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Educação Especial e Inclusiva: conceitos e práticas

A concepção do brincar na visão das educadoras da educação infantil e educação especial de uma creche em Cuiabá/MT

The concept of playing in the view of early childhood and special education educators at a daycare center in Cuiabá/MT

Autores:

Cristiane Costa de Jesus, Edilaine Nunes da Conceição, Elenice Assis Castelo, Fabiane Costa de Jesus, Fátima Estevão do Nascimento, Gizele Aparecida Silva Martins, Glaucia Fernandes das Neves, Maria Conceição Ferreira Lara, Maria da Silva Costa Rossi e Rosely da Silva

ISBN

978-65-88580-38-7

DOI:

10.47573/aya.88580.2.25.5

N° páginas:

50-63

Formato:

Livro Digital (PDF)

Publicado em:

2021-07-30

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo identificar a concepção do brincar na visão das educadoras na Educação Infantil e na Educação Especial. O brincar pode ser visto como a primeira possibilidade de desenvolvimento cognitivo da criança, de um pensar consciente, e o brinquedo é o grande mediador desse processo. Assim, o tema brincar se mostra instigante para realização de uma pesquisa, tanto pelas indagações de ordem teórica que seus processos ainda suscitam, apesar da existência de teorias explicativas diversas, quanto pelos questionamentos coerentes sobre a forma como abordá-los do ponto de vista das ações educativas. Para realização dessa pesquisa adotamos o método descritivo qualitativo com a realização de entrevistas e de questionários para algumas educadoras que atuam nessa área. Verificamos que é preciso ter sempre em mente que a aquisição do conhecimento dá-se por um processo de construção e não pela mera absorção de informações. Sendo assim, é indispensável que a atitude do educador vise encorajar a criança quer seja considerada normal ou portadora de necessidades especiais no ato do brincar e foi isso que as educadoras entrevistadas demonstraram buscar no seu cotidiano educacional.

Palavras-chave: educação infantil. educação especial e brincar.

Referências

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