As representações sociais e o processo de formação inicial de professores de química
Autores:
Tânia do Carmo e Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
ISBN:
978-65-88580-50-9
DOI:
10.47573/aya.88580.1.1828
N° páginas:
42
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
2021-08-12
Área do Conhecimento
Licença:
Em meio a tantos problemas educacionais que nosso país enfrenta dedicamos este livro a compreender melhor como nossos futuros professores de química tem compreendido o “Ser Professor” desde seu ingresso na universidade até sua formação.
Deste modo, compreender as possíveis Representações Sociais compartilhadas entre ingressantes e concluintes em química de duas universidades públicas brasileiras, foi o objetivo central desta investigação, a qual esperamos ser fonte de estudo e compreensão para os professores que formam professores e também aos futuros professores que estão no processo da formação inicial docente assim como também para todos que se interessarem pelo assunto aqui abordado.
O livro foi organizado da seguinte forma: Introdução, Capítulo 1 – Fundamentação Teórica, Capítulo 2 – Abordagem Metodológica da Investigação, Capítulo 3 – Resultados e Discussões e por fim as Considerações Finais.
Desejamos uma boa leitura e estudos a todos e a todas!
Tânia do Carmo
Licenciada e Bacharel em Química pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (2008), Especialista em Docência no Ensino Superior Inspeção Escolar (2017) e em Educação Ambiental e Sustentabilidade (2018) pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), Mestrado (2014) e Doutorado (2015) em Educação para a Ciência e a Matemática pela UEM. Coordenou durante cinco anos os cursos de Engenharias do polo de Educação a Distância da Universidade de Uberaba – UNIUBE em Maringá (2011 a 2016). Coordenou o Núcleo de Educação a Distância da Faculdade de Engenharias e Inovação Técnico Profissional – FEITEP e o Núcleo de Apoio Pedagógico da Faculdade de Inovação Técnico Profissional (2019 – 2020).
Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
Licenciado em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (2002), Especialista em Educação pela Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR/Campo Mourão (2004), Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Física) pela Universidade de São Paulo – USP (2007); Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (2011) e Pós-doutor em Educação em Ciências pela Universidade do Minho – UMinho/PT (2016) e em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2018). É professor Associado do Departamento de Ciências; do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática – PCM e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais – PROFCIAMB, da UEM. Coordena o Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, Formação de Professores e Representações Sociais – CIENCIAR, membro do Grupo de Pesquisa GETEPEC, da UEL, e parceira em pesquisa com o CIEC, do Instituto de Educação da UMinho de Portugal. Atuou como Coordenador do Pibid Física-CRG (2012 – 2014) e Coordenador de Gestão do Pibid UEM (2014 – 2016). Coordenou o curso de graduação em Licenciatura Plena em Ciências por duas gestões (2012-2014 e 2014-2016). Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação (PCM) e coordena um Projeto de Pesquisa (CNPq/Universal 2018) interinstitucional entre UEM, UTFPR, UMinho/Pt e ITG/Pt. Vice-Diretor da Regional 3 da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (gestão 2019-2021). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores e representações sociais. Atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) do CNPq.