História do Ensino de História, Educação, Práticas Pedagógicas, Ensino de Química e TICS
Autores:
Antonio Santana Sobrinho
Sérgio Nilson de Faustino
ISBN
978-65-88580-32-5
DOI:
10.47573/aya.88580.1.8
N° páginas:
64
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
16 de julho de 2021
Caro leitor, o primeiro volume dessa coletânea que no momento apresentamos reúne trabalhos de pesquisadores de distintas instituições tratando temas instigantes da educação, a qual denominamos de: História do Ensino de História, Educação, Práticas Pedagógicas, Ensino de Química e TICS. Os artigos que compõem a primeira parte desta obra revelam, na polissemia das vozes dos autores, reflexões sobre a Educação e seu entrelaçamento com a questão da Mídia que está presente no cotidiano dos discentes e docentes sobre vários aspectos. Pois, vivemos um vigoro desenvolvimento de recursos tecnológicos, onde os mesmos possibilitam a exploração desses ambientes virtuais da melhor maneira possível, sendo fundamentais para a construção de novas metodologias educacionais necessária para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem.
Essa coletânea inicia com o processo do Ensino de História na Paraíba no Século XIX, os interesses que nortearam a criação dessa disciplina, apresenta uma defesa da importância do Ensino da Filosofia nos Anos Finais 4º e 5º do Ensino Fundamental I, e Música, Língua Estrangeira e História um diálogo possível na perspectiva de uma interdisciplinaridade merecedora de uma atenção na criação de novas práticas pedagógicas e recursos didáticos, representando um desafio coletivo na atuação dos(as) docentes em sala de aula com estrutura física ou no ambiente virtual. Dessa forma, concluindo o primeiro capítulo da coletânea.
No segundo capítulo buscamos enfatizar a reflexão sobre a atuação e preparação do docente da disciplina de Química e suas práticas pedagógicas em ambiente virtual. Tendo como finalidade sanar as dificuldades dos discentes com a disciplina, pois, é necessária uma concepção moderna da tarefa de ensinar, na atuação do professor, a qual requer flexibilidade para busca de novas formas e recursos para melhor aproveitamento do seu exercício de professor. O desafio da Educação Química para o Ensino Médio em Ambiente como práticas de ensino, buscando estratégias para aproximar o estudante da realidade que vive e daquilo que usa, veste e calça, enfim, a sua convivência no mundo. Apresentamos no final do capítulo o trabalho da disciplina desenvolvido através de um software educacional o qual podemos classificar de acordo com as suas especificidades, que escolhemos e planejamos uma aula, com as riquezas de detalhes que não faríamos sem o auxílio dessas ferramentas tecnológicas.
Enfim, sabemos que nossa formação acadêmica não nos prepara para a docência, e não somos conduzidos a condições adequadas para o exercício de práticas pedagógicas e muito menos acerca das TICS e suas aplicabilidade no espaço escolar. Portanto, temos a satisfação de trazer ao público, particularmente aos docentes de História, Língua Estrangeira e Química e profissionais da Educação, sobretudo aqueles(as) que estão iniciando a docência o primeiro número desta coletânea.
Antonio Santana Sobrinho
Sérgio Nilson de Faustino
APRESENTAÇÃO
Antonio Santana Sobrinho
CAPÍTULO I
A INSERÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA LOCAL – PARAÍBA SÉCULO XIX (1836 – 1851)
Antonio Santana Sobrinho
MÚSICA, LÍNGUA ESTRANGEIRA E HISTÓRIA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL
Antonio Santana Sobrinho
DA IMPORTÂNCIA ÉTICA DA FILOSOFIA NO 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Sergio Nilson de Faustino
CAPÍTULO II
REFLEXÃO SOBRE ATUAÇÃO E PREPARAÇÃO DO PROFESSOR: AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
SOBRE OS AUTORES
Antonio Santana Sobrinho
Possui Graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba e Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Atualmente é professor EBTT, Ensino Médio e Superior do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará. Foi professor do Ensino Privado de João Pessoa lecionando as disciplinas de História: (Antiga, Medieval, Moderna, Contemporânea e Brasil) nos Colégios: GEO E MOTIVA, entre outros, professor de Cursos pré vestibulares. Gestão Pública, Coordenador Pedagógico do Projovem Trabalhador da Prefeitura Municipal de João Pessoa (2011 e 2012), Diretor do Departamento Pedagógico e Articulação e Escola e Creis (DPAA) da Secretaria de Educação de João Pessoa e Projovem Urbano. Desenvolveu pesquisa pelo Neabi da UFPB através de Bolsista do Programa Prolicen/ Margens do Atlântico organizado pelo Professor Dr. Elio Chaves Flores. Bolsista do CNPQ, Coordenador do Curso de Agropecuária o e presidente Conselho do Curso de agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, também lecionou na mesma instituição as disciplinas de História e História das Ciências na Especialização em Ciências da Natureza e Membro do Colegiado. Docente Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- Campus Cedro lecionando as disciplinas de História, História da Educação e História das Ciências. Estuda Filosofia Política, História da Educação e História do Brasil Império e República.
Sérgio Nilson de Faustino
Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal da Paraíba (2002), especialização em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática Pela Universidade Estadual da Paraíba (2017) Tem experiência na área do Ensino de Química, Gestão Pública em educação através do programa de inclusão social – Projovem urbano, na condição de Assistente Pedagógico e posteriormente Diretor de Polo. Participou como Formador/Tutor dos cursos de Introdução à Educador Digital, Ensinando e Aprendendo com as TICs pelo PROINFO PB/JP. Foi integrante de comissão no processo de seleção para ingresso de educadores/as no Projovem Urbano do estado da Paraíba. Participou de formações continuadas como educador do Programa de Inclusão Social – Projovem Urbano e como, a posteriori como Gestor do referido programa. Tem capacitação em Microemulsões (formação, propriedades e aplicações), Formação com Qualidade de Produtos de Higiene e Limpeza e Viabilidade de Implantação de Micro e Pequena Indústria. Participação no I Congresso Internacional da Cátedra Unesco de Educação de Jovens e Adultos (40 horas); julho de 2010 João Pessoa PB.