Educação e o ensino contemporâneo: práticas, discussões e relatos de experiências 7
Organizado por:
Prof.ª Dr.ª Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
ISBN
978-65-5379-081-0
DOI:
10.47573/aya.5379.2.100
N° páginas:
228
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
12-08-2022
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
Apresentar um livro é sempre uma responsabilidade e muito desafiador, principalmente por nele conter tanto de cada autor, de cada pesquisa, suas aspirações, suas expectativas, seus achados e o mais importante de tudo a disseminação do conhecimento produzido cientificamente.
Nesta coletânea de “Educação e o ensino contemporâneo: práticas, discussões e relatos de experiências 7”, abrange diversas áreas da educação e do ensino, refletindo a percepção de vários autores.
Portanto, a organização deste livro é resultado dos estudos desenvolvidos por diversos pesquisadores e que tem como finalidade ampliar o conhecimento aplicado às áreas da educação e do ensino evidenciando o quão presentes elas encontram-se em diversos contextos escolares e familiares, em busca da disseminação do conhecimento e do aprimoramento das competências profissionais e acadêmicas.
Este volume traz dezenove (19) capítulos com as mais diversas temáticas e discussões, as quais mostram cada vez mais a necessidade de pesquisas voltadas para as áreas da educação e ensino. Os estudos abordam discussões como: uso de jogos e de brincadeiras; inclusão escolar; educação infantil; ensino da matemática; escola do campo multisseriada; prática pedagógica dos professores de educação física na educação inclusiva; educação patrimonial; Formação continuada; metodologias ativas; currículo escolar; prática pedagógica docente; formação de professores de história; literatura infantojuvenil na contemporaneidade; alimentação escolar no Brasil; relações étnico-raciais; afetividade entre professores e estudantes; planejamento em ensino, pesquisa e extensão universitária na área de turismo; ensino na engenharia elétrica; relato de experiência sobre a abertura de ponto de rapel e vias de escalada esportiva; desafios da educação na América Latina e Caribe; interações discursivas da comunidade escolar e suas ressonâncias na trajetória acadêmica do discente e por fim, um estudo sobre neuropsicopedagogia frente o abuso sexual infantil.
Por esta breve apresentação percebe-se o quão diverso, profícuo e interessante são os artigos trazidos para este volume, aproveito o ensejo para parabenizar os autores aos quais se dispuseram a compartilhar todo conhecimento científico produzido.
Espero que de uma maneira ou de outra os leitores que tiverem a possibilidade de ler este volume, tenham a mesma satisfação que senti ao ler cada capítulo.
Boa leitura!
Prof.ª Dr.ª Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Amazonas (2005). Mestra em Educação – Universidad de Los Pueblo da Europa – UPE e Unidade de San Lourenço – PY T. Doutora em Ciência da Educação pela Unversidad de San Lourenço – Asución- PY. (2018) Reflito nesta frase de Anísio Spínola Teixeira “A educação não é um previlégio, mas um direito de todos.
