Ficção e aprendizagem: O caso Lobato e o ensino de Língua portuguesa como segunda língua para surdos
Organizado por:
Carlos Ranieny Pereira Rocha, Hélen Cristina Pereira Rocha e Joeli Teixeira Antunes
ISBN
978-65-88580-57-8
DOI:
10.47573/aya.88580.3.1
N° páginas:
50
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
2021-03-31
Área do Conhecimento
Licença:
Ler e interpretar são atividades extremamente importantes e que envolvem problemas, não só semânticos, mas, culturais e ideológicos. Neste sentido ao percebermos a literatura como um produto social, no qual podemos identificar visões de mundo e valores culturais historicamente e coletivamente construídos, a tarefa de analisar qualquer obra literária que seja, constitui-se não apenas um desafio cognitivo, mas um esforço teórico-metodológico de dissecar os elementos nela presentes, a fim de visualizá-la mais globalmente. Entender a literatura sob esta perspectiva pressupõe compreender os discursos disseminados por meio de textos orais e escritos.
Assim sendo, relacionamos neste livro dois artigos que discutem tal questão.
O primeiro deles debruça-se sobre a análise dos contos “Negrinha” e “Os Negros”, do autor pré-modernista Monteiro Lobato, com o intuito de refletir sobre “A opressão e preconceito”, dois males que afetam a sociedade desde a era colonial, escravocrata, aos dias atuais, trazendo assim, diversas consequências, como a intolerância, violência, guerra. Nos contos “Negrinha” e “Os negros” (1920), de Monteiro Lobato, evidenciamos as cruéis formas de tratamentos, que se manifestaram pela cor da pele. O negro era visto como um “objeto” perante a sociedade, “objeto” este que deveria ser menosprezado, domesticado, escravizado, até o último suspiro. Teremos como meta apresentar as ideias teóricas, práticas e fazer nossa crítica pessoal, destacando pontos centrais sobre o tema abordado.
O segundo artigo que compõe este livro, nesta mesma perspectiva de buscsar ferramentas que posicionem o sujeito frente as diversas ideologias que circulam nos textos orais e escritos, volta seu escopo analítico para o sujeito surdo, demonstrando de que maneira o uso da gamificação como recurso didático pode auxiliar o aluno surdo no processo de ensino aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa.
Com efeito, o que se notará aqui é que cabe ao professor levar em consideração a funcionalidade que a língua deve ter para os sujeitos, sejam eles ouvintes ou não. O processo de ensino-aprendizagem de uma língua deve ser pensado a partir de uma abordagem comunicativa, não havendo uma preferência para sua estrutura gramatical, mas sim para a interação comunicativa contextualizada e funcional para que o aluno, partindo dela, possa apropriar-se dos conceitos gramaticais pertinentes à língua-alvo. Neste caso, as construções comunicativas ocorrem a partir de situações de interesse dos aprendizes, de forma funcional e contextualizada, descentralizando da prática da forma e, assim, tornando o aprendizado mais efetivo e significativo.
Carlos Ranieny Pereira Rocha
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES e pós graduado em LIBRAS pelas Faculdades Favenorte. Possui experiência em desenvolvimento de sistemas para acessibilidade a pessoa surda. Atua como professor no Departamento de Comunicação e Letras (Unimontes).
Hélen Cristina Pereira Rocha
Doutoranda em Letras/ Estudos literários pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mestre em Letras/ Estudos literários pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES (2012) e graduada em Letras/Português (2009).Tem experiência no ensino e na pesquisa na área de Letras atuando principalmente na investigação dos seguintes temas: Língua portuguesa, Língua portuguesa e ensino, Teoria da literatura, Literatura Brasileira, Literatura de Minas, Guimarães Rosa, Relações de Poder, Relações Étnicas, Gênero e Alteridade.
Joeli Teixeira Antunes
Mestra em Letras Estudos Literários (Unimontes); Especialista em Libras com Ênfase em Interpretação (Unimontes), Especialista em Mídias na Educação (Unimontes), Especialista em Educação a Distância (Unimontes); Especialista em Linguística: Leitura e Produção Textual (Faculdades Santo Agostinho); Especialista em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva (IFNMG); Graduada em Letras Português (Unimontes); Graduada em Letras/Libras (IFNMG). Atua como professora no Departamento de Estágio e Práticas Escolares (Unimontes) e no Departamento de Comunicação e Letras (Unimontes).