Leitura, literatura e produção textual: práticas pedagógicas inovadoras 3
Organizado por:
Profª. Ma. Patricia Ferreira dos Santos
ISBN
978-65-5379-275-3
DOI:
10.47573/aya.5379.2.200
N° páginas:
186
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
28-07-2023
Área do Conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Licença:
É com alegria e satisfação que, na qualidade de organizadora, tenho a honra de apresentar o terceiro volume da coleção “Leitura, literatura e produção textual: práticas inovadoras volume 3”. É relevante destacar que esse volume, embora siga a linha dos anteriores, apresenta conteúdos inovadores na perspectiva da linguística textual e da literatura como objeto de estudo.
Na obra, apresentamos um compilado de artigos (capítulos) com temáticas voltadas para os círculos de leitura, análises de gêneros textuais, análises de obras literárias aclamadas pelo público e textos que trazem a literatura como ferramenta de transformação social.
Tal modificação ou inclusão dessa nova vertente teve como foco convidar você, leitor, a desprender-se de uma visão reducionista das pesquisas na área das Letras. Isto é, além de levarmos até você textos que retratam o chão da escola na perspectiva do ensino Língua Portuguesa, o convidamos a ampliar essa visão para enxergar análises linguísticas e análises literárias produzidas por profissionais e estudantes que observam as palavras em seu mais íntimo significado.
Por fim, desejo que essa coletânea acrescente em você, leitor, conhecimentos capazes de motivá-lo a acreditar em práticas pedagógicas e análises textuais que encaminham os sujeitos para o protagonismo e para uma sociedade crítica. Finalizo minhas palavras, o convidando para, além de ler , analisar cada capítulo desse livro Estaremos juntos a cada página lida e após suas reflexões estaremos certos de que mais uma vez essa coletânea fez a diferença.
Boa leitura!
Patricia Ferreira dos Santos
Possui Mestrado em Letras pela Universidade do estado do Rio Grande do Norte (UERN) em 2019; graduação em Pedagogia pela Faculdade Kurios (FAK) em (2018) e graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em (2014). Pós- graduação em Docência e Gestão na Educação à Distância pelo Instituto Superior de Educação do CECAP em 2018; Pós- graduação em Gestão, Supervisão e Orientação Educação pela Universidade Candido Mendes em 2017; Atualmente é professora efetiva de Língua Portuguesa da Prefeitura Municipal de São bento; Coordenadora e professora do curso de Pedagogia Presencial e EAD da Faculdade Sucesso (FACSU). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do ensino Superior; área de letras com ênfase em Linguística Aplicada e área de pedagogia com especificidade em Metodologias ativas para a educação infantil e o Ensino Fundamental I.
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20