A pós-graduação no IFMA Campus São Luís Monte Castelo: caminhos e práticas investigativas
Organizado por:
Prof.ª Dr.ª Déa Nunes Fernandes, Prof.ª Dr.ª Naiza Maria Castro Nogueira, Prof.ª Dr.ª Scheila Regina Gomes Alves Vale e Prof.ª Dr.ª Yrla Nívea Oliveira Magalhães
ISBN
978-65-5379-123-7
DOI:
10.47573/aya.5379.2.122
N° páginas:
149
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
29-11-2022
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
Este e-book configura uma reunião de esforços sintetizados no registro de resultados de investigações realizadas no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) no âmbito de programas de pós-graduação stricto sensu. As linhas de cada texto que compõem a obra foram delineadas por pesquisadores, professores e estudantes vinculados a programas de pós-graduação no Campus São Luís – Monte Castelo A razão da apresentação desta obra pela Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Campus São Luís – Monte Castelo (DPPGI- MTC) reside na possibilidade de publicizar, socializar e divulgar junto à comunidade acadêmica trabalhos produzidos por esses profissionais.
A obra é composta de 10 (dez) artigos. No primeiro artigo “Azulejos históricos de São Luís-MA, Brasil: caracterização química e mineralógica no diagnóstico de patologias por sais solúveis e agentes biológicos”, de Marta Gabriela Araújo Amorim, Antonio Ernandes Macedo Paiva e Marcelo Moizinho Oliveira. Estes autores abordam que São Luís possui o título de patrimônio da humanidade devido ao seu acervo arquitetônico e por ter uma quantidade significativa de edificações de caráter histórico tombados. Grande parte dessas edificações possuem painéis azulejares que necessitam de constante conservação e/ou restauro. Para tal, realizaram um estudo do padrão de seus azulejos e o diagnóstico das patologias das fachadas, por meio de análises químicas, difração de raios X e microscopia eletrônica de varredura. A análise química mostrou que os óxidos predominantes foram SiO2, Al2O3 e CaO os quais foram corroborados com o estudo mineralógico realizado pela difração de raios X. As análises por microscopia eletrônica de varredura mostraram poros e microfissuras no vidrado, além de material biológico e por meio das análises de espectroscopia de energia dispersiva foi possível verificar os elementos que compõem as fases obtidas por difratometria de raios X. Os principais agentes patológicos encontrados nos azulejos foram sujidades, sais solúveis e agentes biológicos, que são potencializados pela presença de umidade, luz solar e vegetação na estrutura. A situação de algumas fachadas estava tão grave, que era possível encontrar quase todas ou todas as patologias listadas pela literatura ou mesmo em um só azulejo.
Em “A evasão nos Institutos Federais do ponto de vista do órgão de controle e do MEC: análise das recomendações e ações mitigadoras empreendidas no Instituto Federal do Maranhão”, as autoras Retieli de Oliveira Silva e Paula Francineti de Araújo Tavares abordam sobre a evasão escolar, que é afetada por vários fatores. O TCU, ao fazer auditoria nos Institutos Federais apontou alguns desses fatores e inferiu que desenhar políticas ou estratégias de combate à evasão nessas Instituições constitui-se em uma tarefa complexa e afirmaram que era de suma importância que o IFMA realizasse um trabalho de diagnóstico no intuito de verificar a situação dos alunos matriculados, além de identificar quais cursos, regiões, eixos tecnológicos e arranjos produtivos poderiam apresentar maiores probabilidades de ocasionar evasão e retenção e menores taxas de conclusão. Recomendou também que era necessário que os recursos de assistência estudantil fossem priorizados para os Campi com alunos em formação e direcionados preferencialmente para os programas de auxílio alimentação, transporte e moradia, que são os responsáveis diretos para que os alunos carentes possam se manter no sistema e concluir no tempo previsto os seus cursos.