Sumário
-
Capítulo 1
O uso de jogos e de brincadeiras na inclusão escolar da educação infantil
Patricia Ferreira dos Santos
DOI: 10.47573/aya.5379.2.100.1
Páginas: 11-18
-
Capítulo 2
O lúdico e os desafios na quinta da matemática no 5º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Diamantina Ribeiro de Oliveira do Município de Coari-AM
Elzarina Pereira da Silva e Tertuliano Melo de Almeida
DOI: 10.47573/aya.5379.2.100.2
Páginas: 19-34
-
Capítulo 3
Escola do campo multisseriada: estratégias pedagógicas de ensino
Elcimeire Pereira de Almeida, Francisca Adma de Oliveira Martins, Dolores de Oliveira Soares Pinto e Maria Irinilda da Silva Bezerra
DOI: 10.47573/aya.5379.2.100.3
Páginas: 35-46
-
Capítulo 4
Análise da prática pedagógica dos professores de educação física na educação inclusiva nas séries iniciais do ensino fundamental em Mocajuba-PA/Brasil
Arthiane de Nazaré Sabá Silva
DOI: 10.47573/aya.5379.2.100.4
Páginas: 47-58
-
Capítulo 5
A educação patrimonial como estímulo ao sentimento de pertença: protagonismo estudantil em uma Escola Municipal de Ribeirão das Neves
Liza Iole da Silva Caetano
DOI: 10.47573/aya.5379.2.100.5
Páginas: 59-73
-
Capítulo 6
Formação continuada de introdução às metodologias ativas na rede municipal de ensino de Ribeirão das Neves
Liza Iole da Silva Caetano,Dolores Kícila Alves Carlos, Paula Peixoto Guimarães Takahashi e Simone Elina Paula
DOI: 10.47573/aya.5379.2.100.6
Páginas: 74-80
-
Capítulo 7
Currículo escolar e sua necessidade de adequação e contextualização multicultural: do formal ao real na prática pedagógica docente e atuação de gestores
José Adelmo Barra de Sousa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.100.7
Páginas: 81-95
-
Capítulo 8
Formação de professores de história: reflexões, práticas e relatos
Terezinha Maria Bogéa Gusmão
DOI: 10.47573/aya.5379.2.100.8
Páginas: 96-107
-
Capítulo 9
A importância da literatura infantojuvenil na contemporaneidade
Laura Possamai
DOI: 10.47573/aya.5379.2.100.9
Páginas: 108-114
-
Capítulo 10
Alimentação escolar no Brasil: introdução ao programa nacional de alimentação escolar (PNAE) conforme a resolução n°06/2020 do FNDE
Ana Paula Gomes Tavares e Simone Cecilia Paoli Ruiz
DOI: 10.47573/aya.5379.2.100.10
Páginas: 115-129
-
Capítulo 11
Alimentação escolar no Brasil: introdução à logística de distribuição no Amazonas e a coordenadoria distrital
Ana Paula Gomes Tavares e Simone Cecilia Paoli Ruiz
DOI: 10.47573/aya.5379.2.100.11
Páginas: 130-144
-
Capítulo 12
Contribuições do pensamento de bell hooks para pensar educação, gênero e relações étnico-raciais
Fernanda Priscila Alves da Silva
DOI: 10.47573/aya.5379.2.100.12
Páginas: 145-154
-
Capítulo 13
Psicólogo escolar: afetividade entre professores e estudantes durante a Covid-19
Edson da Silva Rodrigues Lisboa, Marcia Fernandes de Oliveira, Luis Fernando Lopes e Tania Rodrigues Lisboa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.100.13
Páginas: 155-166
-
Capítulo 14
Contribuição para o planejamento em ensino, pesquisa e extensão universitária na área de turismo
Daniela Marcia Medina Pereira e Raimundo Erick de Sousa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.100.14
Páginas: 167-173
-
Capítulo 15
Desafios do ensino na engenharia elétrica
Brenda Leal Mota Santos
DOI: 10.47573/aya.5379.2.100.15
Páginas: 174-180
-
Capítulo 16
A Pedra do Santo: relato de experiência sobre a abertura de ponto de rapel e vias de escalada esportiva no Cariri-Cearense
Daniela Márcia Medina Pereira e Raimundo Erick de Sousa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.100.16
Páginas: 181-187
-
Capítulo 17
As políticas públicas: avanços e desafios da educação na América Latina e Caribe
Ana Lúcia Souza das Chagas, Nelma Aires da Silva, Roquilene Vargas Ocampo, Maria Lúcia Serique Reis, Suélia Cardoso da Silva e Maria Ivanete Bezerra dos Santos
DOI: 10.47573/aya.5379.2.100.17
Páginas: 188-199
-
Capítulo 18
As interações discursivas da comunidade escolar e suas ressonâncias na trajetória acadêmica do discente do ensino médio regular
Isabela Silva Menezes Santos, Vilmar do Nascimento Rocha e Yanca Maria Moreira Araújo
DOI: 10.47573/aya.5379.2.100.18
Páginas: 200-216
-
Capítulo 19
Neuropsicopedagogia frente o abuso sexual infantil: atuações e reflexões
Jéssica Vitória Meneses Gama
DOI: 10.47573/aya.5379.2.100.19
Páginas: 217-222