
ISBN
978-65-5379-241-8
DOI:
10.47573/aya.5379.1.136
N° páginas:
59
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
19-05-2023
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
A presente pesquisa tem como tema principal a indisciplina escolar, suas causas e perspectivas de solução. Sabemos que esse é dos assuntos mais questionados ultimamente em todas as escolas públicas e privadas. Este projeto aborda sobre um tema de grande interesse por parte de todos que fazem a educação. Escolhemos o tema “a indisciplina escolar”, pois estamos vivenciando no dia-a-dia de nossa escola a indisciplina de crianças e adolescentes e isso nos preocupa porque interfere na aprendizagem e está entre um dos desafios dos professores, pois manter a disciplina em uma sala de aula é sem dúvida uma tarefa muito árdua.
Sabemos que gritos, ameaças, autoritarismo e mandar o aluno para a diretoria não funciona mais. Diante de tal situação vivenciada dia-a-dia. Podemos dizer que a desestruturação da família é também um dos fatores que interfere muitas vezes para comportamentos indisciplinares. Por exemplo: Muitas vezes temos que passar por algumas situações muito difíceis, como é o caso de alguns alunos que sofrem violência física em casa, outras vezes são filhos de viciados em drogas e veem o mau comportamento dos pais, e, na maioria dos casos eles também levam essa violência para dentro da sala de aula.
Vale ressaltar que o ambiente familiar é um ponto de referência, ou seja, um exemplo para crianças e adolescentes e se no âmbito há violência dentro de casa, pais que brigam e a falta de diálogo contribuem diretamente para a indisciplina. Outro fator relevante são os valores humanos como: respeito, amor ao próximo, compreensão e ética. No entanto esses valores quando não trabalhados acabam gerando uma série de conflitos interferindo na vida escolar do educando tornando-o agressivo, revoltado e sem motivação para os estudos.
Existe também outro fator que é o âmbito escolar, pois se ao chegar à escola o aluno não encontra apoio, como: um ambiente acolhedor, uma aula inovadora, atrativa e um professor que resgate os valores, sua autoestima dificilmente terá um bom comportamento. Diante do problema abordado é necessário que todos nós, educadores, pais, comunidade, núcleo gestor e demais órgãos competentes, criem ferramentas para trabalhar a família e a comunidade escolar amenizando a indisciplina.
Antonio Eudes Mota
Mestre em Ciências da Educação. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2004) Licenciatura Plena em Letras pela Faculdade Kurios (2015). Especialização em Língua Portuguesa e Literatura. Pós-Graduado em Alfabetização e Letramento. Especialista em Neuropsicopedagogia. Atualmente é professor da Escola Municipal Dr. Edmilson Barros de Oliveira, Redenção-CE. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.