Desenvolvimento e Educação 3
Organizado por:
Bruno Miranda Neves, Gaudêncio Frigotto, Jordan Rodrigues dos Santos, Caroline Andrade Fernandes, Carlos Alberto Gomes Pimentel Júnior, Zacarias Jaegger Gama e Cláudia Gonçalves de Lima
ISBN
978-65-5379-111-4
DOI:
10.47573/aya.5379.2.123
N° páginas:
257
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
28-11-2022
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
“A filosofia é o doce leite da adversidade.”
(William Shakespeare)
Em suas mãos está o volume III de Desenvolvimento e Educação, impresso sob a égide da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PR3) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na pessoa da Pró-reitora Cláudia Gonçalves, a quem já apresentamos os nossos agradecimentos e os quais renovamos aqui, pois sem a sua preciosa colaboração esta empreitada seria impossível.
A elaboração deste volume em plena pandemia de Coronavirus (SARS Covid-19) que ceifou quase setecentos mil vidas foi um ato de heroísmo de todos que participaram do processo que lhe deu origem, sobretudo pelo fato de agrupar virtualmente pessoas de diversas partes do país. O corpo docente e de funcionários técnico-administrativo do Programa de Extensão Desenvolvimento e Educação – Teotônio dos Santo (ProDEd-TS/UERJ) que, com denodo, viabilizou o curso mostrou grande determinação e capacidade de suplantar adversidades, merece um agradecimento especial. Diante do desafio que assolou a todos durante o isolamento social e, portanto, com limitação de deslocamentos e acessos, o programa ainda assim foi capaz de se arrojar, oferecer o melhor de si e colher os frutos que aqui são socializados. O corpo discente também fez, com igual destaque, a sua parte e surpreendeu pela qualidade desta produção. Dessa forma, o resultado do empenho de todos está condensado neste volume III de Desenvolvimento e Educação e se candidata a obter o mesmo sucesso dos volumes anteriores.
Há muito Nietzsche já nos dizia que o que não nos provoca a morte faz com que fiquemos mais fortes, e é verdade. A pandemia da Covid-19 não nos ceifou a vida e também não nos enfraqueceu, muito pelo contrário. Ela nos forçou, como sobreviventes, a fazer mediações superiores e nos tornou diferentes do que éramos. Os textos que compõem este Volume III são a prova cabal disto, porquanto expressam novos modos de nos situarmos diante da realidade concreta. As mediações que fizemos nos tornaram outros e melhores. Evoluímos de nossa condição essente e nos tornamos moventes. Refletimos sobre nós mesmos e sobre as nossas relações com o mundo e com os outros, em um processo constante de construção de conhecimentos, de nos tornarmos sujeitos, em contínuo vir-a-ser-de-si e de nós mesmos. Desalienamo-nos.
Cada texto, neste sentido, representou superação para além dos esforços simplesmente intelectivos. Cada um se debruçou sobre um recorte do real, insatisfeito com as suas aparências mais imediatas mergulhou para a captação da essência de seu objeto de estudo, e isso se fez porque como nos disse Kosik: “a obviedade não coincide com a perspicuidade e a clareza da coisa em si”. Há de haver um détour ou um mergulho de profundidade para apreender a essência da coisa e com isso, superar a falta de clareza existente no modo como ela se apresenta para nós. Só os seres humanos conseguem negar e superar a sua natureza. Somente nós conseguimos nos formar e evoluirmos como homens e mulheres conhecedores da realidade como tal. A construção de um texto supõe, dialeticamente, a negação de nossos conhecimentos anteriores, a sobrevivência dos melhores e o ato de trazer à luz uma nova síntese, melhor e superior. É assim que aprendemos e evoluímos espiritualmente. Não basta apenas ser trabalhador e amante, é preciso ser poeta
Mesmo que todos os trabalhos presentes nesta coletânea estejam em nível de pós-graduação lato sensu, eles deixam transparecer o détour feito por cada um. Logo, se aquele sujeito essente de antes transmutou-se no atual sujeito movente, ele já não é mais apenas o sujeito trabalhador que reproduz as condições materiais de sua existência, tampouco é apenas o sujeito biológico que reproduz a sua espécie; ele adquiriu consciência, deixou de ser especulativo, seus fazeres são práticos.
Por fim, explicitamos que a diversidade de temas no presente volume deriva dos diferentes níveis de consciência adquiridos a partir dos Cursos Desenvolvimento e Educação. O elemento de ligação entre todos eles são os movimentos de conscientização de cada um. A simples apreensão da essência de uma aula e da literatura trabalhada não é menor do que o esforço ousado de tomar o conceito de intuição de Henri Bergson para tentar compreender a nossa condição de país dependente tecnologicamente e pretende superá-la. Os textos são diferentes, mas não podem ser distinguidos entre melhores e piores dado que, cada um traduz o estágio de consciência dos seus autores. Cada autor teve pontos de partidas ontológica e epistemologicamente diferentes e, não há de enquadrá-los em uma única categoria.
