apa do Livro Ensino de Leitura e Produção Textual: Práticas Pedagógicas Inovadoras - Vol.3

Paródia e Intertextualidade: Titanic e Titônica

Parody and Intertextuality: Titanic and Titônica

Autores:

Sthefanie Pollnow Hartwig

ISBN (Livro):

978-65-5379-791-8

DOI (Livro):

10.47573/aya.5379.3.5

DOI (Capítulo):

10.47573/aya.5379.3.5.16

N° páginas:

Pages

Formato:

Livro Digital (PDF)

Publicado em:

03/09/2025

Resumo

Através da revisão bibliográfica, foram discutido diferentes aspectos sobre a intertextualidade nas aulas de língua portuguesa da educação básica, explicitando características. O objetivo foi focar na paródia, um dos tipos de intertextualidade, contextualizando e explicando suas características e funções na leitura, escrita, compreensão e interpretação, entre outras possibilidades, as quais podem colaborar para que os professores criem aulas completas e enriquecidas. Sendo a narrativa em quadrinhos da Turma da Mônica uma clara paródia da obra cinematográfica, foi analisado comparativamente o filme Titanic e o gibi Titônica, detalhando as cenas parodiadas através de exemplos figurativos, apresentando explicações baseadas em artigos científicos e livros citados durante o desenvolvimento. Desafiando os leitores, considerando seus conhecimentos prévios, é possível encontrar referências claras entre as histórias e cenários, proporcionando momentos de exercício à criatividade de crianças e jovens.

Palavras-chave: leitura; intertextualidade; paródia.

Abstract

The literature review discussed different aspects of intertextuality in Portuguese language classes in basic education, explaining its characteristics. The aim was to focus on parody, one of the types of intertextuality, contextualizing and explaining its characteristics and functions in reading, writing, comprehension and interpretation, among other possibilities, which can help teachers create complete and enriched lessons. Since the Turma da Mônica comic is a clear parody of the film, the film Titanic and the comic Titônica were analyzed comparatively, detailing the parodied scenes through figurative examples, presenting explanations based on scientific articles and books cited during the development. By challenging readers, taking into account their prior knowledge, it is possible to find clear references between the stories and scenarios, providing moments for children and young people to exercise their creativity.

Keywords: reading; intertextuality; parody.

Ler On-line