Educação especial e inclusiva: perspectivas, relatos e evidências
Organizado por:
Prof.ª Dr.ª Claudia Flores Rodrigues
ISBN
978-65-88580-99-8
DOI:
10.47573/aya.88580.2.54
N° páginas:
159
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
2022-01-29
Área do Conhecimento
Licença:
A organização de um livro na área da Educação Especial exige comprometimento e respeito à pluralidade de ideias fomentadas pela prática pedagógica permeada por um referencial científico que garanta o enfrentamento das causas que acometem as pessoas excluídas ou incompreendidas pela sociedade.
Esse atendimento, consta na lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional — LDB/1996 e apresenta-se como forma de contribuir com a atuação de professores junto aos alunos com necessidades educacionais especiais.
É preciso contextualizar que o trabalho docente, neste aspecto, envolve profissionais com diferentes especificidades, fato que enriquece a discussão dos estudos e experiências bem sucedidas com alunos em situação de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. A pluralidade, neste aspecto, incide em criar e compartilhar critérios para a avaliação e supervisão no atendimento a estes alunos, resultando em mudanças atitudinais em toda a comunidade escolar.
É marcante na escrita dos autores aqui reunidos, a presença do estímulo, da generosidade, do acolhimento e respeito, o que fortalece a ideia de que diante da realidade, não se permite mais nenhum recuo, o paradigma é o da inclusão. O mundo contemporâneo exige reconhecer, questionar e quebrar preconceitos, estimulando o acolhimento e respeito.
A obra apresentada, mostra através dos relatos as múltiplas possibilidades de trabalhar as práticas disciplinares, de forma que a teoria e a prática sejam sustentadas pela sensibilidade e valorização do humano na sua diversidade.
Cada relato impressiona. A trajetória dos professores da área da Educação Especial é sublinhada pelo olhar sensível e atento sob o viés de uma aprendizagem para além dos condicionantes, o que torna a leitura um convite à essa mescla entre a prática docente e a experiência subjetiva como afetação, cujo dispositivo acontece desde o primeiro capítulo.
Prof.ª Dr.ª Cláudia Flores Rodrigues
Cláudia Flores Rodrigues
É graduada em Letras Língua Espanhola e Respectivas Literaturas pela Faculdade Metodista Centenário, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Doutorado em Educação, linha de pesquisa Educação e Saúde, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC); Psicanalista formada pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica (IBPC). Campinas-SP. Tem experiência na área de Educação, no Ensino Técnico e Superior e em Cursos de Pós-graduação em Docência do Ensino Profissional; atua como tutora no Curso de Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Atua como assessora na Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (SEDURS) no Departamento de Recursos Humanos (DRH).
Área de atuação: Educação, Saúde e Desenvolvimento Humano.
E-mail: [email protected]
Sumário
-
Capítulo 1
Sinta o som: a música e o processo de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual
Roselin Angelita Dantas Reis e Vinícius Reis de Figueirêdo
DOI: 10.47573/aya.88580.2.54.1
Páginas: 9-19
-
Capítulo 2
Intervenção neuropsicopedagógica no TDAH: da avaliação à discussão
Débora Kallyne Pinheiro
DOI: 10.47573/aya.88580.2.54.2
Páginas: 20-29
-
Capítulo 3
Inclusão escolar indígena na contemporaneidade: os maiores desafios enfrentados pelos professores com alunos de necessidades especiais da etnia Xokleng
Lucimar Graf
DOI: 10.47573/aya.88580.2.54.3
Páginas: 30-40
-
Capítulo 4
A inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular: impasses e perspectivas
Francisco Wenderson Pereira de Souza, Maria Karline Oliveira de Souza, Eumar Conde de Queirós Junior e Erik Rocha de Oliveira
DOI: 10.47573/aya.88580.2.54.4
Páginas: 41-54
-
Capítulo 5
Ensino e a aprendizagem de deficientes visuais no Brasil: pessoas e instituições que marcaram a história
Mariana Lemes Teixeira e Andréa Haddad Barbosa
DOI: 10.47573/aya.88580.2.54.5
Páginas: 55-68
-
Capítulo 6
Aspectos históricos e conceituais relacionados ao atendimento educacional de pessoas com deficiência
Cristiana Laurindo, Rudney da Silva e Letícia Carneiro Aguiar
DOI: 10.47573/aya.88580.2.54.6
Páginas: 69-85
-
Capítulo 7
Políticas públicas de inclusão educacional no contexto brasileiro e catarinense
Cristiana Laurindo, Rudney da Silva e Letícia Carneiro Aguiar
DOI: 10.47573/aya.88580.2.54.7
Páginas: 86-111
-
Capítulo 8
A formação docente na perspectiva da educação especial e inclusiva: a prática pedagógica para o ensino do aluno com deficiência intelectual
Natália Moreira de Carvalho Campos e Kaciana Nascimento da Silveira Rosa
DOI: 10.47573/aya.88580.2.54.8
Páginas: 112-135
-
Capítulo 9
Relação entre os alunos da sala comum e os alunos da sala de recursos multifuncionais através da ótica dos professores
Osni Oliveira Noberto da Silva
DOI: 10.47573/aya.88580.2.54.9
Páginas: 136-144
-
Capítulo 10
Serviço de Atendimento Educacional Especializado-AEE: um olhar multiangular para fomentar a resiliência e o autoconhecimento na docência
Cláudia Flores Rodrigues e Danusa Santos da Cunha
DOI: 10.47573/aya.88580.2.54.10
Páginas: 145-152