Tópicos especiais no ensino e na aprendizagem de matemática
Organizado por:
Marcos Pereira dos Santos
ISBN
978-65-88580-30-1
DOI:
10.47573/aya.88580.2.23
N° páginas:
84
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
31 de maio de 2021
Prezado leitor, prezada leitora:
Saudações cordiais!
Escrever, em poucas palavras, a respeito de uma obra científica de tamanha magnitude e elevado rigor acadêmico como esta, que ora se torna de domínio público, não é uma tarefa fácil; porém muitíssimo gratificante. Há uma mistura qualiquantitativa de emoções, sentimentos, anseios, expectativas e desafios que se engendram.
Todavia, mesmo em meio à crise sanitária que (ainda) tem assolado de forma caótica e preocupante o Brasil e o mundo nos dias atuais, devido ao advento da pandemia de novo Coronavírus (COVID-19), é com imensa alegria e satisfação que, nas condições de organizador e autor, apresentamos o presente livro intitulado Tópicos especiais no ensino e na aprendizagem de matemática.
Este primoroso opúsculo acadêmico-científico, de leitura e utilização recomendável em cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnologia), cursos específicos de formação continuada de docentes de Matemática (e disciplinas curriculares afins) e cursos de extensão universitária, bem como na realização de semanas pedagógicas escolares e no desenvolvimento de pesquisas científicas em (Educação) Matemática, está didática e metodologicamente estruturado em quatro belíssimos capítulos teóricos, os quais são resultantes de leituras dirigidas, investigações científicas, experiências escolares e acadêmicas discentes, análises crítico-reflexivas e práticas pedagógicas profissionais docentes de renomados(as) estudiosos(as)/pesquisadores(as) oriundos(as) das áreas de Educação, Pedagogia, Matemática e demais campos correlatos do conhecimento científico.
Os(As) autores(as) e coautores(as) deste importante livro, que é um autêntico artefato cultural e legado eterno para todas as demais gerações vindouras, não mediram esforços em redigir os seus capítulos textuais em formato de artigos científicos, cujas temáticas são resumidamente apresentadas na seguinte sequência, sem, tampouco, levar em consideração questões hierárquicas e/ou níveis valorativos de relevância acadêmico-científica e intelectual:
Abrindo com chave de ouro a coletânea científica, tem-se o primeiro capítulo nominado de MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS REAIS, de autoria de Tayla da Silva Corrêa de Freitas; Gerson dos Santos Farias e Eugenia Brunilda Opazo Uribe.
A posteriori, as autoras Viviane Roncaglio; Isabel Koltermann Battisti e Cátia Maria Nehring trazem, no segundo capítulo textual, o artigo científico AULAS DE MECÂNICA GERAL I EM UM CURSO DE ENGENHARIA E A MOBILIZAÇÃO DO CONCEITO VETOR.
Na continuidade, TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: O USO DO APP “GOOGLE SALA DE AULA” COMO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM compõe o terceiro capítulo autoral do livro, cujas reflexões e análises aprofundadas são desenvolvidas pelos pesquisadores Francisco Ronilso Rocha da Silva e Cleidiane de Carvalho Pereira, com ampla rigorosidade metodológico-científica também presente nos demais artigos científicos.
Em última instância, compondo o quarto capítulo da obra em foco, o autor-organizador Marcos Pereira dos Santos apresenta o artigo científico intitulado REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA BÁSICA NA ESCOLA E EM CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO, que, de forma verossimilhante aos três temas abordados anteriormente, consiste em uma discussão acadêmica atual e pertinente na pós-modernidade.
Sem mais delongas, desejamos com ardor que os artigos científicos compilados nesta obra literária, de valor sociocultural incalculável, possam ser lidos, relidos, trelidos e (re)utilizados de modo abrangente nos dias atuais e em todos os tempos por todos(as) aqueles(as) que fazem uso de conhecimentos e saberes matemáticos na vida pessoal, cotidiana e profissional; bem como, e de modo muito particular, aos(às) que ensinam, aprendem e ensinam-e-aprendem Matemática, no Brasil, nas escolas de Educação Básica e instituições de Educação Superior em geral.