Bruno Miranda Neves
Gaudêncio Frigotto
Zacarias Jaegger Gama
Bruno Miranda Neves
Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana na UERJ, onde é coordenador-executivo do Programa Desenvolvimento e Educação – Theotonio dos Santos (ProDEd-TS). Mestre em Educação (UFRRJ) e graduado em Pedagogia (UERJ) Professor em Nova Iguaçu/RJ. E-mail: [email protected]. ORCID: 0000-0003-2405-9149.
Gaudêncio Frigotto
Pesquisador Nível 1A do CNPq. Doutor em Educação. Professor Associado (Aposentado) na Faculdade de Educação da UERJ. Professor Titular da UFF (Aposentado). Coordenador do ProDEd-TS/UERJ. E-mail: [email protected]. ORCID: 0000-0002-2023-5654.
Jordan Rodrigues dos Santos
Mestre em educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduado e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Membro do Programa Desenvolvimento e Educação Theotônio dos Santos (ProDEd-TS). Professor de Sociologia da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ). E-mail: [email protected]. ORCID: 0000-0001-6366-0098.
Caroline Andrade Fernandes
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense; especialista em gestão escolar – FEBF/UERJ; formada em pedagogia pela UERJ. E-mail: [email protected]. ORCID: 0000-000011-5437-6570.
Carlos Alberto Gomes Pimentel Júnior
Mestrando do Programa de Pós-Grduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT,. Especialista em Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – Campus Nilópolis (2015), Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007). . É professor da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro. Técnico em Assuntos Educacionais do Colégio Pedro II, atuando como Orientador Educacional. Membro do Programa Desenvolvimento e Educação Theotônio dos Santos, vinculado ao instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias IFHT/UERJ. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5649403573513782.
Zacarias Jaegger Gama
Professor Titular (Aposentado) da UERJ. Coordenador Geral do ProDEd-TS/UERJ. E-mail: [email protected]. ORCID: 0000-0002-8279-9340.
Cláudia Gonçalves de Lima
Doutora em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pró-Reitora de Extensão e Cultura da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PR3/UERJ) (2020/2023) e Vice-coordenadora do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras – FORPROEX Sudeste (2021/2023). Coordenadora da Escuela de Estudios Latinoamericanos y Globales – ELAG e membro do Programa Desenvolvimento e Educação Theotonio dos Santos (ProDEd-TS/UERJ). É Professora Adjunta da Faculdade de Educação – EDU da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.
Adahil Pereira de Sena
Geólogo, formado pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Mestre em Geologia Ambiental (UFC). Especialista em Segurança de Minas, JICA, Japão. Mestre em Segurança e Meio Ambiente Mineiro pela EMA. Doutor em Ciências da Educação pela UPAP. Atualmente, é professor efetivo do IFCE. E- mail: [email protected] ORCID: 0000-0003-0094-9710.
Bruna Barboza Galdencio
Graduada em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UFRJ; Especialista em Políticas Sociais pela Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy – Unigranrio; Atua como Assistente Social no Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ; E-mail: [email protected]; ORCID: 0000-0001-7094-6713.
Celso Luís Soares dos Santos Sobrinho
Engenheiro químico formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Licenciado em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Atualmente leciona Química no Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB). email: [email protected]. ORCID: 0000-0001-8959-1713.
Cristiane Gonzaga Oliveira
Tecnóloga em Gestão Financeira formada pela Faculdade de Tecnologia Lourenço Filho (FTLF). Atualmente é servidora pública atuando como Tecnóloga em Gestão Financeira no Instituto Federal do Ceará (IFCE) e é mestranda no Programa de Pós-graduação Profissional Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP) na Universidade Federal do Ceará (UFC). E-mail: [email protected] ORCID: 0000-0002-9609-4712.
Joana Tania Pereira dos Anjos Raphael
Pesquisadora convidada do Programa Desenvolvimento e Educação – Theotonio dos Santos vinculado ao Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias (IFHT-UERJ; especialista em Educação Profissional (UERJ), Educação e Relações Étnico-raciais (UFF) e Gestão Pública Municipal (UFF). Relações Públicas, jornalista, orientadora educacional, escritora e palestrante. Integra o Observatório da Laicidade educação – OLÉ e é pesquisadora associada da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros. Coordena o Projeto Escolhas do Bem e o Observatório Municipal de Promoção da Igualdade Racial – Niterói e é co-fundadora da Educafro – Educação para afrodescendentes e carentes. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9564455141520881
Laís Vitória da Silva Santos
Graduanda em Ciências Sociais (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente participante voluntária do projeto de extensão universitária “Educação para antirracismos na formação e prática docente: subsídios para a implementação das Leis 10639/03 e 11645/08”, atuando nas escolas da SEMED Guapimirim, pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ/FEBF). E-mail: [email protected]. ORCID: 0000-0003-2519-8343.