O artigo “Debates em torno da formação inicial de professores: um mapeamento de pesquisas na área” dos autores Ana Paula Brito Sousa e Raimundo Santos de Castro teve por objetivo refletir acerca da formação inicial de professores, identificando os assuntos e/ou temas mais discutidos e analisando algumas referências utilizadas. Para tanto buscaram produções científicas, disponíveis em bases indexadoras nos últimos cinco anos, no período de 2015 a 2019, identificando aquelas que discutem a formação inicial de professores. Após pesquisa bibliográfica, buscaram, a partir da leitura do título, dos resumos dos trabalhos, das suas conclusões e seus principais tópicos, dividir os assuntos em grandes áreas de abordagens, verificando o percentual de trabalhos existentes em cada área e suas principais ideias. Ao final, retomaram as análises que, de forma geral, proporcionaram compreender as perspectivas que os textos traziam acerca da formação humana integral em suas abordagens. Para a seleção dos trabalhos científicos, foram utilizadas 03 (três) bases indexadoras de dados: Directory of Open Acess Journals, Science Direct e Scielo. A metodologia adotada foi a do Mapeamento Sistemático.
No artigo “Educação a distância mediada pelo uso das tecnologias da informação e comunicação na EJA”, Maria Cristiane Souza Rodrigues e Eliane Maria Pinto Pedrosa discutem acerca da Educação a Distância (EAD) e as tecnologias da informação e comunicação (TIC’S) no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica que teve como objetivo refletir sobre o potencial do ensino a distância, mediado pelas TIC’S como possibilidade significativa emergente na Educação de Jovens e Adultos na Educação Básica. A pesquisa buscou aprofundamento a partir das contribuições teóricas de autores que se debruçam nos campos que compõem a temática estudada: a EAD, as TIC’S e a EJA. Inicialmente foram discutidos os elementos contextuais nos quais a EJA foi se constituindo modalidade educacional e como direito constitucional. Em seguida foi apresentada a importância das TIC’S como ferramentas para o ensino a distância na EJA, e por fim, realizou-se o embasamento teórico da EAD, mediada pelas novas tecnologias, com a análise do potencial de assegurar o direito dos jovens e adultos a EJA, numa dimensão qualificadora. Os resultados alcançados demonstram que muito já foi feito pela EJA, mas ainda existem muitos desafios a serem enfrentados por essa modalidade, e que a EAD pode exercer um papel fundamental que é de levar educação a todos em qualquer lugar a qualquer momento, educando para a vida.
No artigo intitulado “Entre o marginal e o gerente: sobreposições de identidades discursivas do negro e sua relação com o trabalho pelo viés da publicidade”, Ana Lourdes Queiroz da Silva mostra que o anúncio publicitário suscita imagens e identidades discursivas diversas para os sujeitos ali dispostos e consegue, pelo modo de enunciar, suscitar a sobreposição de tempos e lugares, resultado reforçado pelo não-verbal, em que o efeito-sujeito é também construído por meio dos pré-discursos que alimentam e fazem circular esses saberes e crenças que povoam o imaginário coletivo em torno da relação do sujeito negro com o trabalho.
Os autores Valter Alves de Meneses, Waldemir dos Passos Martins, Paulo Victor Cunha Caetano e Valdemar Silva Leal apresentam o texto “Influência da energia de soldagem na geração dos gases CO e CO2 no processo de soldagem MIG/MAG e os impactos na saúde ocupacional” onde mostram que os processos de soldagem à gás (Gas Metal Arc Welding) utilizam de diferentes misturas de gases de proteção a fim de conferir características distintas ao arco elétrico, modo de transferência metálica e aos cordões de solda, no que se diz respeito a geometria, penetração, diluição e porosidades. Estes gases formados durante os processos de soldagem podem afetar a saúde respiratória de soldadores. Assim, para a realização dos ensaios de medição dos gases gerados durante o processo de soldagem, foram realizadas soldas sobre chapa, na posição de topo e foi observado que para os valores de geração de CO2, os dados aquisitados durante os ensaios realizados com gás de proteção 100%CO2 variaram com limites acima dos valores estipulados pela NR-15 (3900ppm) e pelos limites permissíveis de exposição da OSHA (5000 ppm). Já os dados referentes a geração de CO2 durante os ensaios com gás de proteção Ar+25%CO2 não ultrapassaram os limites estipulados pela NR-15 e os limites permissíveis de exposição da OSHA.
