Capa do Livro Entre Saberes e Práticas: A Formação em Saúde Pública na Residência Multiprofissional

Adoecimento Psíquico de Professores: Análise e Reflexões a Partir da Literatura

Teachers’ Mental Illness: Analysis and Reflections Based on Literature

Autores:

Joana D’arc Valgueiro Barros Carvalho
Micherllaynne Alves Ferreira Lins
Diógenes José Gusmão Coutinho

ISBN (Livro):

978-65-5379-771-0

DOI (Livro):

10.47573/aya.5379.3.4

DOI (Capítulo):

10.47573/aya.5379.3.4.8

N° páginas:

Pages

Formato:

Livro Digital (PDF)

Publicado em:

15-05-2025

Resumo

O adoecimento psíquico de professores tem sido uma preocupação crescente devido às condições adversas enfrentadas no ambiente escolar. O estresse ocupacional, a sobrecarga de trabalho, a indisciplina dos alunos, a falta de reconhecimento profissional e a precarização das condições de ensino são fatores que contribuem para o desenvolvimento de transtornos mentais, como ansiedade, depressão, burnout e síndrome do pânico. Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre a síndrome do pânico e o adoecimento dos professores, destacando os fatores que contribuem para o desenvolvimento desse transtorno e suas implicações na saúde mental e no desempenho profissional, a partir de reflexões e evidências da literatura. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, com base em revisão bibliográfica sobre a relação entre a síndrome do pânico e o adoecimento dos professores. A síndrome do pânico, assim como outros transtornos psicológicos, incluindo a síndrome de burnout, surge como consequência do excesso de trabalho, da desvalorização profissional, das pressões institucionais e das dificuldades enfrentadas no cotidiano da docência. Os resultados apontam que a ausência de políticas institucionais voltadas para a saúde mental dos professores agrava o problema, tornando essencial a implementação de estratégias de prevenção e intervenção. Dessa forma, a pesquisa reforça a necessidade de medidas que valorizem o bem-estar docente, promovendo ambientes escolares mais saudáveis e sustentáveis.

Palavras-chave: professor; saúde mental; síndrome do pânico; transtorno mental.

Abstract

Mental illness among teachers has been a growing concern due to the adverse conditions faced in the school environment. Occupational stress, work overload, student indiscipline, lack of professional recognition, and precarious teaching conditions are factors that contribute to the development of mental disorders, such as anxiety, depression, burnout, and panic syndrome. This study aims to analyze the relationship between panic syndrome and teacher illness, highlighting the factors that contribute to the development of this disorder and its implications for mental health and professional performance, based on reflections and evidence from the literature. This is a qualitative, exploratory, and descriptive study based on a literature review on the relationship between panic syndrome and teacher illness. Panic syndrome, like other psychological disorders, including burnout syndrome, arises as a consequence of overwork, professional devaluation, institutional pressures, and the difficulties faced in the daily teaching routine. The results indicate that the lack of institutional policies aimed at teachers’ mental health aggravates the problem, making it essential to implement prevention and intervention strategies. Thus, the research reinforces the need for measures that value teacher well-being, promoting healthier and more sustainable school environments.

Keywords: teacher; mental health; panic syndrome; mental disorder.

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