Por ora, é isto o que temos a declarar em breves palavras.
Que cada leitor(a) aproveite ao máximo e positivamente as concepções educacionais aqui expostas: eis o que almejamos com total sinceridade!
Abraço fraterno!!!
01
Modelagem Matemática: uma alternativa pedagógica para a solução de problemas reais
Tayla da Silva Corrêa de Freitas
Gerson dos Santos Farias
Eugenia Brunilda Opazo Uribe
DOI: 10.47573/aya.88580.2.23.1
02
Aulas de Mecânica Geral I em um curso de engenharia e a mobilização do conceito vetor
Viviane Roncaglio
Isabel Koltermann Battisti
Cátia Maria Nehring
DOI: 10.47573/aya.88580.2.23.2
03
Tecnologias digitais no ensino da matemática: o uso do app “Google Sala de Aula” como facilitador do processo ensino-aprendizagem
Francisco Ronilso Rocha da Silva
Cleidiane de Carvalho Pereira
DOI: 10.47573/aya.88580.2.23.3
04
Reflexões sobre o processo ensinoaprendizagem de matemática básica na escola e em cursos superiores de graduação no Brasil contemporâneo
Marcos Pereira dos Santos
DOI: 10.47573/aya.88580.2.23.4
Organizador
Índice Remissivo
Prof. Dr. Marcos Pereira dos Santos
Pós-doutor (PhD) em Ensino Religioso. Doutor em Teologia – Ênfase em Educação Religiosa. Mestre em Educação. Especialista em várias áreas da Educação. Bacharel em Teologia. Licenciado em: Pedagogia, Matemática, Letras – Habilitação Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas, Filosofia e Ciências Biológicas. Possui formação técnico-profissionalizante de Ensino Médio em Curso de Magistério (Formação de Docentes) – Habilitação Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Pesquisador em Ciências da Educação, tendo como principais subáreas de interesse: Formação Inicial e Continuada de Docentes, Gestão Escolar, Tecnologias Educacionais, Educação Matemática, Estatística Educacional, Educação a Distância e Educação Literária. Literato fundador, efetivo, titular e correspondente imortal de várias Academias de Ciências, Letras e Artes em nível (inter) nacional. Membro do Conselho Editorial e do Conselho Consultivo de várias Editoras no Brasil. Parecerista/Avaliador “ad hoc” de livros, capítulos de livros e artigos científicos na área educacional de Editoras e Revistas Científicas brasileiras. Participante de Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação. Literato profissional (escritor, poeta, cronista, contista, trovador, aldravianista, indrisonista, haicaísta, antologista, ensaísta e articulista). Na área literária é (re)conhecido nacional e internacionalmente pelo pseudônimo artístico-literário (ou nome-fantasia) de “Quinho Cal(e) idoscópio”. Tem vários livros, coletâneas, antologias, capítulos de livros, ensaios e artigos acadêmico científicos publicados em autoria/organização solo e em coautoria, nas versões impressa e digital. Possui ampla experiência profissional docente na Educação Infantil, Ensino Fundamental (I e II), Ensino Médio e Educação Superior (assessoria pedagógica institucional e docência na graduação e pós-graduação lato sensu). Leciona várias disciplinas curriculares pertencentes à área educacional. Atualmente é professor universitário
Cátia Maria Nehring | CV Lattes | ORCID |
Cleidiane de Carvalho Pereira | CV Lattes | |
Eugenia Brunilda Opazo Uribe | CV Lattes | ORCID |
Francisco Ronilso Rocha da Silva | CV Lattes | |
Gerson dos Santos Farias | CV Lattes | ORCID |
Isabel Koltermann Battisti | CV Lattes | ORCID |
Marcos Pereira dos Santos | CV Lattes | |
Tayla da Silva Corrêa de Freitas | CV Lattes | ORCID |
Viviane Roncaglio | CV Lattes | ORCID |