Matheus Maia Roque, Maria Cristiane Souza Rodrigues, Hugo Rossa Camelo, Eliane Maria Pinto Pedrosa e Paula Francineti de Araújo Tavares no artigo “Mapeamento sistemático dos produtos educacionais vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica na linha de pesquisa de Práticas Educativas em EPT” traçam um perfil de produtos educacionais elaborados pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), associados com a linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), em quatro categorias de análise: progressão mensal da publicação dos produtos, Institutos Federais que publicam os produtos educacionais no portal eduCAPES, tipos de produtos publicados e público-alvo ao qual os produtos são destinados. Para tanto, foi aplicado o método de Mapeamento Sistemático, utilizando como bases de dados a plataforma eduCAPES, a plataforma Sucupira (Coleta CAPES) e os repositórios de dissertações do ProfEPT dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Como resultados, foi possível perceber uma maior concentração de produtos do tipo Guias/Manuais (25%) e Livros (21%), em detrimento de demais produtos. Notou-se, ainda, uma concentração nos meses de julho e agosto no que tange ao cadastramento dos produtos educacionais na plataforma eduCAPES, sendo os Institutos Federais de Santa Catarina e do Espírito Santo as instituições com maior número de cadastramento, com 38% e 29% respectivamente. Por meio dos dados obtidos, foi possível perceber que cerca de 46% dos produtos mapeados são direcionados exclusivamente aos docentes da rede EPT, contribuindo para a formação pedagógica desses professores ou funcionando como guias metodológicos a serem aplicados em sala de aula. Por fim, verificou-se uma maior concentração de produtos educacionais que se utilizam de meios textuais (digitais e impressos), em detrimento de demais formas de aplicação, bem como observou-se a alta produção voltada para docentes da EPT, havendo, portanto, a necessidade de se pensar outras formas de produção que possam ser elaboradas para contemplar todo o espaço escolar.
Em “O Ensino e a Aprendizagem da Matemática no ensino médio integrado por meio de paródias musicais”, os autores Adão José Martins e Raimundo Santos de Castro apresentam os resultados da pesquisa de Mestrado realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFMA, Campus São Luís – Monte Castelo, que teve como objetivo investigar as potencialidades da Música, por meio da elaboração de paródias, em contribuir para o ensino e aprendizagem de Matemática. Os autores discutem acerca de questões envolvendo aspectos da metodologia para o ensino e a aprendizagem, mais especificamente, a possibilidade do uso da Música como suporte metodológico para a disciplina. Com base nos resultados obtidos e nas percepções dos discentes participantes da pesquisa, apontam que a paródia quando utilizada de forma correta e com objetivos claros, é uma alternativa metodológica eficiente, viável e que pode trazer grandes contribuições para o processo de ensino-aprendizagem de Matemática. O seu uso possibilita a interação e a sociabilidade entre os discentes, além de fazer com que a aprendizagem dos conteúdos ocorra de forma natural.
