O letramento no ensino-aprendizagem no curso de língua estrangeira em uma instituição de educação superior em Belém (PA)
Autora:
Prof.ª Dr.ª Terezinha de Jesus Rodrigues Barbagelata
ISBN
978-65-5379-045-2
DOI:
10.47573/aya.5379.1.50
N° páginas:
117
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
06/06/2022
Área do Conhecimento
Licença:
Terezinha de Jesus Rodrigues Barbagelata, professora da Universidade da Amazônia, brilhante educadora da Educação Básica e Ensino Superior, expressiva pesquisadora do campo educacional, amplia os seus conhecimentos e saberes ao lançar uma obra no caminhar de sua especialidade.
O ambiente familiar, a estética textual a partir de cuidadosas leituras levou Terezinha Barbagelatta a se tornar uma exemplar estudiosa no campo linguístico e literário da Língua Portuguesa e Espanhola. Atenciosa no trabalho educacional, a pesquisadora ao escrever este texto que é a sua tese de doutoramento demarca um envolvimento e um intenso trabalho de pesquisa documental, bibliográfica e de campo para entender como os docentes em sua prática pedagógica utilizam o letramento na dinâmica do ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras no ensino superior.
Nessa composição, não se pode deixar de ressaltar em Terezinha sua inteligência e cuidado preciosos diante às discussões acerca do Letramento. O que é percebido no seu íntegro e coerente caminho, digno de uma mulher que não abriu mão de suas concepções éticas e das propostas que permeiam a educação brasileira.
Assim, esse livro para os estudiosos, pesquisadores, curiosos do Letramento é uma proposta desafiadora, interpelativa, como bem Terezinha nos diz, é um texto “redigido pela maturidade”. Maturidade acadêmica, intimamente ligada à vida profissional, familiar e pessoal. O enfoque escolhido pela autora permite o leitor perceber quão complexo é o processo para o Letramento, inserindo no cotidiano dos sujeitos.
Em “O Letramento no Ensino-Aprendizagem no curso de Língua Estrangeira em uma Instituição de Educação Superior em Belém”, a pesquisadora nos assevera que as práticas de Letramento ao longo do processo de ensino, se ressignificam por ser este, um fenômeno uma unidade abstrata, provocadora de nova interpretação, conceitualização, habilidade linguística, significado e prática social.
Não podemos deixar de mencionar a valorosa forma e preocupação que Terezinha Barbagelata delineia com rigoroso critério textual e especial atenção em trazer ao leitor, as fontes intertextuais do qual emergiram os discursos científicos como também as vozes da prática docente e discente, e este ainda, como protagonista das metodologias utilizadas no ensino de Língua Estrangeira. Logo, vale pontuar que a autora possui o mérito de dar densidade a esse campo de análise, em uma pesquisa provocativa, e que manifesta a habilidade da autora em apresentar uma escritura acadêmica rica em estratégias discursivas, com o objetivo de ampliar reflexões acerca de um dos maiores objetivos educacionais: o Letramento.
Lourdes Ferreira
Terezinha de Jesus Rodrigues Barbagelata
Doutora em Comunicação, Linguagem e Cultura pela Universidade da Amazônia (UNAMA) 2020 – Letramento no Ensino-aprendizagem no Curso de Língua Estrangeira em uma Instituição de Educação Superior em Belém do Pará(PA- Mestra em Linguística Espanhola pela Universidad Autonoma de Asunción – 2013; Especialista em Psicopedagogia: Relações Interpessoais: Relacionamento Professor x Aluno um caminho possível na construção do conhecimento, pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional do Pará – IDEPA em março de 2005; em Pedagogia (Licenciatura Plena) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú em 2003; Licenciada em Letras Português/Espanhol pela Escola Superior Madre Celeste – ESMAC em 2009; Professora de Língua Espanhola da Prefeitura de Castanhal. Professora de Literatura Espanhola e Portuguesa – FAAM ( Faculdade da Amazônia); Professora de Língua Espanhola, na área de Literatura Espanhola, Linguística, Tradução em Língua espanhola UNAMA ( Universidade da Amazônia ). Coordenadora do Curso de Letras Língua Portuguesa -Inglesa – Pedagogia da UNAMA – Universidade da Amazônia.