
Educação Tecnológica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com Riscos e Desafios no Contexto Escolar
Technological Education in the Early Years of Elementary School: Risks and Challenges in the School Context
Autores:
Crislâne Antônio Ferreira da Cunha
Ellen Cristina da Silva Guedes
Emanuelli Talaska
Érica Maria Rodrigues Soares de Souza
Joina Pavão Rocha Urbano
Lisandra Franzen Damke
Nilvaci Fernandes da Silva
Raquel Carlotto Peters Mielke
Roselaine dos Santos Gama
Zélia Aparecida Bueno
ISBN (Livro):
978-65-5379-791-8
DOI (Livro):
10.47573/aya.5379.3.5
DOI (Capítulo):
10.47573/aya.5379.3.5.6
N° páginas:
Pages
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
17/06/2025
Licença:
Resumo
O presente estudo tem como objetivo analisar as diversas maneiras que a Educação Tecnológica tem sido trabalhada e acompanhada em sala de aula, com apoio das instituições escolares, refletindo sobre as práticas educativas que se fazem imperativos para evoluirmos tanto na formação de competências tecnológicas, quanto em formas de interação cidadã em rede, considerando os riscos que o uso da internet pode ocasionar. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica em obras sobre o tema em questão. A escola tem sido desafiada a integrar as novas tecnologias digitais e educar para a cidadania no âmbito da educação escolar, potencializando novas formas de interação e possibilidades, embora o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) possa ocasionar inúmeros riscos, cabe ao professor, como mediador do conhecimento, ter um planejamento didático-pedagógico que envolva o uso de várias ferramentas tecnológicas. Os problemas vão desde a falta de capacitação ou interesse dos professores em investir em metodologia inovadora em sala de aula, até a escassez de recursos tecnológicos nas escolas e para a população em geral. A educação e a sociedade precisam estar em conjunto com a evolução de forma bem produtiva e consciente para compreender como essas tecnologias estão sendo utilizadas pelos alunos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF) Pode-se constatar que os alunos devem adquirir competências digitais e aprender a usar a tecnologia com segurança, ética e responsabilidade.
Palavras-chave: sala de aula; tecnologia digital; educação; cidadania.
Abstract
This study aims to analyze the various ways in which Technological Education has been implemented and monitored in the classroom, with the support of educational institutions. It reflects on educational practices that are imperative for progress both in the development of technological competencies and in fostering networked civic interaction, while considering the potential risks associated with internet use. To this end, the methodology employed was a literature review of works related to the topic. Schools have been challenged to integrate new digital technologies and to educate for citizenship within the scope of formal education, thus enhancing new forms of interaction and opportunities. Although the use of Digital Information and Communication Technologies (DICTs) can pose numerous risks, it is the teacher’s role, as a mediator of knowledge, to develop didactic-pedagogical plans that incorporate various technological tools. The challenges range from a lack of teacher training or interest in adopting innovative methodologies in the classroom to the scarcity of technological resources in schools and among the general population. Education and society must evolve together in a productive and conscientious manner in order to understand how these technologies are being used by students in the Early Years of Elementary Education (EYE). It is evident that students must acquire digital competencies and learn to use technology safely, ethically, and responsibly.
Keywords: classroom; digital technology; education; citizenship.
Ler On-line