No artigo “Reciclagem de copos plásticos pós-consumo para produção de filamentos para impressora 3D”, os autores versam sobre como os plásticos pós-consumo tornaram-se um problema ambiental quando descartados de forma inadequada, em virtude da não biodegradabilidade e a contaminação do solo e corpos d’água. Desta forma, propõem uma alternativa tecnológica para reciclagem de copos descartáveis usados, transformando-os em filamentos para impressora 3D. As amostras de copos de polipropileno e poliestireno coletadas no restaurante de uma Instituição de Ensino, sendo lavados e triturados. Em seguida, o material foi extrudado para produção de filamentos de PP 100%, OS 100% e misturas PP%/PS% de 90/10; 70/30; 60/40. As amostras foram submetidas a ensaios de tração e compressão. Os resultados revelaram que os filamentos produzidos a partir do polipropileno apresentaram melhores características mecânicas. Os filamentos produzidos a partir do poliestireno são frágeis e rígidos, já os de polipropileno são resistentes e flexíveis. O ensaio de resistência à tração, feito com as composições binárias de PP/PS mostrou que a melhor blenda formada foi à 70/30. Por outro lado, a composição 60/40 proporcionou a melhor resistência à compressão. Assim, ressaltam que a escolha da composição a ser utilizada na construção de peças dependerá do ambiente/propósito em que a mesma será aplicada.
No artigo intitulado “Prolegômenos ao conceito de ensino médio integrado: porque deve a educação geral integrar-se aos fenômenos de natureza pertencentes à categoria trabalho?” os autores Andrey Giordanio Lopes Salazar, Genilton Luis Freitas Marques, Eliane Maria Pinto Pedrosa, e Déa Nunes Fernandes tem como propósito fornecer subsídios teóricos ao estudo do Ensino Médio Integrado – EMI, expondo os princípios teórico-empíricos que fundamentam a relação das categorias trabalho e educação na modalidade.
Organizadoras
Déa Nunes Fernandes
Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão- UFMA (1988), Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus Rio Claro (2001). Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista- UNESP campus Rio Claro (2011). Membro do grupo de pesquisa “ História Oral e Educação Matemática”- GHOEM/UNESP. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática – GEPEM. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica – GEPEPT/IFMA. Professora do 3º grau do Departamento de Matemática do IFMA. Professora efetiva do Programa de Pós- Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do IFMA. Professora do Curso de Especialização em Ensino de Matemática – IFMA-MTC. Membro do Corpo de Assessores Científicos da Revista “Acta Tecnológica” do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão- IFMA. Consultora ad hoc da FAPEMA. Membro da Comissão de Avaliadores do Comitê Institucional de Pesquisa e Inovação da PRPGI/IFMA. Membro da Comissão de Avaliação de Professor Associado do IFMA. Tem experiência nas áreas Ciências Exatas e da Terra , Ciências Humanas e Multidisciplinar com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia do ensino de matemática, formação inicial e continuada de professores de matemática , história da educação matemática. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2790-1023.
Naiza Maria Castro Nogueira
Possui graduação em Ciências Biológicas, Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão (1992), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2003). Atualmente é professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Microalgas, atuando principalmente nos seguintes temas: limnologia, ecologia do fitoplâncton, educação ambiental, biologia, educação, educação especial e ensino.
Scheila Regina Gomes Alves Vale
Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Maranhão (1994), graduação em Licenciatura em Construção Civil pelo Centro Federal de Educação (1998), Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Centro Federal de Educação(2000), Mestrado(2015) e Doutorado (2020) no Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca(ENSP/FIOCRUZ). Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do campus São Luís Monte Castelo do Instituto Federal do Maranhão. Experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde do trabalhador.
Yrla Nívea Oliveira Magalhães
É Doutora em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia (UECE – RENORBIO – 2011). Possui Mestrado em Saúde e Ambiente (UFMA – 2004) e Graduação em Ciências Habilitação em Biologia (UEMA – 2000). É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) / Departamento Acadêmico de Biologia (DAB). É Coordenadora dos cursos de Biologia do Plano Nacional de Formação de Professores para a educação básica (PARFOR – IFMA) desde 2010. É Chefe do Departamento de Gestão de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (DGPI) da Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (DPPGI) do Campus Monte Castelo desde 2017. Tem experiência nas seguintes áreas: Educação Ambiental, Educação, Produtos Naturais, Parasitologia e Entomologia de insetos vetores de doenças tropicais.
Sumário
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Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20