Contribuições para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: relatos e práticas 2
Organizado por:
Elisangela Ferruci Carolino
ISBN
978-65-5379-181-7
DOI:
10.47573/aya.5379.2.159
N° páginas:
186
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
27-02-2023
Área do Conhecimento
Engenharias
Licença:
A Agenda 2030 consiste em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sucessores dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) que visam o combate às desigualdades socioeconômicas e ambientais. Na Agenda estão previstas ações no âmbito local, nacional e internacional nas áreas de agricultura, energia, saúde, educação, erradicação da pobreza, segurança alimentar, redução das desigualdades e outras temáticas.
Agir em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é fundamental para todos os setores da sociedade como governos, autoridades locais; jovens, sociedade civil, mídia, setor privado, sindicatos, academia e outras partes interessadas para impulsionar as transformações necessárias minimizar as desigualdades de populações vulneráveis. E para isso é fundamental ações, propostas, projetos multidisciplinares que envolvam diferentes áreas de conhecimento e práticas inovadoras para encontrar soluções viáveis e duradouras para as populações locais. É neste contexto que surge o livro “Contribuições para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: relatos e práticas, volume 2”, que reúne uma coletânea de capítulos deste volume que trazem reflexões e soluções para questões como comércio exterior, licitações públicas, impactos dos agrotóxicos na saúde, aproveitamento integral das frutas, interdisciplinaridade na educação, certificação ambiental, energia renovável, mineração e meio ambiente, entre outros temas importantes para a sustentabilidade.
Boa Leitura!
Prof.ª Dr.ª Elisangela Ferruci Carolino
(Organizadora)
Elisangela Ferruci Carolino
Graduada em Geografia, Mestre e Doutora em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP.
Professora universitária de Graduação e Pós-Graduação da área Ambiental e Metodologia Científica.
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20