O processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa mediado pela plataforma Edmodo
Autoras:
Eliana Santos da Silva Souza e Lidiane Leite Vasconcelos
ISBN
978-65-5379-004-9
DOI:
10.47573/aya.5379.1.27
N° páginas:
49
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
2022-02-02
Área do Conhecimento
Licença:
Esta pesquisa dedicou-se a avaliação da experiência de utilização da plataforma Edmodo, pela professora de Língua Inglesa, durante os dois primeiros trimestres de 2016, em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM), localizada no Bairro Mário Cyprestes, município de Vitória-ES. O uso da plataforma foi motivado pelos altos índices de reprovação dos estudantes e pela busca de estratégias que pudessem auxiliá-los no processo de ensino–aprendizagem e, consequentemente, refletissem de forma positiva nos resultados trimestrais. O objetivo foi compreender se o uso da plataforma auxiliou os estudantes e a mim, professora da disciplina, no processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa. Esta é uma pesquisa qualitativa, do tipo avaliativa, que utilizou os seguintes instrumentos para produção de dados: observação participante, diário de campo, questionário online direcionado aos estudantes e diário de notas para levantamento de dados. A análise de dados foi desenvolvida a partir da criação de critérios de avaliação como “impactos no processo de ensino-aprendizagem com o uso do Edmodo como elemento mediador da aprendizagem”, “Edmodo como instrumento de mediação” e “implementação da plataforma Edmodo na escola.” Os dados foram então analisados à luz da teoria histórico-social de Vygotsky sobre o uso de instrumentos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem. Apesar das avaliações positivas dos sujeitos desta pesquisa sobre a experiência com o Edmodo, avalio que a utilização da plataforma como instrumento tecnológico para mediar à aprendizagem não teve êxito significativo.
Eliana Santos da Silva Souza
Lidiane Leite Vasconcelos
Eliana Santos da Silva Souza
Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFES), especialista em Educação Profissional e Tecnológica (EPT/IFES), graduada em Letras Inglês (CESV), Técnico em Multimeios Didáticos. Atua desde 2008 como professora de Língua Inglesa em escolas públicas estaduais do Espírito Santo, lecionando para o ensino médio e educação profissional.
Lidiane Leite Vasconcelos
Mestre em Psicologia Institucional e graduação em Psicologia pela UFES. Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), com lotação no Centro de Referência em Formação e Educação à Distância (CEFOR).