apa do Livro Ensino de Leitura e Produção Textual: Práticas Pedagógicas Inovadoras - Vol.3

Ambientes Alfabetizadores e Saudáveis: O Contexto Escolar como Lugar de Acolhimento para Jovens e Adultos

Literate and Healthy Environments: The School Context as a Welcoming Space for Youth and Adults

Autores:

Sthefanie Pollnow Hartwig

ISBN (Livro):

978-65-5379-791-8

DOI (Livro):

10.47573/aya.5379.3.5

DOI (Capítulo):

10.47573/aya.5379.3.5.17

N° páginas:

Pages

Formato:

Livro Digital (PDF)

Publicado em:

23/09/2025

Resumo

Este estudo aborda uma reflexão sobre a importância de se construir ambientes alfabetizadores que, além de funcionais para o processo de leitura e escrita, sejam também saudáveis e acolhedores, especialmente no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A partir de uma perspectiva pedagógica humanizadora e interseccional, o texto discute como o espaço escolar pode promover o bem-estar emocional dos estudantes, fortalecendo vínculos afetivos, resgatando a autoestima e contribuindo para a saúde mental. A proposta dialoga com autores como Paulo Freire (2019), Magda Soares (2004) e Lev Vygotsky (2007), e apresenta sugestões práticas e teóricas para o desenvolvimento de um ambiente alfabetizador que acolha integralmente o sujeito.

Palavras-chave: EJA; ambiente alfabetizador; acolhimento; saúde mental; práticas pedagógicas inovadoras; alfabetização emocional.

Abstract

This study presents a reflection on the importance of creating literate environments that, beyond serving the functional purposes of reading and writing, are also healthy and welcoming—particularly within the context of Youth and Adult Education (EJA). From a humanizing and intersectional pedagogical perspective, the text discusses how the school environment can foster students’ emotional well-being by strengthening affective bonds, restoring self-esteem, and contributing to mental health. The discussion engages with authors such as Paulo Freire (2019), Magda Soares (2004), and Lev Vygotsky (2007), and offers both practical and theoretical suggestions for the development of a literate environment that holistically embraces the learner.

Keywords: Youth and Adult Education (EJA); literate environment; emotional support; mental health; innovative pedagogical practices; emotional literacy.

Ler On-line