Educação: um universo de possibilidades e realizações
Organizado por:
Prof.° Dr. Alderlan Souza Cabral
ISBN
978-65-5379-027-8
DOI:
10.47573/aya.5379.2.69
N° páginas:
105
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
08-04-2022
Área do Conhecimento
Licença:
Este livro compreende uma coletânea de textos elaborados por diferentes mestres e doutores que realizaram suas práxis de pesquisas no campo da Educação. As pesquisas exemplificadas nesta obra apresentam um processo dinâmico, contínuo, sistemático e integrado em todo o currículo escolar. Apresentando uma linha do ensino de forma cooperativa e integrada em que todos os educadores e em especial o professor, precisam assumir um papel ativo e de relevância, vendo o educando como um ser global que deve desenvolver-se harmoniosa e equilibradamente em todos os aspectos físicos, mental, emocional, social, moral, estético, político, educacional e vocacional.
As obras inseridas tornam-se relevantes, pois o ensino aprendizagem é que viabiliza a formação integral do educando. Apresentar-se-á um conjunto de reflexões e experiencias vividas nas escolas públicas. É, com certeza, mais uma referência na construção de uma educação compromissada.
Apresentar-se-á propostas inovadoras, onde o aluno é o protagonista, construtor do seu próprio conhecimento e o educador será o mediador e a escola um ambiente incentivador juntamente com família e a sociedade como todo.
Atualmente quando se fala em educação ainda existem muitos entraves que de alguma forma engessam a mesma, isto é, dificultam o seu desenvolvimento do ensino aprendizagem. O livro apresenta sugestões, para se desenvolver uma sociedade mais igualitária, comprometida em usar as ferramentas de transformação para uma sociedade mais humanizada. Com as reflexões e experiências vividas pelos profissionais que atuam como atores nesse processo. Almeja-se maior rentabilidade na agregação de valores educacionais, onde a sociedade precisa entender que o ensino aprendizagem é uma ferramenta de suma importância para a construção de um mundo melhor.
Prof.° Dr. Alderlan Souza Cabral
Dr. Alderlan Souza Cabral
Possui graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Luterana do Brasil (2010), graduação em Logística pela Universidade Luterana do Brasil (2012), mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol (2017) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol (2019). Atualmente é doutor orientador temporário – UNITI BRASIL, estatutário da Prefeitura Municipal do Careiro da Vázea e estatutário da Prefeitura Municipal de Autazes. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em orientação de Metodologias Técnicas Científicas com mais 490 orientações entre Mestrado e Doutorado.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8583035818376126
Sumário
-
Capítulo 1
Gestão estratégica de pessoas por competência e liderança na educação, na cidade de Manaus-AM/Brasil, no período de 2017-2018
Humberto Santos Oliveira
DOI: 10.47573/aya.5379.2.69.1
Páginas: 9-19
-
Capítulo 2
Variações linguísticas no ensino fundamental II, em uma escola municipal da cidade de Autazes-AM/Brasil, no período de 2016-2017
Alderlan Souza Cabral
DOI: 10.47573/aya.5379.2.69.2
Páginas: 20-30
-
Capítulo 3
Ensino da Tabela Periódica: a construção e utilização de materiais lúdicos, em turma de primeiro ano na modalidade educação de jovens e adultos, no Instituto Federal do Amazonas
Jorge Pontes Koide
DOI: 10.47573/aya.5379.2.69.3
Páginas: 31-41
-
Capítulo 4
Reserva parque das tribos e o processo de aculturação na escola indígena “Uka Umbuesara Wakenai Anamarehit” no município de Manaus-AM/Brasil, no período de 2020-2021
Antônio Ruiz da Silva
DOI: 10.47573/aya.5379.2.69.4
Páginas: 42-53
-
Capítulo 5
O uso da metodologia científica em sala de aula, para alunos do 3˚ ano do ensino médio, na disciplina de biologia
Sandraléa Socorro Lima dos Santos Andrade
DOI: 10.47573/aya.5379.2.69.5
Páginas: 54-62
-
Capítulo 6
O poder de transformação da leitura e escrita, uma questão que resvalar a formação do professor das séries iniciais
Deuvalina Batista Cabral
DOI: 10.47573/aya.5379.2.69.6
Páginas: 63-73
-
Capítulo 7
Algumas reflexões acerca do papel do pedagogo e da coordenação pedagógica na educação inclusiva
Maxilene Ferreira Sales e Ronaldo dos Santos Leonel
DOI: 10.47573/aya.5379.2.69.7
Páginas: 74-84
-
Capítulo 8
A importância da afetividade da comunidade escolar na aprendizagem de uma criança portadora de TEA – Transtorno do Espectro Autista
Maxilene Ferreira Sales, Alvane Rosa de Sousa e Ronaldo dos Santos Leonel
DOI: 10.47573/aya.5379.2.69.8
Páginas: 85-92
-
Capítulo 9
A importância das experimentações como ferramenta metodológica na educação infantil
Maxilene Ferreira Sales, Alvane Rosa de Sousa e Ronaldo dos Santos Leonel
DOI: 10.47573/aya.5379.2.69.9
Páginas: 93-99