
Formação Inicial, Continuada e suas Precariedades dos Professores
Autor:
Jahnel Frederich
ISBN
978-65-5379-866-3
DOI:
10.47573/aya.5379.1.417
N° páginas:
59
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
15/10/2025
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
45
Sobre o Livro
Sobre o Autor
Sobre o Livro
A obra “Formação inicial, continuada e suas precariedades dos professores” oferece uma análise crítica sobre os desafios enfrentados pelos docentes no Brasil, com ênfase nas lacunas da formação inicial, nas limitações das políticas de formação continuada e na precarização da profissão. Embasado em uma abordagem histórico-crítica e apoiado por autores como Gatti, Tardif e Freire, o estudo investiga como as reformas educacionais, especialmente a do Novo Ensino Médio e a BNCC, impactam a autonomia docente e a prática pedagógica. Indicada para pesquisadores, educadores e formuladores de políticas públicas, a obra contribui para o debate sobre uma formação docente mais crítica, emancipadora e alinhada às realidades escolares.
Sobre o Autor
Jahnel Frederich
Sou Frederich Jahnel, professor com formação em Matemática, Pedagogia e Educação Especial e mestre em educação. Atuo como crítico dos sistemas educacionais, com foco nas questões de currículo, fragmentação, homogeneização e hierarquização institucional. Atualmente, trabalho no sistema educacional do Estado do Paraná e também em uma APAE, dedicando-me à promoção de uma educação mais inclusiva, reflexiva e crítica.
Orcid: https://orcid.org/0009-0009-9402-0080.
Lattes: https://lattes.cnpq.br/5629464097481151.
Email: [email protected].
Ler On-line
