
Desafios e Reflexões na Formação de Professores de Matemática: Modelagem, Psicologia, Jogos e a Desvalorização dos Docentes
Organizado por:
Vanessa Suligo Araujo Lima
Elciane de Jesus Santos
Lucineia Oenning
Elisângela Aparecida dos Santos
Anderson Dias Lima
Juliana Flauzino dos Santos
ISBN
978-65-5379-689-8
DOI:
10.47573/aya.5379.2.414
N° páginas:
86
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
29-01-2025
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
A obra “Desafios e Reflexões na Formação de Professores de Matemática” examina criticamente a preparação docente no Brasil, abordando a modelagem matemática, a influência da psicologia na educação matemática, o uso de jogos no ensino e a valorização profissional dos docentes. Reunindo pesquisas qualitativas e análises curriculares, o livro destaca desafios e propõe estratégias inovadoras para aprimorar o ensino de matemática. Essencial para pesquisadores, professores e licenciandos, esta obra contribui significativamente para o debate sobre formação docente e metodologias educacionais eficazes.
Vanessa Suligo Araujo Lima
Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Barra do Bugres-MT- (2012). Licenciada em Educação Física pela Universidade de Brasília – (UNB)-(2015). Bacharel em Educação Física pelo Claretiano- Centro Universitário-(Batatais-SP) -(2023). Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), da (UNEMAT), Campus de Barra do Bugres-MT- (2018). Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Barra do Bugres-MT, no curso de Licenciatura Plena em Matemática; e Docente da Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Mato Grosso- (SEDUC-MT), na Escola Estadual Alfredo José da Silva, no município de Barra do Bugres-MT. Tem experiência na área de Educação, Educação Matemática e Educação Física, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação Inicial e Continuada de Professores, Identidade Docente, Desenvolvimento e Aprendizagem Profissional da Docência, Pesquisa Narrativa e, Processos de Ensino e Aprendizagem na Educação Básica e no Ensino Superior. Atuando a mais de 12 anos no chão da Escola e da Universidade pública. Professora de formação, por opção, em permanente constituição docente. Email: [email protected]
Elciane de Jesus Santos
Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UNEMAT). Mestra em Educação Científica e Formação de Professores de Ciências e Matemática. Docente de Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso – (UNEMAT/BBG). E-mail: [email protected].
Lucineia Oenning
Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM/UNEMAT/Barra do Bugres/MT. Professora da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso no município de Barra do Bugres -MT. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas – GEPEME/UNEMAT. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0409103416989772 E-mail: [email protected]
Elisângela Aparecida dos Santos
Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2021), Possui graduação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2010) e pós-graduação em Educação Especial e Inclusão pela FIAVEC (2012). Atua como professora da Educação Básica – Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso desde (2012), lecionando na Escola Militar Tiradentes, no município de Tangará da Serra. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas – GEPEME/UNEMAT. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9904107578233455 E-mail: [email protected]
Anderson Dias Lima
Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso-(UFMT), Cuiabá-MT. Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas-(UNICAMP), Campinas-SP. Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso-(UNEMAT), Barra do Bugres-MT. E-mail: [email protected]
Juliana Flauzino dos Santos
Licenciada e Bacharelada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso-(UNEMAT), Campus de Tangará da Serra-MT- (2014). Licenciada em Pedagogia pelo – Centro Universitário Faveni-(2021). Pós Graduada pelo Programa de Pós-Graduação Latu Sensu em nível de Especialização em Libras e Educação Inclusiva, da Instituição Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus de Cuiabá-MT- (2021). Pós Graduada Latu Sensu em Educação Indígena pela Faculdade Futura (2019) Docente da educação Básica no Estado de Mato Grosso desde 2014. Experiência em fisiologia de sementes, com certificações em Tetrazólio e Patologia em Sementes pela Embrapa (2015). E-mail: [email protected]
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20
Ler On-line
