
Os Labirintos do Signo: Semiótica e Abdução em ‘O Nome da Rosa’ de Umberto Eco
The Labyrinths of the Sign: Semiotics and Abduction in Umberto Eco’s ‘The Name of the Rose’
Autores:
Abdoral Tavares de Lira
ISBN (Livro):
978-65-5379-791-8
DOI (Livro):
10.47573/aya.5379.3.5
DOI (Capítulo):
10.47573/aya.5379.3.5.8
N° páginas:
Pages
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
23/06/2025
Licença:
Resumo
Este estudo investiga a intrínseca relação entre a semiótica de Umberto Eco e a construção narrativa de “O Nome da Rosa”, com especial atenção ao papel da abdução como processo cognitivo e interpretativo central. Busca-se demonstrar como a trama do romance reflete a complexidade do universo sígnico e dos processos de interpretação, servindo como um espelho das teorias do autor e um campo fértil para a experimentação de suas ideias. O estudo discute a representação dos signos na abadia medieval, aprofundando-se na funcionalidade da biblioteca como um sistema semiótico complexo, na aplicação da abdução pelo astuto personagem Guilherme de Baskerville na interpretação de vestígios e na reconstrução dos eventos misteriosos, e, por fim, na centralidade da interpretação dos signos para a compreensão das tensões filosóficas e religiosas que permeiam o enredo. A metodologia empregada envolve uma pesquisa bibliográfica aprofundada nos principais conceitos da teoria semiótica de Umberto Eco, seguida de uma análise textual minuciosa de “O Nome da Rosa”, a fim de identificar e discutir as passagens que exemplificam a aplicação de tais conceitos. Conclui-se que a obra não apenas aplica, mas exemplifica magistralmente os conceitos semióticos de Eco, reforçando sua relevância duradoura como um romancista brilhante e um pensador perspicaz sobre a natureza do significado e da interpretação.
Palavras-chave: Umberto Eco; semiótica; abdução; O Nome da Rosa; Teoria da Interpretação; romance histórico; raciocínio detetivesco.
Abstract
This article investigates the intrinsic relationship between Umberto Eco’s semiotics and the narrative construction of “The Name of the Rose,” with particular attention to the role of abduction as a central cognitive and interpretative process. It aims to demonstrate how the novel’s intricate plot reflects the complexity of the semiotic universe and the processes of interpretation, serving as a profound mirror of the author’s theories and a fertile ground for experimenting with his ideas. The study discusses the representation of signs within the medieval abbey, delving into the functionality of the library as a complex semiotic system, the application of abduction by the astute character William of Baskerville in interpreting traces and reconstructing mysterious events, and finally, the centrality of sign interpretation for understanding the philosophical and religious tensions permeating the narrative. The methodology employed involves in-depth bibliographic research on Umberto Eco’s key semiotic concepts, followed by a meticulous textual analysis of “The Name of the Rose” to identify and discuss passages that exemplify the application of these concepts. It concludes that the work not only applies but masterfully exemplifies Eco’s semiotic concepts, reinforcing his enduring relevance as a brilliant novelist and a keen thinker on the nature of meaning and interpretation.
Keywords: Umberto Eco; semiotics; abduction; The Name of the Rose; Theory of Interpretation; historical novel; detective reasoning.
Ler On-line
