Desafios da educação na contemporaneidade 11
Organizado por:
Prof.° Dr. Alderlan Souza Cabral
ISBN
978-65-5379-341-5
DOI:
10.47573/aya.5379.2.242
N° páginas:
157
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
31-10-2023
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
Em “Desafios da educação na contemporaneidade – Volume 11”, somos convidados a explorar diferentes esferas que moldam a realidade educacional do nosso tempo. Cada temática abordada constitui um convite à reflexão e ao debate sobre a complexidade e os desafios do universo educacional contemporâneo.
Iniciamos nossa jornada com uma análise sobre as competências avaliadas no ENEM, as quais representam o cerne da avaliação educacional brasileira. Este entendimento nos permite compreender os critérios avaliativos que orientam nossas práticas educacionais.
A compreensão do passado e do presente, mediada pela relação entre memória e história, surge como um contraponto à avaliação prática. Este tema sugere uma reflexão profunda sobre como podemos utilizar a memória e a história como ferramentas pedagógicas, criando um diálogo entre o passado e o presente.
Este diálogo se prolonga na temática da avaliação em larga escala, onde buscamos entender os fatores que influenciam os resultados das escolas estaduais de Manaus – Amazonas. Esta análise reforça a importância da avaliação como instrumento de melhoria da qualidade da educação.
A identidade e os saberes do professor, a formação de professores alfabetizadores à luz da Teoria de Bakhtin, e a formação do professor no processo de inclusão de crianças com deficiência auditiva, emergem como temas cruciais. Eles nos convidam a refletir sobre os desafios que os educadores enfrentam para se preparar para o século XXI.
Os desafios do ensino na era da pandemia da Covid-19 e a formação profissional e mediação de conflitos neste contexto, nos apresentam uma nova realidade que precisamos enfrentar. Esta realidade, marcada pela crise sanitária e pelo ensino remoto, nos faz reavaliar nossas práticas pedagógicas.
O ensino da ortopedia durante a graduação médica se apresenta como um desafio constante que requer uma profunda revisão das práticas e estratégias pedagógicas. Este tema nos leva a refletir sobre a necessidade de adaptar o ensino à realidade contemporânea.
A conclusão desta obra se dá com a análise do impacto dos dispositivos móveis na aprendizagem e o uso de fontes históricas no ensino de história colonial. Estes temas destacam a importância de integrar as novas tecnologias e as fontes históricas no processo de ensino-aprendizagem.
Esperamos que este volume provoque reflexões e inspire debates sobre os desafios da educação na contemporaneidade, oferecendo aos leitores uma visão ampla e aprofundada dos temas propostos.
Boa leitura!
Dr. Alderlan Souza Cabral
Possui graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Luterana do Brasil (2010), graduação em Logística pela Universidade Luterana do Brasil (2012), mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol (2017) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol (2019). Atualmente é doutor orientador temporário – UNITI BRASIL, estatutário da Prefeitura Municipal do Careiro da Vázea e estatutário da Prefeitura Municipal de Autazes. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em orientação de Metodologias Técnicas Científicas com mais 490 orientações entre Mestrado e Doutorado.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8583035818376126
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20