Educação especial e inclusiva: perspectivas, relatos e evidências 2
Organizado por:
Prof.ª Dr.ª Claudia Flores Rodrigues
ISBN
978-65-5379-026-1
DOI:
10.47573/aya.5379.2.65
N° páginas:
163
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
2022-03-30
Área do Conhecimento
Licença:
Prefaciar este segundo volume, é uma honra e um desafio. A beleza em poder contribuir com a educação inclusiva é usar essa ideia de abordagem para promover a inclusão efetiva de poder inspirar outros educadores a fazer o mesmo: registrar através da escrita, construir uma base de conhecimento robusto que apoie mais e mais práticas que por sua vez, se traduzem em oportunidades para crianças, jovens e adultos.
A AYA Editora, através de seu Editor Chefe, professor Adriano Mesquita Soares, tem mantido em mim uma mente curiosa, porque estou sempre desejante de escrever artigos. Sinto que existe uma generosidade de quem os lê, porque pressupõe uma guinada significativa durante a construção das histórias narradas ou pesquisadas nos capítulos. Nossa habilidade em aprender com os exemplos dos outros é o motivo pelo qual temos sobrevivido tão bem como seres humanos. E é por isso que codificamos nossas trajetórias acadêmicas através de livros: para que outros possam acelerar seus passos e desenhar novas potências dentro dos seus espaços de fala e, portanto, se tornem autores da própria história e contribuam com suas comunidades.
Este segundo volume organizado, apresenta de forma crítica as trajetórias e os avanços obtidos no cenário da educação especial, na semeadura e florescimento de uma educação que não seja excludente e que aconteça em todos os espaços, pois compartilha questões próprias do ensinar e aprender, não se ausentando da importância da gestão escolar e da escuta sensível para o processo de inclusão.
Por fim, o esforço de trazer reflexões sobre o processo de transformação que o princípio da inclusão tem trazido para a vida, reúne nesta obra uma literatura recomendada para pessoas que na sua humanidade, sintam a necessidade de compartilhar seus saberes voltados para o benefício da vida-inclusiva em sociedade.
Prof.ª Dr.ª Cláudia Flores Rodrigues
Cláudia Flores Rodrigues
É graduada em Letras Língua Espanhola e Respectivas Literaturas pela Faculdade Metodista Centenário, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Doutorado em Educação, linha de pesquisa Educação e Saúde, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC); Psicanalista formada pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica (IBPC). Campinas-SP. Tem experiência na área de Educação, no Ensino Técnico e Superior e em Cursos de Pós-graduação em Docência do Ensino Profissional; atua como tutora no Curso de Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Atua como assessora na Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (SEDURS) no Departamento de Recursos Humanos (DRH).
Área de atuação: Educação, Saúde e Desenvolvimento Humano.
E-mail: [email protected]
Sumário
-
Capítulo 1
Formação de professores para o ensino de estudantes com deficiência intelectual
Arleia Gomes de Souza Ribeiro, Lívia da Conceição Costa Zaqueu, Natália Moreira de Carvalho Campos e Arteane Gomes de Sousa Setúbal
DOI: 10.47573/aya.5379.2.65.1
Páginas: 10-23
-
Capítulo 2
A perspectiva do modelo centrado na família na abordagem dos irmãos de pessoas com deficiência
Roberta Pasqualucci Ronca, Caroline Nóbrega de Almeida, Camila Evelyn Albues Melo Torres, Marilia Rezende Callegari e Silvana Maria Blascovi-Assis
DOI: 10.47573/aya.5379.2.65.2
Páginas: 24-34
-
Capítulo 3
Produção acadêmica sobre educação especial no campo: um estudo de revisão
Érika da Cruz Gonçalves Noberto e Osni Oliveira Noberto da Silva
DOI: 10.47573/aya.5379.2.65.3
Páginas: 35-45
-
Capítulo 4
Alunos com deficiência intelectual e atuação do professor de apoio especializado nos anos finais do ensino fundamental
Lethicia Silva Bello
DOI: 10.47573/aya.5379.2.65.4
Páginas: 46-61
-
Capítulo 5
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na educação infantil
Maria de Fátima dos Santos
DOI: 10.47573/aya.5379.2.65.5
Páginas: 62-75
-
Capítulo 6
Projeto outras redes: relato de uma experiência no controle do uso de dispositivos eletrônicos com alunos do IFSul Campus Pelotas
Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas, Guilherme Ribeiro Rostas, Rovena Batista Severo e Anderson Miguel Botelho Pintanel
DOI: 10.47573/aya.5379.2.65.6
Páginas: 76-83
-
Capítulo 7
Educandos com características de altas habilidades/superdotação, TDAH e dupla excepcionalidade: desafios de diagnóstico e acompanhamento pedagógico
Maria Eliana Lopes de Souza, Olga Aparecida da Silva Martins, Mathaus Natan Moura Duarte e Marilene Rosa da Silva
DOI: 10.47573/aya.5379.2.65.7
Páginas: 84-100
-
Capítulo 8
A relevância da psicopedagogia na instituição escolar
Maria Vânia de Sousa Rodrigues, Eduardo Cipriano Carneiro, Maria Vanessa Rodrigues Silva e Danuzia Gois Mota
DOI: 10.47573/aya.5379.2.65.8
Páginas: 101-109
-
Capítulo 9
Transtorno do espectro autista no contexto educacional: desafios de uma prática inclusiva
Ione Leila de Almeida Santos Lins e Rivanne Santos Lins
DOI: 10.47573/aya.5379.2.65.9
Páginas: 110-116
-
Capítulo 10
Tecnologias digitais: como meio de comunicação, informação, aprendizado e inclusão escolar
Luciane Martins Christino e Geisa Letícia Kempfer Böck
DOI: 10.47573/aya.5379.2.65.10
Páginas: 117-127
-
Capítulo 11
Altas habilidades/AHSD: uma concepção de inteligência ligada à potencialidade
Claudia Flores Rodrigues, Mely Paula Rabadan Cimadevila e Aline Fontana
DOI: 10.47573/aya.5379.2.65.11
Páginas: 128-139
-
Capítulo 12
A educação inclusiva transformou as escolas
Mônica Ribeiro dos Santos de Oliveira, Thais Susane Ananias Silva de Melo, Samara Rani Duarte Bezerra da Silva, Ozilene Francisca Ferreira da Silva, Josecleide Pereira de Andrade, Larissa Sofia Freire de Sá Lima, Ivanise Lopes da Silva Lima, Josiene Albino Arruda, Gercileide da Costa Lima e Edna Maria Ferreira de Sena
DOI: 10.47573/aya.5379.2.65.12
Páginas: 140-152
-
Capítulo 13
Inclusão através de libras
Andressa Antunes da Silva dos Santos
DOI: 10.47573/aya.5379.2.65.13
Páginas: 153-157