Brincando e aprendendo: cultura, arte, tecnologia e desenvolvimento infantil
Organizado por:
Ana Luiza Barcelos Ribeiro, Priscilla Gonçalves de Azevedo e Bianka Pires André
ISBN
978-65-5379-098-8
DOI:
10.47573/aya.5379.2.113
N° páginas:
90
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
10-10-2022
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
A obra intitulada “Brincando e aprendendo: Cultura, arte, tecnologia e desenvolvimento infantil”, anuncia sobre as discussões sobre o brincar e sua importância para a infância. Essa temática advém da experiência vivenciada no estágio docente, desenvolvido pelas alunas Me. Ana Luiza Barcelos Ribeiro e Me. Priscilla Gonçalves de Azevedo, do Programa de Pós-graduação (Doutorado) em Cognição e Linguagem da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, supervisionado pela professora Dra. Bianka Pires André.
Esse livro surgiu a partir do diálogo entre as estagiárias e os alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia da UENF, nas aulas da disciplina Infâncias, Brincadeiras e Aprendizagens, no segundo semestre de 2021 de forma remota.
Na interação com os alunos nas aulas síncronas, utilizou-se metodologias ativas, sala de aula invertida, com pesquisas, apresentações de seminários, elaboração de artigos científicos sobre diferentes temáticas e confecção de brinquedos pedagógicos apresentados para o público infantil em forma de evento remoto.
Como principal resultado, proporcionou-se o entendimento de que a educação é possível mesmo em tempos pandêmicos. A interação na forma remota, que antes era vista como um desafio, agora é tratada como uma possibilidade de aproximação, onde todos tinham voz e algo a acrescentar, favorecendo a utilização dos conteúdos disponibilizados e trabalhados de forma síncrona e assíncrona, obtendo respostas muito positivas por parte de todos.
Entre os capítulos, iniciamos com “A relação do lúdico e a aprendizagem infantil: breves reflexões” elaborado por Bruna Rodrigues da Silva Ferreira, Laila Romão Quintanilha, Rosana de Fátima Rocha de Freitas, Thaís Cardoso Rangel e Ana Luiza Barcelos Ribeiro onde relatam como se dá o desenvolvimento das crianças nos primeiros cinco anos de vida através das brincadeiras ou jogos, além de ser algo prazeroso, o lúdico as possibilitam expressar seus sentimentos e aprender a se relacionar, a partilhar, a conviver em sociedade.
O segundo texto que compõe esse livro tem como título “A importância da brincadeira no desenvolvimento infantil” de autoria de Adriana Silva Pinheiro Ferreira, Izabela Miranda de Barros, Ritielle Gonçalves dos Santos e Ana Luiza Barcelos Ribeiro. As autoras sinalizam que o lúdico é um assunto que na atualidade possui um papel importante na educação, principalmente na infância, pois por meio de jogos e brincadeiras, as crianças conseguem assimilar melhor determinados assuntos que precisam ser ensinados. Sinalizam ainda o brincar como um direito que toda criança tem, e que é preciso que a instituição escolar e os educadores dominem esse direito para que possam garantir que as crianças terão momentos de brincar.
Na sequência compondo o terceiro capítulo intitulado “O brincar e o aprender a partir da teoria de Jean Piaget: ponderações necessárias” as autoras Ana Paula Jardim Curty de Souza, Esther Almeida Barreto, Letícia Rangel de Azeredo e Ana Luiza Barcelos Ribeiro, relatam sobre a ludicidade e que a criança é vista como um ser em desenvolvimento e capaz de construir o seu conhecimento, trazendo os aspectos legais e ainda as etapas do desenvolvimento de acordo com Jean Piaget, suas principais características e como as brincadeiras podem auxiliar nesse processo desenvolvimentista. As autoras enfatizam que é necessário compreender e disseminar a vital relevância do brincar, enquanto direito assegurado por lei às crianças e adolescentes, respeitando seu desenvolvimento e contribuindo na formação integral de seres humanos.
Percorrendo pela arte, fomentando o quarto capítulo “O ensino da arte na Educação Infantil” das autoras Thalita Gomes Tavares Rangel, Melyssa Araujo Cabral da Rocha, Júlia Rodrigues Manhães, Gabriela Mendonça Carvalho e Priscilla Gonçalves de Azevedo, apresentam sobre a importância da arte em todos os momentos da vida cotidiana desde a infância até a vida adulta. Especificamente, como o trabalho com a arte na educação infantil, por meio de atividades lúdicas, pode proporcionar experiências e descobertas incorporadas aos espaços escolares, auxiliando no desenvolvimento e formação integral dos alunos.
