
Design Instrucional Focado na Aprendizagem Autogerida e Dialógico na Formação dos Professores
Instructional Design Focused on Self-Directed and Dialogical Learning in Teacher Education
Autores:
Crislâne Antônio Ferreira da Cunha
Ellen Cristina da Silva Guedes
Emanuelli Talaska
Érica Maria Rodrigues Soares de Souza
Joina Pavão Rocha Urbano
Lisandra Franzen Damke
Nilvaci Fernandes da Silva
Raquel Carlotto Peters Mielke
Roselaine dos Santos Gama
Zélia Aparecida Bueno
ISBN (Livro):
978-65-5379-791-8
DOI (Livro):
10.47573/aya.5379.3.5
DOI (Capítulo):
10.47573/aya.5379.3.5.2
N° páginas:
Pages
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
17/06/2025
Licença:
Resumo
A finalidade desse estudo tem como objetivo analisar a importância que a aprendizagem autogerida tem para desenvolver as capacidades cognitivas por meio da exploração e resolução de problemas, através de projetos de aprendizagem pedagógica com trabalho autogerido que aprofunda os avanços como a criação de conhecimento colaborativo dialógico, sendo necessário desenvolver aprendizagens transparentes na compreensão de solução baseadas na formação de professores. O design instrucional tem grande responsabilidade e controle sendo a peça principal no processo de desenvolvimento de um projeto com o uso de novas tecnologias com cursos on-line onde deve identificar os resultados a serem alcançados com a meta de traçar as estratégias para atingi-los. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica que tratam do tema em questão e constatou-se que o professor precisa ser flexível, sensível e persistente para motivar os alunos em suas fraquezas e dificuldades perante a disciplina, na compreensão das propostas educacionais como a formação de grupos de estudo dando acesso e autonomia na busca de experiências proporcionando que os alunos completem o ciclo de aprendizagem.
Palavras-chave: aprendizagem; alunos; compreensão.
Abstract
The purpose of this study is to analyze the importance that self-managed learning has to develop cognitive abilities through exploration and problem solving, through pedagogical learning projects with self-managed work that deepen advances such as the creation of dialogic collaborative knowledge, it is necessary to develop transparent learning in the understanding of solutions based on teacher training. The instructional design has great responsibility and control being the main part in the process of developing a project with the use of new technologies with online courses where it must identify the results to be achieved with the goal of outlining the strategies to achieve them. The methodology used was the bibliographical research that deal with the subject in question and it was found that the teacher needs to be flexible, sensitive and persistent to motivate students in their weaknesses and difficulties in the discipline, in the understanding of educational proposals such as the formation of groups of study giving access and autonomy in the search for experiences allowing students to complete the learning cycle.
Keywords: learning; students; understanding.
Ler On-line
