Violência doméstica infantil em Manaus: causas e efeitos comportamentais
Autores:
Ailton Luiz dos Santos, Ernesto Santos da Silva, Tatiana Rocha dos Santos e Valcinéia de Souza Chaves da Silva
ISBN
978-65-5379-010-0
DOI:
10.47573/aya.5379.1.37
N° páginas:
47
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
2022-02-17
Área do Conhecimento
Licença:
O presente trabalho vem apresentado em seu tema: A violência doméstica infantil na cidade de Manaus: causas e efeitos comportamentais. O referido estudo pretende demonstrar como a violência doméstica infantil é um tipo de violência que é enfrentada pelas crianças dentro do seu grupo familiar. A violência é um fenômeno que tem contribuindo para um elevado índice de criminalidade na nossa sociedade, além de afetar a estrutura familiar, acaba levando os diversos segmentos da nossa sociedade a lutarem em prol do enfrentamento da violência doméstica infantil, pois os efeitos nas vítimas podem desencadear consequências graves. O quadro de violência doméstica nos mostra o desrespeito ao menor revelando que os seus direitos garantidos por lei estão deixando de ser cumpridos e mostrando que a violência é produto da pobreza, separação dos pais, miséria, influências familiares e fatores econômicos, psicológicos e sociais. O estudo tem como objetivo: compreender a questão da violência doméstica infantil acerca das causas e consequências que influenciam no comportamento das crianças vitimizadas. Os objetivos específicos deste estudo: Abordar a instituição família como fator relevante para o desenvolvimento dos indivíduos; Identificar quais as violências que as vítimas sofrem dentro do seu domicilio; Levantar como é o comportamento das crianças que sofrem com este tipo de violência. A metodologia utilizada para a pesquisa é a bibliográfica que busca o seu embasamento teórico, a partir da leitura de livros, artigos, jornais e outros.
Ailton Luiz dos Santos
Ernesto Santos da Silva
Tatiana Rocha dos Santos
Valcinéia de Souza Chaves da Silva
Ailton Luiz dos Santos
Bacharel em Segurança Pública e do Cidadão (2010). Bacharel em Direito (2015). Pós-Graduado em Direito Penal e Processo Penal (2014). Pós-Graduado em Ciências Jurídicas (2015). Pós-Graduado em Gestão Pública Aplicada à Segurança (2019). Pós-Graduado em Direito Administrativo (2022). Pós-graduado em Segurança Pública (2022).
Ernesto Santos da Silva
Bacharel em Ciências Teológicas (2002). Mestre em Ciências Teológicas (2005). Bacharel em Ciências Sociais (2009). Pós-Graduado em Políticas e Estratégia (2014). Pós-Graduado em Saúde da Família/Psicologia.(2016). Doutor em Teologia (2021).
Tatiana Rocha dos Santos
Graduação em Enfermagem (2009); Pós graduada em Urgência e Emergência (2012); Especialista em Enfermagem em Saúde da Família (2022); Especialista em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família (2022): Especialista em Saúde Coletiva e ESF (2022): Especialista em Enfermagem em Atenção Primária à Saúde (2022).
Valcinéia de Souza Chaves da Silva
Bacharel em Serviço Social (2010). Pós-graduada em Gestão Organizacional e Recursos Humanos (2015).