Ainda nesse campo de conhecimento, ao tratar da importância da música, os autores Lucas dos Santos da Silva, Tainá Pereira dos Santos, Yasmim Siqueira da Silva, Maria Eduarda Ribeiro Guarnieri e Priscilla Gonçalves de Azevedo, trazem no quinto capítulo “A música na Educação Infantil: contribuições para o desenvolvimento da criança”, trata-se da relevância da música no aprendizado da criança, seus benefícios no estímulo ao desenvolvimento do gosto pela arte através da atividade musical, passando pela esfera afetiva, motora e cognitiva, durante a educação infantil.
Entre esses trabalhos, o sexto capítulo intitulado “A escola itinerante Cícero Guedes e as crianças sem-terra no enfrentamento à pandemia covid-19” das autoras Aparecida F. Lobato, Zenith S. P. Simão e Priscilla Gonçalves de Azevedo, trazem um relato de experiência sobre a vivência das crianças das famílias assentadas do Movimento sem-terra (MST) chamado Cícero Guedes, nas terras da antiga Usina Cambahyba. Há nesse local, um espaço coletivo, onde as crianças desenvolvem atividades e práticas educativas chamadas de Ciranda Infantil, consideradas pedagogia socialista. O grupo chegou a esse local durante a pandemia COVID-19, ou seja, enfrentando todos os problemas sanitários que o mundo enfrenta.
O uso das tecnologias como ferramentas de ensino e aprendizagem no contexto escolar e suas influências no desenvolvimento infantil de autoria de André Luiz Fernandes Dias, Adriana Gomes de Souza Mata, Elisângela Matos Oliveira de Souza, Luzimara Lima Pereira e Ana Luiza Barcelos Ribeiro. O capítulo sete apresenta que as tecnologias se faz presente porque ocorre um processo contínuo e dinâmico de avanços tecnológicos em nossa sociedade englobando fatores culturais, sociais, econômicos, cognitivos e também políticos. Enfatizando que o impacto da tecnologia na infância e que a mesma pode ser uma ferramenta aliada no processo pedagógico.
Para a construção desse livro, observa-se que os estudantes, por meio de suas pesquisas e experiências, utilizaram seus esforços em exteriorizar sobre a dimensão do brincar e o processo ensino-aprendizagem.
Ana Luiza Barcelos Ribeiro
Priscilla Gonçalves de Azevedo
Ana Luiza Barcelos Ribeiro
Doutoranda em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF (2019). Especializações em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Docência e Gestão do Ensino a Distância, Transtorno do Espectro Autista, Gestão Escola Integradora e Ensino Religioso. Graduação em psicologia – Institutos Superiores de Ensino Nossa Senhora Auxiliadora (2012), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2012).
Priscilla Gonçalves de Azevedo
Doutoranda em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF. Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF (2019). Especialista em História e Cultura Indígena e Afro-brasileira – FAMART, Psicopedagogia institucional e Psicomotricidade – IBRA, Docência no Ensino de Dança – UNIBF, Arte e Cultura: Linguagens, práticas e discursos com enfoque psicopedagógico – ISECENSA, Arte-Educação-Recreação – UNIFLU e Gestão Integradora – FABRAS. Graduada em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO, em Pedagogia pela Faculdade FABRAS e em Teatro pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Profissional da Dança pelo Sindicato de Profissionais da Dança do Estado do Rio de Janeiro – SPDRJ.
Bianka Pires André
Doutora em Educação pela Universidade de Barcelona (UB), Master em Comunicação e Educação pela Universidade Autonoma de Barcelona (UAB). Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trabalhou em Barcelona como pesquisadora vinculada ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC). Atualmente Professora Associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) no Laboratório de Estudo da Educação e Linguagem (LEEL/CCH), atuando como professora e coordenadora da disciplina de Didática no Curso de Pedagogia, professora do Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem (PGCL/UENF), responsável pela disciplina de Questões Didáticas no Ensino Superior e Afetividade, Linguagem e Cultura: o novo cotidiano escolar, e pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudos da Educação, Tecnologia da Comunicação e Informação (GETIC/CNPQ), do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM/UFRJ) e do Grupo de Pesquisa em Educação, Migração e Infância (EMIGRA/UAB).
