As diretrizes curriculares e a abordagem da sexualidade na escola: a gravidez na adolescência e os seus desafios
Autoras:
Monique Eleres do Nascimento
Silvana Barbosa Pinto
ISBN
978-65-88580-89-9
DOI:
10.47573/aya.88580.1.25
N° páginas:
42
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
2022-01-07
Área do Conhecimento
Licença:
A educação brasileira ao longo dos anos vem sofrendo diversos ataques sejam eles ideológicos ou financeiros, mas nós educadores que temos como verbo o “Esperançar” ousamos acreditar que por meio da educação nos libertamos, para então libertar nossos educandos, pois nas palavras do mestre Paulo Freire, os homens se libertarão em comunhão”. Seguindo nessa comunhão de libertação desafiamos nossos limites, assumimos a necessidade das aprendizagens coletivas, nos espaços formais de ensino.
Confiantes nesse propósito, apresentamos a obra “As Diretrizes Curriculares e a abordagem da sexualidade na escola: a gravidez na adolescência e os seus desafios”, escrito por Monique Eleres do Nascimento e Silvana Barbosa Pinto, situando o tema transversal Sexualidade, como intrínseco e essencial aos programas de ensino, na educação básica brasileira, traçando um panorama geral da situação das adolescentes grávidas no Brasil. As autoras apontam que a abordagem e discussões sobre a sexualidade nas escolas notadamente contribuirá no desenvolvimento de ações formativas para adolescentes e jovens, que iniciam sua vida sexual de modo precoce, ainda essa mesma propositura acolheria as jovens mães, para que pudessem concluir a formação escolar.
Dialogando sobre a temática as autoras evidenciam que a gravidez na adolescência se configura na atualidade como um dos principais motivos da evasão escolar entre as meninas, condição que pode ser determinante para a vida de muitas adolescentes de classe economicamente desfavorecida. O tema é de grande relevância, por isso a revisão bibliográfica nos leva a refletir sobre o trabalho curricular e pedagógico referente a temática em questão, através da investigação das diretrizes curriculares da educação, os programas e projetos que tratam a respeito da adolescência, bem como a abordagem da sexualidade na escola.
Prof.ª Ma. Ana Paula Silveira (UFSCar/UFAM)
Monique Eleres do Nascimento
Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Membro do grupo de pesquisa do CEFORT/FACED/UFAM. Pesquisadora na categoria Iniciação Científica – PIBIC/UFAM. Recebeu o título de Menção Honrosa pela realização de pesquisa no período de 2020 a 2021 no âmbito do PIBIC/UFAM.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3420106760701469
Silvana Barbosa Pinto
Professora Mestre do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Membro do grupo de pesquisa do CEFORT/FACED/UFAM. Professora orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, Pesquisa de Iniciação Científica – PIBIC/UFAM. Recebeu o título de Menção Honrosa pela realização de orientação de pesquisa no período de 2020 a 2021 no âmbito do PIBIC/UFAM.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7994637711729662