
Como a Escola Contribui com a Formação de Alunos Leitores no Processo de Ensino Aprendizagem
How the School Contributes to the Formation of Student Readers in the Teaching and Learning Process
Autores:
Lidiane Andrade Colares
ISBN (Livro):
978-65-5379-791-8
DOI (Livro):
10.47573/aya.5379.3.5
DOI (Capítulo):
10.47573/aya.5379.3.5.18
N° páginas:
Pages
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
02/10/2025
Licença:
Resumo
A leitura desempenha papel central no desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças, sendo a escola um espaço fundamental para a formação de leitores. O presente artigo tem como objetivo analisar as contribuições da escola na formação de alunos leitores, enfatizando a importância da contação de histórias, da mediação docente e do desenvolvimento socioemocional no processo de aprendizagem. Métodos: Trata-se de uma revisão bibliográfica. Foram selecionados estudos publicados entre 2000 e 2024, disponíveis em bases como SciElo, Google Acadêmico e periódicos especializados em Educação. A busca foi realizada utilizando descritores relacionados à leitura, formação de leitores, contação de histórias e prática pedagógica. Os critérios de inclusão consideraram trabalhos completos, em português, que abordassem diretamente o papel da escola e do professor na promoção da leitura. A análise dos dados possibilitou identificar práticas pedagógicas, benefícios da leitura na infância e a importância da mediação docente. Resultados: Evidenciam que a contação de histórias é uma ferramenta eficaz para despertar o interesse pela leitura, ampliar o vocabulário e desenvolver habilidades socioemocionais. Os estudos também ressaltam que o professor, como sujeito-leitor, é peça-chave nesse processo, e que a escola, ao integrar a leitura de forma sistemática ao currículo, contribui para a formação de leitores críticos e participativos. Conclusões: Conclui-se que a formação de leitores vai além da alfabetização técnica, exigindo práticas intencionais que unam prazer, imaginação e criticidade. A escola, ao promover experiências de leitura significativas, desempenha papel essencial na construção de cidadãos autônomos e reflexivos, preparados para compreender e transformar a realidade por meio da leitura.
Palavras-chave: aprendizagem; escola; leitura.
Abstract
Reading plays a central role in the cognitive, social, and emotional development of children, with the school being a fundamental space for the formation of readers. This article aims to analyze how the school contributes to the formation of student readers in the learning process, teacher mediation, and socio-emotional development. Methods: This is a literature review. Studies published between 2000 and 2024 were selected, available in databases such as SciElo, Google Scholar, and journals specialized in Education. The search was conducted using descriptors related to reading, reader formation, storytelling, and pedagogical practice. The inclusion criteria considered complete works, in Portuguese, that directly addressed the role of the school and teachers in promoting reading. Data analysis made it possible to identify pedagogical practices, the benefits of reading in childhood, and the importance of teacher mediation. Results: The findings show that storytelling is an effective tool to stimulate interest in reading, expand vocabulary, and develop socio-emotional skills. The studies also emphasize that the teacher, as a reading subject, is a key figure in this process, and that the school, by systematically integrating reading into the curriculum, contributes to the formation of critical and participatory readers. Conclusions: It is concluded that the formation of readers goes beyond technical literacy, requiring intentional practices that combine pleasure, imagination, and critical thinking. By promoting meaningful reading experiences, the school plays an essential role in building autonomous and reflective citizens, prepared to understand and transform reality through reading.
Keywords: learning; scholl; reading.
Ler On-line