Leandro Daner Nunes Gomes
Professor de Inglês formado pelo Centro de Cultura Anglo-Americana (CCAA); Formação em Comunicação Oral e Escrita em Espanhol pelo Centro de Cultura Anglo-Americana (CCAA); Graduado em Marketing pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM); Cursando Ciências Sociais na Universidade Estadual da Zona Oeste (UERJ); Atualmente é Servidor na UERJ, lotado no Hospital Universitário Pedro Ernesto; E-mail: [email protected]; ORCID: 0000-0002-7841-0128.
Leonor Cardoso Rosa
Mestre em Educação pela UERJ. Pedagoga/UERJ e Professora Especialista/SME Duque de Caxias. E-mail: [email protected]. ORCID: 0000-0002-3991-4323.
Livaldo Teixeira da Silva
Mestre em Educação Profissional em Saúde (EPSJV/Fiocruz), especialista em Orientação, Supervisão e Administração Escolar e licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp/Campus Cornélio Procópio). Aperfeiçoado em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR (UEPG). Atualmente, é pedagogo na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando no Núcleo Acadêmico Pedagógico do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp-UERJ. Coordenador do Projeto de Extensão: Pedagogia Histórico-crítica na Educação Escolar que abarca o curso de Fundamentos da Educação e Didática e o Grupo de Estudos: Pedagogia Histórico-crítica (UERJ). E-mail: [email protected] ORCID: 0000-0001-5516-3462
Luiza de Almeida da Cruz Campos
Licenciada em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestranda no PPG em Educação da UFF. E-mail: [email protected]. ORCID: 0000-0002-0547-8930.
Maíra Nobre de Castro
Mestre em Avaliação de Políticas Públicas pelo Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará-UFC. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. É servidora do quadro permanente do IFCE Cargo Pedagogo Nível (E) Superior. [email protected] ORCID: 0000-0002-5204-5329.
Marcela Cristina Moraes Reis
Doutora em Serviço Social pela UERJ (2020), realizou intercâmbio junto a Universidad de La República – Uruguay (2019-2021). Mestre em Serviço Social pela UERJ (2006). Graduada em Serviço Social pela UFF (2003). É Assistente Social na Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu. Membro do ProDEd-TS e do PROEALC (UERJ). E-mail: [email protected]. ORCID: 0000-0001-8186-2865.
Márcia Aída Santos Torres
Graduada em Direito pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC/RJ. Advogada. Profissional de Apoio Técnico no Núcleo de Auxílio Emergencial da Advocacia Geral da União – 2ª Região. E-mail: [email protected]. ORCID: 0000-0002-3253-212X.
Mariana da Silva de Lima
Bióloga pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Biotecnologia pela Universidade Federal do Ceará. Doutoranda em Educação pela Universidade de Évora, Portugal Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no IFCE campus Caucaia. E-mail: [email protected]. ORCID: 0000-0002-5438-3428.
Michelle Pinto Paranhos
Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da UERJ. Mestre e Doutoranda pelo Programa de Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH-UERJ). Professora da Rede Municipal de Nova Iguaçu. Membra do Programa Desenvolvimento e Educação – Theotônio dos Santos. E-mail: [email protected]. ORCID: 0000-0002-2360-5972.
Nágela da Silva Gonçalves
Licenciada em Geografia pela UERJ. Mestre em Geografia pela UFF. Doutoranda em Políticas Públicas pelo PPFH- UERJ. Professora de Geografia na rede pública.Diretora Escolar na Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro. E-mail: [email protected]. ORCID:0000-0001-9825-8568.
Patrícia Fernandes de Freitas
Graduada em Serviço Social pela UECE em 2005/ Especialista em Serviço Social: Direitos sociais e Competências profissionais pela UNB/ Mestre em Educação pela UFC. Assistente Social da Pró-Reitoria de Extensão – IFCE. E-mail. [email protected]. ORCID: 0000-0001-9818-0895.
Paula Regina Assis Monteiro
Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente é assistente social na Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo. E-mail: [email protected]. ORCID: 0000-0002-9546-2552.
Samara Teixeira Cesar
Possui graduação em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e graduação em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), tendo concluído a monografia “Análise do Discurso na Mídia Alternativa: aproximações e distanciamentos narrativos da Mídia Tradicional” sob orientação de Nemézio C. Amaral Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, e atualmente ocupa a vaga de técnico universitário nível II na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e atua como coordenadora e orientadora no Grupo de Estudos da Rede de Economia Global e Desenvolvimento Sustentável (REGGEN). E-mail: [email protected]. ORCID: 0000-0002-7554-9917.
Vanessa Silva Rodrigues
Graduanda do Curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês pela Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP). Bolsista de Iniciação Científica do Grupo de Pesquisa Estudos Ameríndios e Fronteiras. [email protected].
Vinícius Gomes de Fontes
Graduado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ; Mestre em Filosofia pela Universidade Federal Fluminense – UFF. E-mail: [email protected]. ORCID: 0000-0001-7010-5594.
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20