Adriana Gomes de Souza Mata
Licencianda em Pedagogia – UENF. Professora de Educação Infantil – Creche Rede Municipal de Campos dos Goytacazes. Participante do Projeto Recuperação de Aprendizagem da rede Municipal de Campos dos Goytacazes.
Adriana Silva Pinheiro Ferreira
Formada em normal superior cursada na Faculdade Cândido Mendes em 2006, trabalhou com Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Paulo Freire, entre 2009 e 2012. Em 2013 até 2015 atuou como professora de Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Campos. Entrou na UENF em 2016, onde foi bolsista de extensão e de Iniciação Científica. Atualmente estou lotada no Colégio Estadual Bruno Trombetta, que fica localizado no Presídio Carlos Tinoco e como professora contratada pela Prefeitura de Campos dos Goytacazes na Escola Municipal Lions I.
Ana Paula Jardim Curty de Souza
Graduanda no curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF. Bolsista de Iniciação Científica pelo PIBi-UENF. Diretora de Comunicação e Relacionamento do Centro Acadêmico de Pedagogia.
André Luiz Fernandes Dia
Graduando de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF.
Aparecida Ferreira Lobato
Pós-Graduada em Educação do Campo, Bacharel em Serviço Social. Licencianda em Pedagogia na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, Professora da rede municipal de Educação de Campos dos Goytacazes/RJ, Educadora Popular e Militante do Setor de Educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST.
Bruna Rodrigues da Silva Ferreira
Graduanda no curso de Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF .
Elisângela Matos Oliveira de Souza
Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF; Assistente Social formada pela Universidade Federal Fluminense – UFF; Licenciada em Pedagogia pela UENF, Concluiu Curso de Aperfeiçoamento em Deficiência Mental – Educação Inclusiva pela Unirio.
Gabriela Mendonça Carvalho
Graduanda no curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, atualmente no 5º período.
Izabela Miranda de Barros
Graduanda em Pedagogia na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, atualmente no 4° período, porém fiz meus dois primeiros períodos na Universidade Estadual de Minas Gerais, onde desenvolvi meus primeiros artigos.
Júlia Rodrigues Manhães
Graduanda no curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, atualmente no 5º período.
Layla Romão Quintanilha
Graduanda no curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF.
Letícia Rangel de Azeredo
Graduanda no curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF.
Lucas dos Santos da Silva
Graduando em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, bolsista de monitoria da disciplina Educação e Relações Étnico-Raciais, coordenadora: Professora doutora Maria Clareth Gonçalves Reis. E membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da mesma instituição (NEABI/UENF).
Luzimara Lima Pereira
Licencianda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF. Bacharel em Serviço Social UFF Campos – AT área de Análise do Comportamento Aplicado ABA – Empreendedora: Recursos Pedagógico e Terapêuticos TEA.
Maria Eduarda Ribeiro Guarnieri
Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF e bolsista de extensão do projeto: Memória e Patrimônio Escolar: divulgação do conhecimento e preservação do patrimônio histórico-educativo no município de Campos dos Goytacazes/RJ, coordenadora: Professora doutora Silvia Alicia Martínez.
Melyssa Araujo Cabral da Rocha
Graduanda no curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, atualmente no 5º período.
Ritielle Gonçalves dos Santos
Técnica em Edificações pelo Instituto Federal do Espírito Santo, Graduanda em Pedagogia, pela Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, atualmente no 4º período.
Rosana de Fátima Rocha de Freitas
Graduanda do curso de Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF.
Tainá Pereira dos Santos
Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, bolsista monitora da disciplina Português instrumental I, coordenadora: Professora doutora Eliana Crispim.
Thaís Cardoso Rangel
Graduanda do curso de Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF.
Thalita Gomes Tavares Rangel
Graduanda no curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, atualmente no 5º período.
Yasmim Siqueira da Silva
Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF e bolsista de extensão do projeto: Teoria e prática na formação continuada de docentes para atuação na educação especial: uma experiência no município de Laje de Muriaé/RJ, coordenadora: Professora doutora Renata Maldonado.
Zenith Soares Pessanha Simão
Licencianda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, Professora da rede municipal de Educação de Campos dos Goytacazes/RJ.
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20