A Travessia do Ensino na Pandemia
Organizado por:
Prof.ª Ma. Maria Amábia Viana Gomes
ISBN
978-65-5379-065-0
DOI:
10.47573/aya.5379.1.61
N° páginas:
118
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
11-07-2022
Área do Conhecimento
Licença:
Aos esfarrapados do mundo
E aos que neles se descobrem e,
Assim descobrindo-se,
com eles sofrem, mas, sobretudo,
com eles lutam.
(Paulo Freire, 1987, p.23)
Não tem como nós professoras e professores não nos encontrarmos na fala freiriana, não nos sentirmos representados(as) na luta por uma educação transformadora, que liberta o oprimido da sua condição, que o leve a conhecer o seu lugar de fala e (re)conhecer o seu opressor, que o ajude a desvelar o mundo e problematizá-lo, mantendo acesa a esperança do verbo esperançar, (Freire), avançar, mobilizar, lutar e a partir dessa educação que o emancipa, transforma-se e transforma o seu contexto.
Nessa luta está inserida, a exclusão do cidadão dos seus direitos básicos, entre tantos, a educação, negligenciada pelo setor público. São muitos os excluídos e neste período pandêmico em que as escolas tiveram que se reorganizarem para trabalhar remotamente, ficou evidente de forma absurda, o quanto a educação pública é ignorada, desprestigiada, não é compreendida como investimento, mas como custos para as autoridades.
Neste livro, que é fruto de trabalhos de pesquisas das práticas pedagógicas de professores e professoras, você encontrará registros de diversas experiências e desafios vivenciados no período da pandemia.
O livro está dividido em (05) cinco capítulos, que apresentam experiências distintas e oriundas de diversos chãos de escolas públicas. Foram abordadas e discutidas várias questões, entre elas, a reestruturação das escolas no período pandêmico, os sentimentos dos docentes com relação à pandemia e ao ensino remoto, formação continuada de professores no formato online, educação e tecnologias digitais (TD), as plataformas digitais, a saúde mental do professor(a), a intervenção e acompanhamento do coordenador pedagógico, as estratégias pedagógicas com uso das TD para ministrar as aulas remotas e outras.
Este e-book é gratuito e pode ser compartilhado, esperamos contribuir com os acadêmicos(as)/pesquisadores(as), profissionais da área da educação e de outras áreas interessadas.
Apreciem! Boa leitura!
Profª. Amábia Viana
Maria Amábia Viana Gomes
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (1987), especialização em Coordenação Pedagógica (UFAL – 1999) e Mestrado em Educação pela mesma universidade (UFAL / 2008 ). Especialização em andamento em Educação Digital pela UNEAD UNEB/ 2021. Professora Bolsista pelo Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL), com as disciplinas Didática Geral, Organização e Gestão do Trabalho Escolar, Educação à distância: fundamentos, ambientes e ferramentas, Planejamento Educacional, Docência na Educação Básica, Pesquisa Educacional e Organização da Educação Básica no Brasil. Ministrou nos cursos de Pós -Graduação em Gestão Pública pelo IFAL e Gestão Educacional pela UNOPAR. Coordenadora Pedagógica de Escola Pública Estadual, no período de 1982 a 2016. Atuou na Faculdade da Cidade de Maceió, no período de 2008 a 2019, ministrou as disciplinas: Prática Pedagógica e Gestão do Trabalho Escolar, Formação de Professores, Estágio Supervisionado em Pedagogia, Avaliação Educacional e Educação a Distância. Atuou como docente e coordenadora do curso de Pedagogia na Faculdade Raimundo Marinho. Atua na coordenação pedagógica de escola pública municipal.
Sumário
-
Capítulo 1
Resiliência climática e a questão hídrica como desafio contemporâneo
Simone Cesario Soares, Katiucia de Oliveira Peres, Elaine de Oliveira Zanini e Marli Renate von Borstel Roesler
DOI: 10.47573/aya.88580.2.24.1
Páginas: 9-19