apa do Livro Ensino de Leitura e Produção Textual: Práticas Pedagógicas Inovadoras - Vol.3

O Desafio da Educação na era Digital e a Geração Screenagers

The Challenge of Education in the Digital Age and the Screenager Generation

Autores:

Crislâne Antônio Ferreira da Cunha
Ellen Cristina da Silva Guedes
Emanuelli Talaska
Érica Maria Rodrigues Soares de Souza
Joina Pavão Rocha Urbano
Lisandra Franzen Damke
Nilvaci Fernandes da Silva
Raquel Carlotto Peters Mielke
Roselaine dos Santos Gama
Zélia Aparecida Bueno

ISBN (Livro):

978-65-5379-791-8

DOI (Livro):

10.47573/aya.5379.3.5

DOI (Capítulo):

10.47573/aya.5379.3.5.3

N° páginas:

Pages

Formato:

Livro Digital (PDF)

Publicado em:

17/06/2025

Resumo

Analisando a importância da era digital com a educação em nossa sociedade e a relevância que tem influenciado o mundo do trabalho sendo o uso dessas tecnologias fazendo parte das atividades cotidianas de maneira bem natural, sendo no lazer, no trabalho ou no estudo. A educação e a sociedade precisam percorrer em conjunto com a evolução de forma bem produtiva e compreender de que maneira essas tecnologias estão sendo utilizadas no ambiente escolar, isso se reflete muito do ambiente mudando a ação do professor como mediador de conhecimentos, possibilitando e desenvolvendo autonomia nas famílias com a nova era digital no processo educativo. Este estudo tem como objetivo possibilitar uma compreensão acerca da importância de inserir e adaptar-se com as novas tecnologias no contexto escolar. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica em obras sobre o tema em questão. Pode-se constatar que a nova geração de screenagers absorve os conhecimentos de uma forma diferente que é através de leitura digital por meio de telas com habilidades e práticas, já no papel em menor velocidade, mas para a aprendizagem ambas trazem ganhos significativos para os alunos.

Palavras-chave: era digital; educação; sociedade.

Abstract

Analyzing the importance of the digital age with education in our society and the relevance that has influenced the world of work, with the use of these technologies being part of everyday activities in a very natural way, whether at leisure, at work or in study. Education and society need to go hand in hand with evolution in a very productive way and understand how these technologies are being used in the school environment, this reflects a lot on the environment, changing the teacher’s action as a mediator of knowledge, enabling and developing autonomy in families with the new digital age in the educational process. This article aims to provide an understanding of the importance of inserting and adapting to new technologies in the school context. The methodology used was bibliographical research in works on the subject in question. It can be seen that the new generation of screenagers absorbs knowledge in a different way, which is through digital reading through screens with skills and practices, already on paper at a lower speed, but for learning both bring significant gains for students.

Keywords: digital age; education; society.

Ler On-line